Qual a diferença entre raspagem e limpeza?

Qual a diferença entre raspagem e limpeza?

22/11/2022 - Por: Samara Sampaio

Entre os tratamentos mais eficazes para preservação da saúde bucal, a limpeza dental, ou profilaxia, e a raspagem dos dentes são dois dos mais comuns, feitas em muitas ocasiões, e muitas vezes realizadas juntos, o que gera confusão sobre a real diferença entre raspagem e limpeza.

Por isso vamos entender quais são as principais diferenças entre os dois procedimentos, como eles funcionam na prática e quando fazer cada um.

Acompanhe.

Diferenças entre raspagem e limpeza

Para começar resolvendo a questão, a principal diferença entre raspagem e limpeza está na finalidade e nas etapas de aplicação de cada tratamento.

Sendo mais geral e composta por mais etapas, a limpeza dental ou profilaxia é o procedimento mais completo entre os dois, criado para remover o biofilme bacteriano e o tártaro dos dentes para complementar o tratamento com uma limpeza mais intensa.

A raspagem, por outro lado, é um procedimento que visa apenas a remoção e tratamento do tártaro e da placa bacteriana e pode fazer parte da limpeza dental ou ser realizada separadamente.

Produtos usados na raspagem e limpeza

Apesar de existir uma diferença entre raspagem e limpeza, os equipamentos usados em cada tratamento são quase sempre os mesmos, sendo 3 deles os mais comuns:

Ultrassom odontológico

O ultrassom odontológico é um dos equipamentos mais versáteis para a raspagem e a profilaxia dental, auxiliando na remoção de tártaro e do biofilme bacteriano e no tratamento de problemas periodontais.

Esse aparelho é composto por uma peça central, que controla suas funções, e duas canetas de uso do dentista: a caneta com ponta ultrassônica, e a caneta com jato de bicarbonato.

Jato de bicarbonato

Usado tanto na raspagem quanto na profilaxia, o jato de bicarbonato é mais um aparelho versátil e muito eficaz.

Composto por uma ponta que dispara um jato com solução de água e bicarbonato, esse instrumento ajuda na limpeza concentrada dos dentes, garantindo uma higienização mais completa.

Curetas periodontais

As curetas periodontais são o terceiro item mais usado da lista, sendo muito utilizadas nas raspagem supragengivais comuns, aquelas em que o tártaro da superfície dos dentes é removido.

Com uma ponta em forma de gancho, elas são perfeitas para a remoção do tártaro e da placa de forma eficiente.

Como é feita a limpeza?

Depois de saber a diferença de raspagem e limpeza e os produtos mais usados nesses tratamentos, é hora de entender como funciona a limpeza dental, entendendo as 4 etapas principais do tratamento:

1ª etapa: raspagem supragengival

A primeira etapa da limpeza é a própria raspagem dental, do tipo supragengival, (a forma mais comum de raspagem).

Essa raspagem visa remover o cálculo grosseiro acumulado na superfície nos dentes, sendo uma etapa preparatória para a profilaxia.

2ª etapa: profilaxia

Após a raspagem, vem a profilaxia, a limpeza dos dentes de fato.

Nessa etapa, os dentes são escovados e limpos com a ajuda da escova de Robinson e da pasta profilática, para garantir uma limpeza mais ativa da superfície dos dentes.

3ª etapa: jato de bicarbonato

Após a limpeza, ocorre a aplicação do jato de bicarbonato, usado aqui para ajudar a remover restos de sujeira que podem ainda estar nos dentes.

Essa etapa pode ou não ser parte do tratamento e está incluída conforme a necessidade do dentista e situação do paciente.

4ª etapa: aplicação tópica de flúor

Por fim, vem a aplicação tópica de flúor.

Nessa etapa, o dentista aplica uma camada de flúor na superfície dos dentes que acabou de ser limpa, para garantir a proteção contra a ação corrosiva das bactérias e a formação de tártaro e cáries, além de reforçar a remineralização da superfície tratada e completar a recuperação dos dentes.

Qual a diferença entre raspagem e limpeza
Qual a diferença entre raspagem e limpeza? (Créditos: Cottonbro Studio)

Como é feita a raspagem nos dentes?

Apesar de também ser uma etapa da limpeza dental, a raspagem comum dos dentes é um procedimento que pode ser feito separadamente, trazendo assim mais uma diferença entre raspagem e limpeza.

Nos casos em que é feita à parte, essa raspagem costuma servir para eliminar o biofilme bacteriano dos dentes e consiste nas etapas de raspagem supragengival, feita com uma cureta ou ultrassom, e raspagem subgengival, normalmente feita apenas com o ultrassom.

Como é feita a raspagem do tártaro?

E por fim, temos a raspagem do tártaro propriamente dita.

Semelhante à raspagem de remoção de biofilme, a raspagem do tártaro é feita com a ajuda do ultrassom e das curetas, para remover a placa endurecida dos dentes que pode estar acima ou abaixo da gengiva.

Por ser um tratamento que pode ser feito sozinho, a raspagem do tártaro costuma ser um procedimento de emergência muito usado em casos em que apenas a remoção do tártaro é necessária.

Foto de Samara Sampaio

O Autor

Samara Sampaio

Cirurgiã-dentista e mestre em ciências odontológicas (UNIFAL-MG). Especialista de Produtos da área de peças de mão e periféricos na Alliage.

Veja mais de "Samara Sampaio" >

Leia também: