Veja 10 doenças bucais mais comuns no Brasil

Veja 10 doenças bucais mais comuns no Brasil

27/11/2022 - Por: Samara Sampaio

Entre os problemas de saúde que acometem a população brasileira, existem doenças bucais que entram na lista das mais comuns e mais frequentes entre pessoas de todas as idades no Brasil.

Entre os mais comuns, alguns problemas refletem a falta de cuidados e problemas com acesso à boa saúde bucal no país. Por isso, conhecer e saber por que são causados é o primeiro passo para a boa prevenção e combate a esses problemas.

Sendo assim, vamos conferir abaixo as 10 doenças dentais mais comuns entre os brasileiros e como elas são normalmente causadas.

10 doenças bucais mais comuns na população brasileira

Entre as doenças bucais mais frequentes no Brasil, muitas se manifestam como consequência de tratamento precário ou maus hábitos, enquanto outras mostram problemas frequentes em outras partes do mundo, gerando um panorama importante de se observar.

Confira as 10 mais comuns.

1 – Cárie

A cárie é o problema bucal mais comum do mundo, e não é à toa que essa posição se repete também no Brasil.

Causada em grande parte por uma má alimentação e por uma escovação e higiene bucal precárias, a cárie acomete pessoas de classes sociais e faixas etárias diferentes e podem ser a causa de outras doenças e problemas futuros.

No Brasil, acabam também refletindo a negligência de muitos pacientes com a saúde bucal e a importância da visita frequente ao dentista.

2 – Mau hálito

Também causado por questões alimentares e muitas vezes questões de saúde, o mau hálito é também uma doença comum no Brasil, fruto muitas vezes de uma negligência ou falta de orientação quanto à importância de uma boa higiene bucal.

Sendo mais simples e fácil de tratar, o mau hálito, apesar de muito comum é talvez a condição menos preocupante que acomete pacientes brasileiros além de ser a condição que exige menos preocupação.

3 – Falta de dentes

Ainda muito comum como parte da realidade da saúde bucal no Brasil, está a falta de dentes, um problema que acomete adultos e idosos com pouco ou nenhum acesso à tratamentos odontológicos.

A queda de dentes em pacientes também pode ser causada por má higiene bucal ou até mesmo ser consequência de outras doenças como a periodontite.

Por isso, precisa sempre receber a devida atenção.

4 – Escurecimento dentário

Tão comum quanto a cárie e a falta de dentes na realidade brasileira é o escurecimento dentário ou o desgaste dos dentes.

Ocorre muitas vezes por consequência de um envelhecimento dentário natural, no entanto esse problema também pode ser causado por outras patologias como o bruxismo ou até mesmo por hábitos frequentes na realidade brasileira como o consumo de tabaco.

Apesar de serem problemas indesejados, o escurecimento e o desgaste dos dentes podem ser combatidos com tratamentos eficazes e são problemas fáceis de reverter.

5 – Pulpite

A pulpite é uma doença considerada secundária entre as doenças bucais, causada como consequência do agravamento de uma cárie, mas nem por isso menos perigosa.

Sendo uma inflamação na polpa do dente, a região mais sensível e vital desse órgão, a pulpite pode trazer dores fortes para um paciente, e deve ser tratada de forma imediata.

Em casos extremos, essa inflamação pode acabar se agravando, acompanhada de uma infecção por bactérias que eventualmente destroem o tecido do dente e causam a perda total do dente.

6 – Placa bacteriana

Diferente da pulpite e traçando paralelos com as causas do mau hálito, temos a placa bacteriana, uma doença em grande parte causada pela má escovação dos dentes e maus hábitos de saúde bucal.

A placa nada mais é do que o acúmulo de bactérias e restos de alimentos na superfície dos dentes, e se não for tratada, pode evoluir par problemas como o tártaro e até mesmo a gengivite.

7 – Tártaro

Uma vez que a placa bacteriana se torna uma doença comum, as patologias que surgem a partir dela também se fazem mais presentes. Esse é o caso do tártaro, ou cálculo dental.

Formado pela placa bacteriana calcificada, o tártaro também fica alojado na superfície dos dentes e pode acontecer acima ou abaixo da gengiva.

Caso não seja tratado, o tártaro subgengival pode se agravar e desenvolver outra doença também comum entre os brasileiros: a gengivite.

8 – Gengivite

A gengivite nada mais é do que uma evolução e agravamento do tártaro não tratado que gera inflamações na gengiva e causam sangramentos e complicações.

Para ser devidamente tratada, a gengiva precisa passar por uma raspagem subgengival, onde o tártaro acumulado é removido, ao mesmo que a limpeza e a higienização do local ocorrem.

9 – Periodontite

Ainda mais grave que o tártaro e a gengivite e também comum em brasileiros, é a periodontite.

A periodontite acontece nos casos em que o agravamento da gengivite se torna crônico, atingindo a estrutura óssea dos dentes e amolecendo a raiz, o que pode ocasionar perda permanente dos dentes, e até mesmo problemas de saúde mais graves.

10 – Erupções na boca

Por fim, temos as erupções na boca, como as aftas e bolhas comuns.

Apesar de serem simples de tratar, essas doenças são comuns em quase todas as idades. Elas trazem desconforto para quem as têm e problemas na mastigação e na alimentação adequada.

Mesmo com isso, o tratamento para esses problemas é simples, e pode ser feito sem muita preocupação.

Quais são as principais causas dessas doenças?

Entre as causas das doenças bucais nos brasileiros, muitas são as origens e problemas que levam a essas condições, muitas vezes, como vimos, indo além das simples complicações bucais.

Deixando de lado por um momento as causas naturais ou patológicas, podemos encontrar forte consequência da formação desses problemas em maus hábitos, falta de acesso à bons tratamentos bucais e conhecimento insuficiente para uma higiene bucal adequada.

Sendo assim, encontramos fatores sociais e até mesmo pessoais como causas diretas ou indiretas de doenças dessa amplitude, o que torna o Brasil um país com problemas bucais muito particulares e específicos.

Doenças bucais
Doenças bucais, como surgem?

Como tratar uma doença na boca?

Uma vez que entendemos a fonte da maioria das doenças bucais que acometem os brasileiros, fica fácil saber como prevenir e tratar essas complicações, evitando que apareçam ou muitas vezes mitigando seu impacto na saúde.

Entre as práticas mais simples e eficazes que podemos encontrar, estão:

  • Escovar os dentes após cada refeição;
  • Usar fio dental regularmente;
  • Complementar a escovação com enxaguantes e bactericidas;
  • Visitar o dentista regularmente.

Essas são ações práticas e simples de aplicar. Quando postas em prática, podem reduzir drasticamente a formação de problemas dentários e solucionar os problemas que tanto estão presentes na nossa realidade.

Foto de Samara Sampaio

O Autor

Samara Sampaio

Cirurgiã-dentista e mestre em ciências odontológicas (UNIFAL-MG). Especialista de Produtos da área de peças de mão e periféricos na Alliage.

Veja mais de "Samara Sampaio" >

Leia também: