Quais os perigos do tártaro nos dentes? Saiba tudo aqui

Quais os perigos do tártaro nos dentes? Saiba tudo aqui

08/11/2022 - Por: Alliage

O tártaro nos dentes é uma patologia que afeta muitas pessoas, porém nem todos têm consciência dos perigos que essa patologia traz à saúde.

Apesar de ser uma doença relativamente perigosa, ela pode ser facilmente prevenida se você tirar alguns minutos do seu dia e se dedicar a escovar os dentes e higienizar a cavidade oral da forma correta.

O tártaro é a fase final da patologia, onde a placa bacteriana se endurece, calcifica e ganha uma coloração mais escurecida. Muitas pessoas acreditam ser apenas um problema estético, mas casos de tártaro não tratados podem evoluir facilmente para problemas no coração.

Nesse artigo iremos mostrar todas as informações que você precisa saber sobre o tártaro nos dentes, seu conceito, causas, formas de tratamento e claro, as principais maneiras de se evitar esse mal.

O tártaro nos dentes pode ser perigoso?

Como mencionamos, o tártaro é um acúmulo de restos alimentares que fica abrigado nos dentes e se torna morada para muitos tipos de bactérias. Essas bactérias trazem consequências negativas para a saúde bucal e quando não tratadas podem causar problemas bucais como gengivite, retração gengival e periodontite.

Além disso, quando essas patologias evoluem para quadros clínicos mais críticos podem afetar diretamente a saúde do coração e dos pulmões.

Apesar de muitas pessoas não conhecer o tártaro, ele é muito comum e os dentistas costumam tratá-lo com certa frequência. Essa patologia afeta a estética e autoestima das pessoas e também compromete a integridade dos dentes.

O que é tártaro nos dentes?

O tártaro nos dentes nada mais é que um acúmulo de resíduos alimentares endurecido e calcificado causado pela higienização incorreta.

Quando não escovamos os dentes corretamente, uma película de restos alimentares é formada em torno dos dentes e essa película abriga certos tipos de bactérias. Inicialmente, essa película também chamada de placa bacteriana é pegajosa e pode ser removida com as cerdas da escova de dentes.

Apesar de parecer ser de fácil resolução, as placas bacterianas muitas vezes não são removidas corretamente e acabam se calcificando o que caracteriza o tártaro. Ele possui uma coloração amarelada e deve ser removida o quanto antes, pois pode evoluir para problemas odontológicos mais graves.

A prevenção é a melhor maneira de se evitar a formação dos tártaros, pois depois de formado, somente os cirurgiões-dentistas serão capazes de removê-lo com uso de equipamentos e técnicas corretas e especificas.

Quando não tratadas de forma correta, os tártaros podem evoluir para outros tipos de patologias como é o caso das gengivites, periodontites e retração gengival.

A gengivite é um tipo de inflamação da gengiva decorrente de toxinas liberadas pelas bactérias que fazem parte da placa bacteriana, ou tártaro. Já a periodontite é um tipo de complicação da gengivite não tratada. Nesses casos a inflamação vai além da gengiva e todas as estruturas da cavidade oral são comprometidas.

Quais os perigos do tártaro nos dentes?
crédito pixabay

A retração gengival é quando a gengiva fica mais curta devido às inflamações, infecções e lesões frequentes. Isso acontece também devido à mordida incorreta e nesses casos, a raiz dos dentes fica exposta, gerando dor e incômodo.

O que causa tártaro nos dentes?

A principal causa de acúmulo de tártaro nos dentes ocorre pela má escovação dos dentes, o que faz com que a placa bacteriana não seja removida e consequentemente se calcifique.

Além da má escovação, outras causas podem levar a presença de tártaro nos dentes, como:

  • Presença de restaurações ou obturações mal adaptadas;
  • Recidiva de cáries;
  • Próteses dentárias mal adaptadas ou com deficiente higienização;
  • Aparelho ortodôntico, pois, com ele é difícil higienizar algumas regiões dos dentes;

Como saber se tenho tártaro?

Geralmente o tártaro é indolor, mas ele possui algumas características que podem te ajudar no momento de identificar o problema.

No geral, essa formação mineral se encontra acima do nível da gengiva e possui coloração amarelada e/ou marrom.

Caso você note esse tipo de placa em seus dentes, procure por um cirurgião dentista, pois somente ele é capaz de remover todo o tártaro dos dentes de forma eficaz e segura.

Como eliminar o tártaro nos dentes?

Se você já tem o tártaro nos dentes, deve procurar por um cirurgião dentista para que ele possa removê-los com precisão e eficiência.

Eles são removidos através de uma limpeza profunda dos dentes, incluindo uma técnica chamada raspagem para retirada das placas bacterianas endurecidas. Ao realizar a raspagem, você terá a saúde de seus dentes restabelecida e poderá começar com medidas preventivas para evitar novos episódios da patologia.

Atualmente existem duas formas de eliminar o tártaro dos dentes, a raspagem que já foi mencionado acima e o ultrassom.

No caso do ultrassom, ele é um equipamento mais tecnológico capaz de remover os tártaros de forma fácil e rápida. Seu funcionamento se dá através da vibração de ponteiras que ao passarem sobre os dentes, quebram a placa bacteriana e as remove com eficiência.

O que o tártaro nos dentes pode causar?

Quando o tártaro nos dentes não é tratado, ele pode gerar várias complicações como problemas de gengiva, perda óssea, cáries dentais e até mesmo problemas cardíacos e respiratórios.

Além dos problemas citados acima, a estética do sorriso também fica comprometida, pois os dentes de tornam amarelados. O mau hálito também é um sintoma muito comum nas pessoas que possuem tártaro.

Como evitar a formação de tártaro nos dentes?

Como mencionamos, o tártaro nos dentes é uma condição totalmente passível de prevenção, pois quando higienizamos corretamente os dentes e as estruturas adjacentes, já conseguimos eliminar boa parte dos resíduos alimentares.

Além da escovação correta com o uso de escovas de dentes apropriadas, fazer uso de fio dental e enxaguantes bucais pode ser um grande diferencial para sua saúde bucal.

As escovas devem conter as certas macias e densas e o formato da cabeça da escova deve ser arredondado ou triangular, para facilitar o acesso às áreas mais difíceis da boca.

As escovações devem ser feitas regularmente após cada refeição, pois dessa forma, os resíduos alimentares não se acumulam na superfície dos dentes e entre eles e a gengiva. O fio dental pode ser usado apenas uma vez por dia, preferencialmente na última escovação do dia, que é quando você deve caprichar na higienização.

Como evitar o tártaro em crianças?

O tártaro é uma doença que não possui limite de idade e pode aparecer em qualquer pessoa, de qualquer gênero ou faixa etária. Para evitar que as crianças sofram com esse problema, elas precisam ser devidamente orientadas sobre a importância da escovação frequente e rotineira e devem ter em mente que escovar os dentes é uma tarefa diária e constante.

Você pode levar as crianças em consultas com cirurgiões-dentistas para que os mesmos as orientem sobre a melhor forma de escovar os dentes e também as ensine quais são os hábitos saudáveis para manter a saúde bucal.

F.A.Q

Qual o mal que o tártaro causa?

O tártaro pode causar gengivite, periodontite, retração gengival, problemas cardíacos, problemas de pulmões, mau hálito e comprometimento da estética do sorriso.

Quem tem muito tártaro não tem cárie?

Quando os tártaros não são tratados de forma correta, eles podem evoluir para quadros sérios de cáries dentais. Dessa forma, as pessoas que possuem muitos tártaros são mais propensas e desenvolver cáries.

O que é bom para remover o tártaro dos dentes?

Além de manter uma rotina de cuidados com os dentes, ter hábitos alimentares saudáveis também pode contribuir para a remoção ou prevenção do tártaro nos dentes.

É possível acabar com o tártaro?

Apesar de parecer difícil, acabar com o tártaro nos dentes pode ser uma tarefa fácil se você procurar por ajuda profissional de um cirurgião-dentista. Ele é o único profissional capaz de remover o tártaro dos dentes com técnicas específicas da Odontologia.

Foto de Alliage

O Autor

Alliage

Alliage é uma empresa detentora de várias marcas no setor da Saúde, que conta com um know-how de mais de 75 anos de experiência.

Veja mais de "Alliage" >

Leia também: