Dor na mandíbula: entenda todas as causas e fatores

Dor na mandíbula: entenda todas as causas e fatores

09/11/2022 - Por: Cassiano Pires

A dor na mandíbula pode ser proveniente de vários fatores e por esse motivo é de extrema importância que você faça visitas frequentes ao seu cirurgião dentista.

A mandíbula é um osso que fica na parte inferior do crânio. Esse osso está associado às movimentações feitas na mastigação e na fala, graças à articulação temporomandibular (ATM).

Muitos pacientes relatam dores leves a intensas nessa região, sendo assim, é um problema de saúde bucal muito comum. Apesar de comum, tais quadros álgicos indicam que algo está errado e que um profissional precisa ser consultado para avaliação e tratamento.

A dor na mandíbula é uma situação muito desconfortável e a maioria dos pacientes procura atendimento assim que ela começa. Como ela pode ser consequência de vários fatores, uma anamnese detalhada é um grande diferencial para a elaboração de um plano de tratamento eficaz.

Na maioria das vezes, a dor na mandíbula limita os pacientes, dificulta a abertura da boca e consequentemente interfere na fala e na alimentação. Além disso, a região pode se apresentar edemaciada e avermelhada principalmente na área próxima ao ouvido.

O que pode causar dor na mandíbula?

Como mencionamos anteriormente, existem muitas causas para a dor na mandíbula porém algumas são mais comuns que outras.

A classificação da dor pode ser aguda, inicial e momentânea, ou crônica, que perdura por vários dias e até meses.

Em um contexto geral, as dores do tipo aguda podem ser provocadas por traumas diretos, esforço repetitivo e muito mais. Já os casos de dor crônica podem ser provenientes de disfunção temporomandibular, inflamações, infecções, bruxismo e outros.

Antes de descrever rapidamente cada uma das causas, você precisa entender que as dores agudas podem se tornar crônicas com o tempo e as dores crônicas podem se agudizar em alguns casos.

  1. Disfunção temporomandibular: também chamada de DTM, essa patologia acomete o funcionamento da articulação temporomandibular (ATM) e de todas as estruturas ligadas a ele. As alterações da ATM provocam estalos, dores frequentes e afetam o movimento de abrir e fechar a boca. Além disso, os pacientes com DTM podem sofrer com dor de cabeça e inchaço no rosto.
  2. Trauma direto no rosto: os traumas podem afetar diretamente a mandíbula principalmente se deslocar ou quebrar o osso. Além da dor, os pacientes podem ter hematomas, edemas e até mesmo sangramentos.
  3. Bruxismo: essa patologia é tradicionalmente conhecida como “ranger de dentes”. Nesses casos, as pessoas têm a mania de ranger e apertar os dentes uns contra os outros e essa situação provoca dor na mandíbula, na cabeça e desgaste dos dentes.
  4. Problemas dentários: patologias bucais não tratadas como gengivite, cárie e abcessos podem resultar em dor na mandíbula e edemas no rosto.
  5. Osteomielite: infecção e inflamação dos ossos, que pode atingir a mandíbula e a articulação temporomandibular e causar muita dor. Além da dor na região da mandíbula, os pacientes podem ter quadros de febre, edema e dificuldade para movimentar a boca.
  6. Câncer de mandíbula: patologia rara onde o câncer se desenvolve dentro do osso e causa muita dor na mandíbula. Além da dor, os pacientes relatam inchaço na mandíbula e no pescoço, sangramento na boca, dormência ou formigamento na mandíbula e dor de cabeça.
  7. Ansiedade: o fato de ser uma pessoa ansiosa desencadeia muitos problemas de saúde inclusive problemas bucais como a dor na mandíbula. Veja a seguir a associação de dor na mandíbula e ansiedade.

Qual é a associação entre dor na mandíbula e ansiedade?

Existem duas classificações para a ansiedade, pois existem as pessoas ansiosas com ansiedades passageiras que vão e vêm à medida que a pessoa vive e o Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG).

As pessoas portadoras do TAG possuem um nível de ansiedade alto e frequente, ou seja, elas estão constantemente ansiosas e isso desencadeia sintomas físicos e emocionais de forma crônica e muito intensa.

Em ambos os casos, a ansiedade faz com que as pessoas travem a mandíbula involuntariamente e esse travamento faz com que os músculos fiquem enrijecidos e automaticamente provocam dor na mandíbula e região.

Dor na mandibula
Imagem de Sam Williams por Pixabay

Como se configura a dor na mandíbula?

A maioria das pessoas que sofrem com dor na mandíbula a caracteriza com sensações de pontadas ou queimação em toda área mandibular e presença ou não de estalos ao mastigar ou abrir a boca.

Além disso, os pacientes relatam que a dor pode acontecer em repouso ou em movimento como falar e mastigar.

Quais profissionais estão envolvidos no tratamento da dor na mandíbula?

Embora muitas pessoas acreditem que o tratamento da dor na mandíbula é simples, ele exige a intervenção de uma equipe multidisciplinar de médicos, cirurgiões-dentistas, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, psicólogos e outros que se façam necessário em cada caso.

Cada profissional é responsável por uma particularidade da patologia e quando trabalham em equipe são capazes de promover o melhor tratamento para os pacientes. Dessa forma, conseguem solucionar o problema em todas as dimensões.

Quais são os procedimentos indicados para resolver a dor na mandíbula?

Como mencionamos anteriormente, existem muitos planos de tratamento para resolver o problema da dor na mandíbula. O melhor tratamento depende exclusivamente de cada paciente, pois cada pessoa é diferente da outra e tem reações diversas aos diferentes tipos de intervenções.

Dentre os procedimentos mais comuns feitos para aliviar e tratar a dor na mandíbula podemos citar os seguintes:

  • Uso de medicamentos como analgésicos, relaxantes musculares e anti-inflamatórios;
  • Uso de placas dentárias para bruxismo para evitar a pressão na região;
  • Sessões de fisioterapia com técnicas de relaxamento e liberação miofascial;
  • Sessões de fonoaudiologia e psicologia;
  • Realização de exercícios físicos regulares;
  • Visitas frequentes ao dentista para acompanhamento do caso e muito mais.

F.A.Q

O que pode causar dor na mandíbula?

A dor na mandíbula pode ser provocada por vários fatores como bruxismo, disfunção temporomandibular, traumas, câncer e muito mais.

O que fazer quando a mandíbula está doendo?

Ao notar dor na mandíbula procure imediatamente um profissional qualificado para resolução do problema e siga todas as orientações que lhe forem dadas.

Como é a dor na mandíbula de infarto?

A dor na mandíbula associada ao infarto é acompanhada por uma sensação de sufocamento que irradia do tórax para a região do pescoço. Ela também pode afetar o lado interno do braço esquerdo, ambos os lados da mandíbula e o maxilar.

O que pode ser dor na mandíbula perto do ouvido?

A dor na mandíbula perto do ouvido pode estar relacionada com disfunções na articulação temporomandibular. Nesses casos os pacientes sentem dor e ouvem estalos ao movimentar a boca.

Foto de Cassiano Pires

O Autor

Cassiano Pires

Cirurgião-dentista, mestre e doutorando em Endodontia (FORP-USP). Especialista em Radiologia e Imaginologia (AORP). Especialista de Produtos da área de Imagem na Alliage.

Veja mais de "Cassiano Pires" >

Leia também: