Quantas vezes temos que escovar os dentes? Descubra agora

Quantas vezes temos que escovar os dentes? Descubra agora

08/11/2022 - Por: Arthur Mancini

Muitas pessoas se perguntam quantas vezes escovar os dentes por dia e por isso trazemos esse artigo.

Continue sua leitura e entenda mais sobre a escovação que fazemos diariamente.

Quantas vezes devo escovar os dentes no dia?

Sabemos que nossa higiene bucal é importante no dia a dia, porém muitos tem dúvida de quantas vezes por dia escovar os dentes.

Geralmente a maioria das pessoas pensam que o creme dental e a escova são o suficiente para uma boa limpeza dos dentes. Porém, isso não é verdade, o uso do fio dental, raspador de língua e enxaguante bucal, fazem acabamentos magníficos quando o assunto é higiene oral.

Normalmente os profissionais orientam que a escovação tem que ser feita três vezes ao dia, com uma duração de dois minutos por vez, e também que se espere 30 minutos após a refeição para seguir com a escovação.

No momento de nos alimentarmos, é comum alguns alimentos açucarados deixarem acúmulos de placa nos dentes. Por causa disso, temos a obrigação de fazer aquela boa escovação dentária após a alimentação, pois este processo pode evitar tais acúmulos, livrando você de futuros problemas como cáries.

Mas se não fizer de forma correta, não importa quantas vezes escovar os dentes, não vau obter um bom efeito de higienização. Os benefícios da escovação dentária bem realizada são esplêndidos para a saúde, além proporcionar um sorriso bonito.

Com que frequência devo substituir minha escova de dentes?

Quando falamos de ter uma boa saúde bucal e fazer as escovações dentárias diariamente, não podemos esquecer de ter cuidado na hora de trocar a nossa escova, pois se usada por muito tempo, ela pode não trazer mais resultados de higienização tão eficazes. Porém, o tempo certo da troca será individual.

Muitos optam por trocar a escova somente uma vez ao ano, enquanto outros fazem isso a cada três meses ou menos. Então é de extrema importância saber quando devemos fazer este processo, já que a saúde da nossa boca é prioridade.

Entendam que a forma correta de se fazer a troca da sua escova é de três meses, então marque a data e repita isso ao longo da vida. Isso significa um melhor cuidado para seus dentes, promove verdadeiros resultados e previne doenças.

Alguns detalhes são bem visíveis na hora da troca, como por exemplo cerdas desgastadas e tortas. No momento em que percebe esses detalhes de desgaste em sua escova é de fato um bom momento para a troca.

Quando fazer limpeza nos dentes?

Os profissionais indicam a limpeza dentária a todos, pois por mais atencioso que o indivíduo seja em questões de higiene bucal ele não estará livre de fazer esse procedimento. A função do mesmo é a remoção de resíduos das placas bacterianas, as partes de microrganismos que normalmente não saem totalmente apenas com a escovação diária.

O tempo para a limpeza dentária pode ser individual, isso ocorre conforme a sua situação, sendo ela analisada por um dentista. Existem casos em que a limpeza deve ser feita a cada dois meses, para outros casos poderá ser exigida anualmente ou a cada seis meses.

Como escovar os dentes corretamente?

Muitos tendem a ter essa dúvida, enquanto outros fazem a escovação dentária de maneira errada achando que estão certos. A maioria das pessoas faz este processo incompleto e até mesmo com a quantidade de vezes errada.

Primeiro entenda quantas vezes escovar os dentes, é recomendado no mínimo três vezes ao dia, tendo a duração das mesmas de dois minutos cada. Os benefícios da escovação dentária estão ligados a retirada de sobras que ficam após a alimentação, sendo elas as provocadoras de cáries, por isso uma boa higienização bucal pode te prevenir de doenças e ajudar a manter o sorriso bonito.

Quantas vezes temos que escovar os dentes

Na ocasião de movimento sempre faça movimentos suaves, além de ser a maneira correta de manusear a escovação, permitirá que a sua gengiva não se danifique. A escovação da língua é de extrema importância também, mesmo alguns ignorando no momento da higienização, a própria se não bem cuidada pode gerar de mau hálito a problemas de saúde mais graves.

Entenda as fases desse procedimento, então quando escovar os dentes da maneira como foi citada acima, faça movimentos suaves em seus dentes, quando acabar siga para a língua do mesmo modo, ou seja use movimentações suavizadas, após os dois minutos de processo, pegue o fio dental faça uma dobra se preferir e passe ele gentilmente entre seus dentes, feito isso complete a finalização da sua higienização com um enxaguante bucal para o melhor resultado possível.

F.A.Q

Pode escovar os dentes 5 vezes ao dia?

Sim, porém se bem feita a escovação três vezes ao dia você não terá problemas com cáries dentárias ou doenças na gengiva.

Pode escovar os dentes 4 vezes por dia?

Não só como pode e sim como deve, normalmente profissionais recomendam de três a quatro vezes ao dia uma boa escovação dentária.

Por que devemos escovar os dentes 3 vezes ao dia?

Muitos se perguntam quantas vezes escovar os dentes, enquanto outros questionam o porque de dar tanta importância para algo considerado tão comum.

Temos que escovar os dentes no mínimo três vezes ao dia, pois com este processo a eliminação de sobras que ficam entre os dentes são descartadas, caso isso não ocorra você estará exposto a doenças como cáries ou gengivite, já que o acúmulo de restos atrai bactéria causadoras de ambos.

Quando fazer limpeza nos dentes?

Esse procedimento varia o tempo de paciente para paciente, normalmente em alguns casos pode fazer a mesma anualmente, já em outros a cada seis meses ou menos. Lembrando que isso tudo é acertado com o seu dentista, após uma boa conversa sobre estilo de vida, e situação atual a análise é feita.

Foto de Arthur Mancini

O Autor

Arthur Mancini

Veja mais de "Arthur Mancini" >

Leia também: