O que é tártaro? um guia completo com 5 titulos sobre o famoso cálculo dental

O que é tártaro? um guia completo com 5 titulos sobre o famoso cálculo dental

08/11/2022 - Por: Alliage

O tártaro nos dentes é o nome mais popular para o cálculo dental e sua fisiopatologia é resumida em um acúmulo de resíduos alimentares na superfície dos dentes que calcifica e endurece quando não é removida de forma adequada.

Quando não higienizamos os dentes de forma correta, uma película de restos alimentares é formada em torno dos dentes e essa película abriga muitos tipos de bactérias.

Essa película fina e pegajosa é chamada de placa bacteriana e pode ser removida com as cerdas da escova de dentes e com o fio dental. Entretanto, quando ela não é removida as bactérias presentes nessa região calcificam a placa e ela passa a ser chamada de tártaro ou cálculo, pois fica com uma consistência dura e uma cor amarelada.

Quando não são removidas corretamente e o cirurgião dentista não é procurado, os tártaros ou cálculos dentais podem evoluir para doenças bucais mais graves e em alguns casos pode até atingir o coração e o sistema respiratório.

A prevenção é a melhor maneira de evitar a formação do tártaro, pois depois de calcificado, somente os cirurgiões dentistas serão capazes de removê-lo com uso de equipamentos e técnicas específicas.

Dentre as complicações que podem surgir decorrentes de um tártaro não tratado podemos citar as mais comuns.

A gengivite que é um tipo de inflamação da gengiva decorrente de toxinas liberadas pelas bactérias que fazem parte da placa bacteriana (tártaro). A periodontite que é um tipo de complicação da gengivite não tratada. Nesses casos a inflamação vai além da gengiva e todas as estruturas da cavidade oral são comprometidas.

Já a retração gengival é quando a gengiva fica mais curta devido às inflamações, infecções e lesões frequentes. Isso acontece também devido à mordida incorreta e nesses casos a raiz dos dentes acaba ficando exposta e gerando muita dor e incômodo.

Qual a diferença entre cálculo e tártaro?

Ambos os termos descrevem o mesmo tipo de patologia, que é o endurecimento da placa bacteriana dental.

O termo tártaro é mais popular e conhecido pela população, já o termo cálculo dental é uma palavra mais científica, usada para descrevem os laudos e evoluções dos pacientes e também para passar informações dos pacientes entre diferentes profissionais.

O que é tartaro
créditos pixabay

O que é pior, tártaro ou cárie?

O tártaro quando não tratado deixa espaço para que as bactérias trabalhem e danifiquem a estrutura dos dentes. Dessa forma, quando as bactérias do tártaro crescem elas podem desencadear patologias mais graves e dolorosas como é o caso das cáries dentais.

As cáries não são doloridas de imediato e podem demorar anos até começarem a doer. A gravidade dessa patologia vai depender dos cuidados que os pacientes tem com a saúde bucal, podendo ela ter níveis de dor variados que vão desde leve até insuportável.

Como tratar o tártaro dos dentes?

Caso você tenha observado a presença de tártaros em seus dentes, deve procurar por um cirurgião dentista imediatamente, pois somente ele será capaz de te avaliar com precisão e estabelecer o melhor tipo de tratamento para seu caso.

A principal forma de tratar o tártaro dos dentes é removê-los com uso de equipamentos e aparelhos específicos como curetas, ultrassom odontológico e jato de bicarbonato de sódio.

A retirada do tártaro com a cureta é um procedimento manual e mais demorado. Já o procedimento feito com o ultrassom é mais fácil e rápido, pois seu funcionamento se dá através da vibração de ponteiras que ao serem passadas sobre os dentes quebram a placa bacteriana e as removem com eficiência e precisão.

Como tratar o cálculo dental?

Como mencionamos, não há diferenças entre o tártaro e o cálculo e por esse motivo o processo de remoção de ambos é idêntico, podendo ser com uso de curetas ou ultrassom.

Dicas para evitar o tártaro no dente

O tártaro nos dentes pode ser facilmente evitado com algumas dicas recomendadas pelos cirurgiões dentistas.

As principais dicas de prevenção incluem uma boa escovação e uma alimentação adequada, balanceada e saudável.

Para uma escovação correta, utilize escovas de cerdas macias e cabeça em formato redondo ou triangular.

Lembre-se de escovar os dentes após todas as refeições e faça uso do fio dental pelo menos uma vez por dia, na última refeição do dia por exemplo.

A última dica é a visita regular ao dentista, pois somente esse profissional é capaz de diagnosticar as patologias bucais e consequentemente traçar os melhores planos de tratamento para os pacientes.

Foto de Alliage

O Autor

Alliage

Alliage é uma empresa detentora de várias marcas no setor da Saúde, que conta com um know-how de mais de 75 anos de experiência.

Veja mais de "Alliage" >

Leia também: