Placa bacteriana: também conhecida como biofilme bacteriano

Placa bacteriana: também conhecida como biofilme bacteriano

27/11/2022 - Por: Cassiano Pires

A placa bacteriana, também conhecida como biofilme bacteriano, é um dos problemas dentais mais recorrentes na idade adulta e ele é muitas vezes causado pela falta de higiene bucal adequada, podendo eventualmente ocasionar o surgimento de outras doenças como o tártaro e a gengivite.

Por isso, é importante entender como ela é causada e como tratar esse problema do jeito certo, evitando que evolua e traga mais riscos à saúde.

O que é placa bacteriana?

A placa bacteriana, ou biofilme, é uma camada de bactérias que se forma na superfície dos dentes, causada pelo acúmulo de alimentos e microrganismos, que se alimentam do que não foi devidamente removido da boca.

Apesar de ser um problema que pode ser evitado, a placa é uma condição inicial que pode evoluir para várias doenças dentárias no futuro, e por isso precisa da atenção adequada e do tratamento certo.

Quando não é tratada ou prevenida logo no início, a placa acumulada pode se calcificar e formar uma camada de tártaro nos dentes, que cresce continuamente e pode atingir as camadas subgengivais.

Por isso é importante sempre dar a atenção necessária ao tratamento do problema, assim como entender sua principal causa.

Causas da placa bacteriana?

Sabendo que a placa bacteriana é um problema gerado pela ação de bactérias em regiões mal escovadas da boca, fica fácil adivinhar qual é a sua principal causa: a falta de higienização.

Quando comemos, restos de comida frequentemente acabam se acumulando nos dentes, em regiões que muitas vezes não podemos alcançar.

Quando fazemos uma má escovação e uma higiene ruim desses pontos de difícil acesso, um conjunto de bactérias pode se alojar no local, para se alimentar do material e se reproduzir rapidamente.

Essa ação causa, por fim, a formação das placas que podem facilmente se espalhar, gerando um problema cada vez mais difícil de combater.

placa bacteriana

Artigos encontrados sobre a placa bacteriana

Para entender e tratar a placa bacteriana de forma adequada, é importante conhecer esse problema a fundo.

Por isso, confira alguns artigos científicos que podem ajudar a entender mais sobre a doença e sobre os meios de tratá-la.

Entendendo o biofilme

No primeiro artigo que vamos indicar, intitulado apenas de “Biofilme dental”, os autores Denise Palomani, Ângela Zuanon e José Antônio Zuando, apresentam uma visão completa do que é o biofilme ou placa bacteriana, com a proposta de conceituar a formação do biofilme na boca e possibilitar melhores diagnósticos sobre a doença.

Esse material é um ótimo ponto de partida para aprender mais sobre essa condição.

Controle do biofilme dentário

No artigo intitulado “A importância do controle ao biofilme dentário” (fonte), as 8 autoras e pesquisadoras propõem uma revisão da literatura e dos conhecimentos sobre o tema, a fim de encontrar motivos que confirmem a importância do controle eficiente do biofilme dentário.

Todo o processo foi sustentado pelos casos de tratamentos analisados e o artigo é uma excelente ferramenta para compreender a importância de fazer os tratamentos adequados para essa condição.

Como tratar a placa bacteriana

Entre os tratamentos mais comuns para a placa bacteriana, a raspagem dental é um dos mais comuns e muitas vezes o mais eficiente para resolver o problema.

Além disso, existem alternativas que também podem ajudar no tratamento dessa condição e valem a pena ser listados aqui.

Tratamento com produtos

Com o constante avanço da tecnologia, muitos produtos de higiene bucal entram no mercado todos os dias e muitos deles podem ser ótimos aliados no combate e prevenção da placa.

Entre os mais comuns, estão os enxaguantes bucais com ação bactericida, e os cremes dentais especializados, com composição ativa que ajuda no combate a placa bacteriana.

Tratamento com outros artigos

Assim como acontece com os produtos odontológicos, alguns artigos de uso comum também podem ser úteis na prevenção da formação de placa, se destacando entre eles a escova de dentes elétrica, que ajuda não só a combater a placa, mas também previne a formação do tártaro.

Outros artigos, como o fio dental extrafino e a escova interdental, também podem ser úteis nessa hora, sendo esta última particularmente boa para quem faz uso de aparelho dental.

Cuidados bucais

Mesmo com produtos e artigos que ajudam na prevenção, nenhuma medida pode ser mais efetiva no tratamento da placa quanto os cuidados bucais.

Fazer uma boa escovação, usar sempre o fio dental e evitar uma má alimentação são medidas simples, mas muito efetivas no combate a esse problema e devem ser sempre adotadas.

Educação em saúde bucal

Por fim, mas tão importante quando uma boa higiene, é a boa educação em saúde bucal.  Este fator é constantemente negligenciado, mas pode evitar a formação de diversas doenças bucais.

Entender no que consiste a saúde bucal e ter conhecimento das medidas de prevenção aos problemas dentais mais comuns é uma das melhores alternativas para auxiliar no tratamento da placa e um dos fatores que mais incrementam a saúde como um todo.

Diferença entre placa bacteriana e tártaro

Na hora de entender o que é e como tratar a placa bacteriana, muitos acabam confundindo o problema com outra doença muito comum, o tártaro, já que as duas condições são mesmo muito parecidas.

Sendo assim, para esclarecer, é importante pontuar que a placa bacteriana, como já vimos, é um biofilme de bactérias que se forma na superfície de um dente com uma consistência pegajosa e amolecida.

O tártaro, por outro lado, é causado quando a placa se calcifica, formando uma casca dura e amarelada que não pode mais ser removida.

Sendo naturalmente um estágio mais avançado da placa, o tártaro acaba sendo confundido com esse problema, tendo as duas condições no fim das contas, poucas, porém importantes diferenças.

Foto de Cassiano Pires

O Autor

Cassiano Pires

Cirurgião-dentista, mestre e doutorando em Endodontia (FORP-USP). Especialista em Radiologia e Imaginologia (AORP). Especialista de Produtos da área de Imagem na Alliage.

Veja mais de "Cassiano Pires" >

Leia também: