Materiais de Odontologia que todo estudante precisa ter!

Materiais de Odontologia que todo estudante precisa ter!

07/12/2022 - Por: Alliage

Quando um aluno entra na faculdade de odontologia, seu maior sonho é se tornar um cirurgião-dentista renomado e de respeito onde quer que comece a atuar.

Para que isso seja possível, ter bons materiais de Odontologia e equipamentos é de extrema importância para você que vai começar agora ou para os profissionais formados a mais tempo que desejam investir em materiais mais modernos e tecnológicos.

O curso de Odontologia exige a aquisição de alguns materiais que muitas vezes são caros, porém são de extrema importância para o dia a dia dos dentistas e todos eles serão utilizados em toda a vida profissional

A aquisição desses materiais de Odontologia é muito importante para os alunos da Odontologia pois eles possuem muitas matérias práticas em laboratórios especializados, onde aprendem várias técnicas odontológicas que serão grandemente utilizadas em suas rotinas diárias.

Por serem muito usados, os materiais de Odontologia são solicitados aos alunos desde o início da graduação, pois somente dessa forma eles poderão praticar com precisão antes de começar a avaliar e tratar seus pacientes.

De um modo geral, os materiais odontológicos são usados para preparar cavidades, auxiliar em alguns processos cirúrgicos, acessar o canal radicular, fazer procedimentos de profilaxia, restaurações, próteses e muito mais.

Busque materiais odontológicos de qualidade

Na grande maioria das vezes, os materiais odontológicos são feitos em metal e são indicados para procedimentos de microcirurgias, perfurações, cortes, avaliações no geral e cuidados tanto com o paciente quanto com o profissional.

Apesar de muitas pessoas acreditar que os materiais são apenas os instrumentos usados para a realização dos procedimentos, eles não são os únicos pois alguns equipamentos de proteção individual (EPI’s) também são muito importantes para a rotina diária dos cirurgiões-dentistas.

Nesse artigo iremos aprender tudo sobre os materiais que os alunos da Odontologia precisam ter, quais suas funcionalidades e principalmente os custos envolvidos com sua aquisição.

Se você é estudante ou deseja ingressar nesse curso de graduação e já quer ficar por dentro de todas as novidades, leia com bastante atenção e aprenda tudo sobre os materiais odontológicos.

Quais são os materiais de Odontologia?

Os materiais de Odontologia são também conhecidos como peças de mão ou instrumentos odontológicos.

Apesar de existirem muitos materiais de odontologia, devido às várias especialidades dentro do curso, alguns são essenciais e comuns dentro de todos os consultórios e clínicas odontológicas.

Dentre os principais tipos de materiais odontológicos, podemos citar os mais comuns:

Caneta de alta e baixa rotação

A caneta de alta rotação tem a finalidade de remover e preparar coroas, fazer obturações, acessar o canal radicular e outras. Por ter maior torque e alta velocidade, esse tipo de instrumento necessita de refrigeração.

Essa refrigeração é fornecida através de uma turbina com ar comprimido e irrigação com água abundante.

Já as canetas de baixa rotação são usadas para retirar estruturas dentais amolecidas, preservando o tecido duro dos dentes.

Por ter vibrações mais lentas, esse tipo de caneta dispensa a refrigeração e proporciona a sensação de vibração nos dentes dos pacientes.

Espátula odontológica

As espátulas odontológicas são essenciais no dia a dia dos dentistas e com elas é possível fazer vários tipos de procedimentos. No geral, elas costumam ser usadas para manipular gesso, agnato e outros materiais restauradores.

Por existir vários modelos e formatos de espátulas, os dentistas precisam primeiramente saber quais tipos de procedimentos fazer para depois decidir os melhores modelos para seu consultório.

Esculpidor

É uma peça cortante, feita em aço inoxidável e muito usada para restauração, para esculpir formatos anatômicos e para remover materiais nos procedimentos odontológicos.

Além desses muitos outros materiais são usados pelos cirurgiões-dentistas a depender dos procedimentos que ele realiza em seu dia a dia.

Leia mais sobre O que é e para que serve um esculpidor odontológico?

Materiais de Odontologia que todo estudante deveria ter
Materiais de Odontologia que todo estudante deveria ter

As melhores ferramentas de dentista

Existem muitas marcas e modelos de materiais odontológicos no mercado hoje em dia e você precisa decidir quais se adaptam melhor á sua rotina e suas expectativas.

Essa escolha é geralmente baseada em sua rotina diária, orçamento disponível e outros fatores pessoais e profissionais.

Antes de escolher os materiais odontológicos essenciais para seu consultório, você deve ter em mente a durabilidade dos produtos, a garantia, a facilidade de uso, a eficiência dos equipamentos, o conforto para os pacientes e para o profissional e muito mais.

Em se tratando de materiais mais comuns e não específicos de determinadas marcas, podemos citar alguns itens muito importantes para a rotina diária dos dentistas.

Jaleco

O jaleco é algo indispensável para os profissionais da área da saúde. Ele deve ser usado na realização de todos os procedimentos odontológicos dentro do consultório ou clínica.

Essa peça é muito importante, por ser um item higiênico que evita o contato do dentista com os fluidos do paciente e com os produtos.

Apesar de existir muitos modelos de jalecos hoje em dia no mercado, alguns itens são obrigatórios para que os jalecos se enquadrem nos parâmetros corretos como ter mangas compridas e estar pouco acima do joelho.

Na grande maioria das vezes, os jalecos são confeccionados na cor branca, mas atualmente algumas outras cores estão sendo usadas como preto, marsala, rosa, azul marinho, verde e várias outras cores.

De um modo geral, os jalecos podem custar entre R$70,00 a R$150,00 a depender do modelo que você deseja, dos detalhes contidos no jaleco e da região que você mora.

Luvas descartáveis

Os equipamentos descartáveis como as luvas são essenciais para a rotina diária dos dentistas.

Elas são necessárias para que o procedimento se torne estéril e higiênico tanto para o paciente quanto para o profissional.

Como são itens muito usados pelos profissionais dentistas, as luvas descartáveis são vendidas em grandes quantidades, de modo que fique mais em conta para o profissional.

Sonda periodontal

A sonda periodontal ou explorador como também é chamada, serve pra que os dentistas possam avaliar quais dentes precisam de tratamento com precisão e riqueza de detalhes.

Ela é caracterizada por possuir uma ponta similar à de um gancho. Além de ajudar na avaliação de cáries e verificar a presença de cavidades dos dentes, a sonda periodontal também pode ajudar o dentista no tratamento de canal e na checagem da fixação de materiais usados nas restaurações.

Espelho clínico

Esse tipo de material auxilia o dentista na visualização de toda boca facilitando o diagnóstico de cáries, de inflamações na gengiva e de outros problemas que interferem na saúde bucal.

Outro uso do espelho clínico ou espelho bucal é redirecionar a luz do refletor para o local que você deseja avaliar, para que todas as estruturas sejam observadas com precisão e clareza.

Manequim odontológico

Os manequins odontológicos também são amplamente utilizados pelos estudantes de Odontologia.

Na graduação eles podem ser usados para aprender a anatomia e biomecânica da região da boca e face e após se formar, esses modelos anatômicos podem ser usados para decorar seu consultório e para passar informações mais dinâmicas e recreativas para seus pacientes.

Atualmente é possível encontrar muitos modelos diferentes desses manequins odontológicos, sendo que, você pode comprá-los de acordo com suas especialidades clínicas de atuação, para melhor atendimento de seus pacientes.

Onde comprar os materiais de Odontologia?

Atualmente, existem duas marcas que ganham destaque no mercado quando o assunto é materiais e equipamentos odontológicos. A Saevo e é pioneira no ramo de equipamentos, aparelhos e materiais tecnológicos e modernos na área da saúde.

As duas marcas são recomendadas pelos dentistas e possuem grande validação no mercado, sendo consolidadas e reconhecidas pelos melhores profissionais e consultórios.

Em ambas as marcas, é possível encontrar kits acadêmicos para os estudantes que iniciam no curso de Odontologia e precisam de alguns materiais básicos. Esses kits são completos e muito recomendados.

Kit acadêmico Saevo

O kit acadêmico da Saevo conta com alta rotação, micromotor, peça reta e contra ângulo. Possui uma bolsa para transporte e um óleo lubrificante de alta performance.

Materiais de Odontologia que todo dentista deveria ter:

Além dos materiais tradicionais e básicos dos dentistas, alguns equipamentos e aparelhos são indispensáveis na rotina do cirurgião-dentista, sendo que, sem eles não é possível realizar nenhum tipo de atendimento ao paciente.

Materiais para dentistas recém-formados

Dentre os equipamentos essenciais para os dentistas podemos citas os seguintes:

Cadeira odontológica

A cadeira odontológica é aquela onde todos os procedimentos odontológicos são feitos.

São muito importantes dentro dos consultórios e clínicas, pois é nelas que todo o trabalho do dentista é feito.

Existem muitas marcas e modelos no mercado e para que você compre algo realmente bom, vale tirar um tempo para pesquisar e fazer orçamentos, de modo que seu investimento valha realmente a pena.

Mocho ergonômico

O mocho ergonômico nada mais é que a cadeira que o dentista fica sentado. Apesar de não parecer ser uma coisa importante, ela é de extrema importância para a rotina diária dos dentistas, pois eles passam grande parte do dia sentado e dessa forma, as cadeiras precisam ser ergonômicas e confortáveis, a fim de se evitar eventuais problemas como doenças na coluna, desconforto muscular, rigidez articular e outros.

Alicates de ortodontia

Os alicates são mais usados na ortodontia (aparelhos ortodônticos), mas também podem ser usados em outras especialidades odontológicas.

Existem muitos tamanhos e tipos de alicates e você como profissional deve escolher os que melhor te atendem em sua rotina diária.

Raio-x

O raio-x é outro equipamento que faz todo diferencial dentro de um consultório odontológico.

Apesar de ser um equipamento mais caro, seu retorno financeiro é garantido, pois os pacientes sempre procuram por profissionais que possam resolver seu problema em um único local.

Dessa forma, ter um aparelho de raio x em sua clínica pode fidelizar seus pacientes e até chamar a atenção de outros, assim como ter a possibilidade de fazer parcerias com consultórios e clínicas próximas para a realização do exame.

Como organizar os materiais?

Para manter seus materiais de Odontologia sempre organizados, você deve seguir uma rotina sempre que usá-los.

Ao terminar o uso, faça a correta higienização dos materiais e tenha sempre em mãos bolsas e caixas para organizar os materiais de acordo com critérios estabelecidos por você, que otimizem seu tempo e sua rotina prática diária.

Quanto custa em média os materiais de Odontologia?

No geral, ao somar todos os gastos com materiais do curso de Odontologia, você tem um valor que se aproxima dos R$24 mil (segundo pesquisas).

Apesar de parecer ser um valor muito alto, você não precisa arcar com todo esse valor de uma vez, ou seja, alguns materiais de Odontologia poderão ser comprados ao longo da graduação.

Esse valor médio diz respeito aos materiais de Odontologia de rotina e uso na graduação dos estudantes de Odontologia. Entretanto, alguns equipamentos e aparelhos odontológicos podem custar um valor bem maior, como é o caso das cadeiras odontológicas e dos aparelhos de radiografia, tomografia e autoclave por exemplo.

Como ganhar dinheiro sendo estudante de Odontologia?

Como os materiais são relativamente caros, alguns estudantes procuram por formas de ganhar dinheiro trabalhando para terem o tão sonhado consultório odontológico com todos os materiais necessários para sua rotina diária.

Dentre as opções e formas de ganhar dinheiro sendo um estudante de Odontologia, podemos citar as mais pesquisadas pelos próprios alunos:

  • Estágios remunerados: essa opção é muito comum entre os alunos, pois além de fazer uma renda extra, também é capaz de proporcionar conhecimento técnico, teórico e talvez prático dos procedimentos odontológicos realizados dentro dos consultórios.
  • Monitoria: as aulas de monitoria para alunos de período anteriores ao seu pode ser outra forma bacana de se conseguir um dinheiro, além é claro de te ajudar a fixar melhor o conteúdo das matérias passadas.
  • Trabalhar como freelancer: os serviços remotos do estilo freelancer também são muito bem-vindos entre os alunos do curso de Odontologia pois podem ser feitos em qualquer local e em qualquer horário. Dessa forma, você consegue ser dono do seu tempo e encaixar os horários de serviço de acordo com sua agenda.

Além dessas, existem várias outras formas de ganhar dinheiro durante a graduação como: vender lanches e doces, vender artesanatos, cuidar de animais, fazer trabalhos de acordo com as normas da ABNT e vários outros.

F.A.Q

Qual melhor estado para ser dentista?

Você pode ser dentista em qualquer região do Brasil, entretanto nos estados do Mato Grosso do Sul, Maranhão e Rio de Janeiro esses profissionais são mais valorizados.

Onde comprar os materiais de Odontologia?

Você pode comprar seus materiais odontológicos no site da Saevo, pois ela é considerada a melhor marcas de produtos da área da saúde.

Foto de Alliage

O Autor

Alliage

Alliage é uma empresa detentora de várias marcas no setor da Saúde, que conta com um know-how de mais de 75 anos de experiência.

Veja mais de "Alliage" >

Leia também: