Dor e inflamação no maxilar: o que pode ser e como tratar?

Dor e inflamação no maxilar: o que pode ser e como tratar?

09/11/2022 - Por: Alliage

A inflamação no maxilar é um tipo de sintomatologia bucal que afeta diretamente a qualidade de vida das pessoas. Além da inflamação propriamente dita, os problemas relacionados com o maxilar podem originar quadros de dor, edema e percd de mobilidade.

Movimentar a boca é algo que fazemos com frequência no nosso dia a dia pois precisamos conversar, comer, beber e bocejar. Esses movimentos precisam ser livres de dor para que sejam realizados com perfeição e a inflamação no maxilar pode afetar drasticamente esses movimentos.

Nesse artigo vamos mostrar com mais detalhes alguns dos principais fatores que levam à dor e à inflamação no maxilar assim como possíveis tratamentos para que você possa estar por dentro de todas as informações e saber quem e onde procurar em casos desse tipo de patologia.

Disfunção temporomandibular com inflamação no maxilar

A dor e inflamação no maxilar proveniente das disfunções temporomandibulares provocam um grande desconforto no rosto especificamente na região da maxila e da mandíbula. A dor de cabeça nesses casos é persistente e além disso os pacientes podem ter crises de dor de ouvido, estalos ao abrir a boca e até mesmo sensação de vertigem e zumbidos.

As disfunções temporomandibulares são geralmente causadas por apertamento noturno dos dentes, traumas diretos e indiretos, hábito de roer unhas, lápis e morder tampas de caneta por exemplo. Além disso, pessoas ansiosas também podem sofrer com as consequências das disfunções temporomandibulares pois elas têm o hábito de travar os músculos e articulações, inclusive na região da ATM (articulação temporomandibular).

O tratamento das disfunções temporomandibulares é feito com o auxílio de vários profissionais como cirurgiões dentistas, fisioterapeutas, fonoaudiólogos e muito mais.

Você pode ser recomendado a fazer uso de placas dentárias rígidas, sessões de fisioterapia que incluem técnicas de relaxamento muscular e liberação miofascial, uso de terapias medicamentosas com analgésicos e anti-inflamatórios na fase aguda, técnicas de terapia a laser ou cirurgia e muito mais.

Cefaleia em salvas com inflamação no maxilar

Esse tipo de cefaleia é uma doença rara caracterizada por uma dor de cabeça muito forte que afeta apenas um lado do rosto. Elas podem provocar vermelhidão, lacrimejamento e dor no olho do mesmo lado da cefaleia, além disso pode irradiar por todo o rosto inclusive ouvido e maxilar.

O tratamento das cefaleias em salvas relacionadas com a inflamação no maxilar pode ser feito com medicamentos específicos como anti-inflamatórios não esteroides, analgésicos, opioides e máscara de oxigênio a 100% nos momentos de crise.

Além do tratamento medicamentoso, os pacientes devem reduzir o consumo de embutidos e bacon, pois esses alimentos são ricos em nitratos o que pode piorar o quadro de dor e as crises.

Sinusite com inflamação no maxilar

A sinusite é uma inflamação nos seios nasais. A maxila possui seios que podem se inflamar com certa frequência. Essas inflamações são responsáveis por provocar sintomas como dor de cabeça, corrimento nasal e sensação de peso no rosto na região da testa e das maçãs do rosto.

O tratamento da sinusite e consequentemente da dor no maxilar, deve ser orientado por um médico especialista na área conhecido como otorrinolaringologista. Os medicamentos mais usados são sprays nasais, analgésicos, corticoides orais ou antibióticos.

Problemas dentários com inflamação no maxilar

A inflamação no maxilar provoca dor no maxilar e os problemas dentários estão diretamente relacionados com esses sintomas.

Dentre os problemas dentários mais comumente associados com a dor no maxilar podemos citar as doenças gengivais, os abcessos e as cáries.

Para tratar esse tipo de sintomatologia é preciso identificar a origem do problema, ou seja, fazer uma anamnese detalhada do paciente. O tipo de problema dentário de cada paciente é que vai definir qual o melhor tratamento, dessa forma, é preciso a avalição precisa do cirurgião dentista e demais profissionais da equipe multidisciplinar para identificar e resolver a dor no maxilar.

Neuralgia do trigêmeo com inflamação do maxilar

A neuralgia do trigêmeo é caracterizada como uma dor facial muito forte decorrente de uma disfunção do nervo do trigêmeo. Esse nervo é responsável pela transmissão de informação sensitiva do rosto até o cérebro e controle dos músculos envolvidos na mastigação.

Quando ocorre uma disfunção no nervo trigêmeo, a dor intensa em qualquer região inferior da face é clássica e os pacientes relatam uma dor insuportável.

Por se tratar de uma dor intensa, o tratamento é inicialmente medicamentoso com analgésicos do tipo paracetamol ou dipirona, anticonvulsivantes como carbamazepina ou gabapentina, relaxantes musculares como diazepam ou baclofeno ou antidepressivos como a amitriptilina.

Além disso, em alguns casos, a neuralgia do trigêmeo pode ser tão intensa que é preciso recorrer à cirurgia.

 inflamação no maxilar
Imagem de Engin Akyurt por Pixabay

Bruxismo com inflamação no maxilar

O bruxismo é uma patologia onde os pacientes têm a mania de ranger ou apertar os dentes de forma inconsciente.

Essa “mania” pode ser manifestada tanto de dia quanto de noite, em qualquer ocasião. Com o apertar dos dentes, alguns sintomas podem ser desencadeados como desgaste da superfície dos dentes, dor ao mastigar e ao abrir a boca, dor nas articulações da mandíbula e maxila, dores de cabeça ao acordar, fadiga e muito mais.

Apesar de parecer algo complexo, o tratamento do bruxismo é tranquilo e você precisa procurar pelos profissionais qualificados. Dentre as técnicas que podem ser feitas para aliviar os sintomas, podemos citar as sessões de relaxamento com diferentes técnicas, uso de placa dentária e vários outros tratamentos que devem ser estabelecidos pelo profissional responsável pelo caso.

Dor neuropática com inflamação no maxilar

A dor neuropática é resultante de uma lesão no sistema nervoso. Essa lesão pode ser provocada por herpes, diabetes ou resultar de uma disfunção do sistema nervoso. Os sintomas mais comuns são dor, edema, aumento do suor, alterações do fluxo sanguíneo no local ou alterações dos tecidos, como atrofia ou osteoporose.

O tratamento da dor neuropática relacionado com a inflamação do maxilar consiste no uso de medicamentos anticonvulsivantes como a carbamazepina ou gabapentina, analgésicos de ação central como o tramadol e o tapentadol e antidepressivos como a amitriptilina e a nortriptilina, que além de aliviar a dor, atuam na depressão que é muito frequente em pessoas com dor crônica.

Além do tratamento medicamentoso, algumas sessões de fisioterapia também são muito importantes para a recuperação dos pacientes.

Osteomielite com inflamação no maxilar

A osteomielite é uma infecção do osso causada por bactérias, fungos ou vírus. Os sintomas mais comuns da osteomielite são dores intensas e constantes, edema, vermelhidão local, febre, calafrios e perda de funcionalidade.

Os antibióticos com doses elevadas e por tempo prolongado são o principal meio de tratamento dessa patologia. Além disso, a cirurgia também pode ser indicada em alguns casos para remover tecidos mortos e facilitar a recuperação dos pacientes.

F.A.Q

Como tratar inflamação no maxilar?

Existem muitas formas de tratar a inflamação no maxilar, dentre elas podemos citar os medicamentos, as sessões de fisioterapia, as visitas regulares ao dentista para realização de procedimentos específicos e muito mais.

Quais os sintomas do maxilar inflamado?

Os principais sintomas de uma inflamação no maxilar são as dores moderadas a intensas, o edema local, vermelhidão e geralmente a perda de mobilidade da articulação temporomandibular.

Foto de Alliage

O Autor

Alliage

Alliage é uma empresa detentora de várias marcas no setor da Saúde, que conta com um know-how de mais de 75 anos de experiência.

Veja mais de "Alliage" >

Leia também: