Raio X periapical: o que é, como funciona e os melhores raios X

Raio X periapical: o que é, como funciona e os melhores raios X

16/09/2022 - Por: Ademar Junior

A tecnologia está cada vez mais avançada quando o assunto é equipamentos odontológicos e médicos no geral. O raio X periapical é mais uma dessas tecnologias que estão tomando conta dos consultórios e clínicas odontológicas de todo o mundo. 

Ele é destinado a mostrar imagens de certas partes da boca, ou seja, as imagens obtidas através da radiografia periapical mostra somente o necessário. 

A cada dia que passa, mais aparelhos são lançados no mercado e eles sempre visam a praticidade e o conforto tanto do paciente quanto do profissional de modo a tornar o trabalho mais eficiente e seguro. 

Diante disso, podemos dizer que esse tipo de exame evidencia a relação entre os dentes e os tecidos adjacentes, mostrando a anatomia dentária e as estruturas ao redor. 

Nesse artigo iremos mostrar com mais detalhes todas as informações relacionadas com o raio x periapical, seu conceito, funcionalidades, indicações, contraindicações e técnicas utilizadas para captura das imagens. 

Caso você queira adquirir um aparelho de raio x periapical para seu consultório ou clínica, fique atento a todas as informações para que você possa escolher o melhor modelo e marca e assim tornar seus atendimentos mais eficientes e confortáveis para seus pacientes. 

O que é raio X periapical? 

Raio X periapical
Raio X periapical

O raio X periapical é o equipamento destinado à obtenção de imagens radiográficas periapicais. 

Essas imagens favorecem o diagnóstico preciso e fornecem informações detalhadas das áreas a serem tratadas pelo dentista. 

Basicamente existem duas técnicas para a realização do raio X periapical que são: a bissetriz e o paralelismo, ambas com a finalidade de minimizar as distorções e ampliações da imagem. Essas técnicas serão discutidas mais a adiante no artigo. 

Como essas imagens são específicas de uma determinada região, elas favorecem a visualização da anatomia detalhada dos dentes, ou seja, é possível observar desde a coroa até o término da raiz e também as áreas adjacentes. 

É importante ressaltar que esse tipo de imagem pode ser feito em qualquer dente, sejam eles molares, pré-molares, incisivos ou caninos, podendo ser da arcada dentária superior ou inferior. 

Dentre os tipos de radiografias intraorais existentes, a periapical é a mais comum e frequente nos consultórios odontológicos pois abrange uma área de cerca de 2 a 3 dentes juntos. 

Apesar de ser um exame que abrange um espaço pequeno da boca, você pode fazer uma série de exames até conseguir radiografar todos os dentes, pois dessa forma, você terá imagens detalhadas de toda sua arcada dentária (superior e/ou inferior). 

Como funciona o raio X periapical digital? 

Assim como outros aparelhos, o raio X periapical passou por diversas modernidades para se tornar mais eficiente, rápido e prático para quem o opera. 

Essa modernidade inclui a opção de radiografias periapicais digitais, que são aquelas que dispensam o uso do filme, ou seja, as imagens obtidas no exame são enviadas diretamente para o computador ou tablet do cirurgião dentista e para o celular ou e-mail do paciente (quando solicitado). 

A tecnologia digital possui muitas vantagens em relação ao antigo método de obtenção das imagens. Dentre os principais benefícios podemos citar os mais importantes: 

  • Preservação do meio ambiente: os exames digitais dispensam o uso do plástico utilizado no filme, dessa forma gera menos resíduos que futuramente serão descartados na natureza. 
  • Armazenamento: no computador é possível arquivar muitas imagens sem ocupar muito espaço em seu computador ou consultório. 
  • Compartilhamento: outro ponto positivo é a facilidade de compartilhar as imagens com os profissionais e com os pacientes, pois você pode enviá-las para o celular ou computador com apenas um clique. 
  • Tempo: além da facilidade de compartilhar as imagens, elas podem ser enviadas no mesmo instante em que são obtidas. 
  • Softwares: além das vantagens citadas acima, com as imagens digitais e os programas de edição corretos, você pode modificar as imagens para conseguir visualizar melhor as estruturas. Alguns pontos que podem ser editados na imagem são: brilho, contraste e nitidez por exemplo. 

Quem é responsável por manusear o Raio X periapical? 

Muitas pessoas não sabem quem são os profissionais que operam os equipamentos de raio X e nesse artigo vamos mostrar quem são eles. 

Em casos de radiografias feitas dentro do próprio consultório, os dentistas estão aptos a operar o equipamento pois aprendem o básico de radiologia em sua graduação. 

Nos casos de laboratórios e grandes centros de exames de imagem, é preciso que o profissional tenha curso de radiologia, seja ele técnico ou superior. 

Quais os melhores raio X periapicais?

Embora existam muitos modelos e marcas de raio X periapical no mercado, algumas marcas são mais reconhecidas e recomendadas mundialmente pelos cirurgiões dentistas. 

Atualmente, a Saevo conta com três modelos de raio X periapical que serão detalhados a seguir: 

  • Portátil 

O modelo portátil Eagle X-Ray garante radiografias mais nítidas e de ótima qualidade. O raio X portátil permite que a radiação de fuga do equipamento seja reduzida por um colimador de material radiopaco, evitando exposição desnecessária e direcionando a radiação para o exame. 

  • Coluna móvel 

O modelo SPECTRO 70X garante imagens perfeitas, é leve e fácil de manusear, tem um posicionamento preciso do cabeçote, diversos mecanismos para garantir a segurança do paciente e do operador, diminui o número de radiações em direções desnecessárias e não oferece risco de vazamento ou explosão. Possui temporizador digital centesimal, proporciona redução no tempo de exposição à radiação e pode ser usado com filmes convencionais. 

  • Pantográfico 

Semelhante ao modelo anterior, porém fixado à parede. 

A Saevo também possui três modelos de raio X periapicais. Os modelos disponíveis atualmente no site são: 

  • Parede 

Possui Tecnologia Green exclusiva, com 95% menos chumbo. Oferece segurança ao paciente e ao cirurgião-dentista, possui movimentação suave, precisa e estável. Tem baixa emissão de radiações desnecessárias e é um equipamento bivolt. 

  • Coluna móvel 

Semelhante ao anterior, porém com uma coluna móvel. Dentre os três modelos é o único que contém um cabo de alimentação removível, de fácil substituição. 

  • Pantográfico 

Também semelhante aos anteriores em funcionamento e qualidade. O que os diferencia é o método de fixação. 

Qual o valor de um raio X periapical? 

Os valores desses equipamentos são muito variáveis a depender das marcas e modelos. 

No geral, um raio X periapical de boa qualidade tem um valor estimado entre R$12.230,00 e R$15.649,00. 

Antes de adquirir seu equipamento, é importante observar alguns aspectos para decidir qual o melhor tipo para seu consultório. 

Algumas dicas importantes para serem levadas em consideração no momento de escolher seu equipamento de raio X periapical são: 

  • Reconhecimento no mercado; 
  • Custo x benefício; 
  • Qualidade do produto; 
  • Durabilidade do produto; 
  • Facilidade e custos de manutenção; 
  • Termos de garantia; 
  • Tipo de manuseio (opte por equipamentos leves e de fácil manuseio); 
  • Disponibilidade de espaço para guardar o equipamento e para operá-lo entre muitas outras dicas. 

Indicação da radiografia periapical 

Apesar de ser uma radiografia considerada pequena, pois abrange áreas de no máximo 4 dentes juntos, elas possuem muitas indicações. 

Muitos dentistas têm o costume de fazer pastas de radiografias às quais essas pequenas imagens são colocadas em sequência para uma melhor visualização. 

Ao serem colocadas em sequência, é possível observar todos os componentes da boca de forma detalhada e precisa, analisando todos os detalhes existentes para um diagnóstico mais preciso e eficaz. 

Algumas das indicações mais frequentes do raio X periapical para a odontologia são: 

  • Diagnóstico de cárie: é uma forma de deterioração dos dentes, que representa uma lesão estrutural e uma infecção cruzada causada por bactérias. Os organismos causadores da cárie conseguem perfurar o esmalte do dente e formar placas duras de cor escura. O raio X periapical serve para analisar o nível, profundidade e gravidade das cáries dentárias. 
  • Tratamento de canal; 
  • Visualização de lesões ao redor da raiz dos dentes; 
  • Alterações odontológicas nas coroas, raízes e osso alveolar; 
  • Observação de perdas ósseas e de qualidade óssea: é a perda do tecido ósseo alveolar responsável por fixar os dentes no lugar. Quando ocorre essa perda, os dentes ficam moles e podem cair ou adoecer. Geralmente, as perdas ósseas ocorrem por velhice ou má higiene bucal. Dessa forma, a radiografia periapical é indicada para avaliar os ossos de sustentação dos dentes e assim fazer um diagnóstico precoce e preciso. 
  • Observação das restaurações dentárias; 
  • Diagnóstico de cistos, cálculos salivares, lesões neoplásicas e presença de corpos estranhos: os cistos são difíceis de diagnosticar e os profissionais precisam ter cautela e cuidado ao avaliar as imagens. No geral, os cistos são caracterizados por cavidades repletas de líquidos ou secreções que podem abrigar bactérias e células mortas. A radiografia periapical é solicitada para analisar a presença, o local e a extensão da patologia. 
  • Observação de implantes dentários; 
  • Observação de trauma oclusal: alteração patológica que ocorre no periodonto de sustentação devido a força excessiva feita na mastigação, causando lesões nos tecidos periodontais, polpa dentária, articulação temporomandibular e músculos da mastigação. 

Contraindicação 

O raio X periapical não apresenta riscos ou contraindicações para os pacientes, pois é um tipo de emissão de radiação controlada. Diante disso, tanto adultos quanto crianças podem fazer a radiografia periapical sem receio. 

Apesar de ser seguro, alguns cuidados precisam ser tomados como é o caso das pacientes grávidas. 

Nesses casos em especial, a gestante deve informar ao cirurgião dentista quando foi a última vez que realizou uma radiografia para o profissional possa observar se o procedimento é viável ou não. 

Como é feito o exame periapical completo? 

Esse exame radiológico é bastante simples de ser feito e geralmente é realizado dentro do consultório do cirurgião dentista. 

Para realizar a radiografia periapical, o cirurgião dentista posiciona o filme na boca do paciente no local que deseja obter as imagens. Feito isso, posiciona o tubo de emissão do feixe de raios x, se posiciona conforme as especificações do equipamento e dispara os feixes de raio X. 

Vale lembrar que, nos modelos digitais, não há a necessidade do filme, pois ele se encontra incluído no equipamento. 

Outro ponto importante a ser destacado é o fato de o exame ser indolor, ou seja, não causa dor ao paciente e não é necessária preparação prévia para sua realização. 

Apesar de não ser necessário se preparar, o paciente deve colocar um colete de chumbo para proteger as demais partes do corpo dos feixes de raio X. 

Quanto tempo demora? 

Dentre todos os tipos de exames de imagens usados na odontologia, o raio X periapical é com certeza o mais rápido de ser realizado. 

Após posicionar o paciente, as imagens são obtidas dentro de 1 a 2 minutos cada região a ser examinada, pois como mencionamos anteriormente, o cirurgião dentista pode optar por fazer várias sequencias de radiografias da arcada dentária superior e inferior. 

Outros exames odontológicos 

Os exames odontológicos existem para ajudar os dentistas na tomada de decisões e no diagnóstico precoce de determinadas patologias. 

Além do raio X periapical, existem outros tipos de exames que podem ser solicitados pelos dentistas quando ele o julgar necessário. 

Ultrassom odontológico 

É usado principalmente no tratamento de profilaxia odontológica, ou seja, procedimentos de limpeza dentária de vários tipos. 

Dentre as utilidades do ultrassom odontológico podemos citar a remoção do biofilme dentário, a remoção do tártaro sub e supra gengival, a limpeza do canal radicular, a remoção de pinos e a restauração de procedimentos antigos, a condensação da amálgama e a remoção de coroas. 

Raio X panorâmico 

É a radiografia que abrange todos os dentes de uma vez só. É solicitado para avaliar dentes impactados, conhecimento geral da arcada dentária superior e inferior, detectar doenças, lesões e condições mandibulares, analisar fraturas mandibulares, examinar a extensão de lesões amplas, avaliar traumas, planejar o pré-operatório de cirurgias bucomaxilofaciais, avaliar padrões de erupção, crescimento e desenvolvimento, avaliar os terceiros molares, verificar patologias e anomalias dentais e muito mais. 

O que são exames intraorais? 

Os exames intraorais são as técnicas radiográficas feitas no interior da boca, a fim de se obter imagens dos dentes e de seu interior, além de dos tecidos moles e todas as adjacências do elemento dentário. 

As radiografias intraorais são subdivididas em três grupos: oclusal, interproximal e periapical. 

Radiografia bite wing ou interproximal 

Essa radiografia é focada na coroa dentária, podendo captar até três dentes da arcada dentária superior ou inferior. 

Para realizá-lo, o paciente morde um posicionador para que o exame capture a imagem dos dentes das duas arcadas. Esse exame é solicitado para identificar cáries interproximais. 

Radiografia oclusal 

Esse tipo de radiografia permite a obtenção de imagens da maxila (total, incisivos, caninos, pré-molares e molares, entre outros) e de elementos da mandíbula. 

A principal indicação da radiografia oclusal é analisar os casos de pacientes com perdas dentárias. 

Ortopantomografia 

A Ortopantomografia ou radiografia panorâmica é um exame radiográfico que permite obter imagens de todos os dentes e áreas adjacentes de uma só vez. 

Suas principais indicações são: avaliação do tratamento ortodôntico, de doença periodontal, de reabsorções ósseas, de lesões periapicais, de tratamentos endodônticos (desvitalização de dentes); de dentes inclusos ou impactados, incluindo os dentes do siso, entre muitas outras. 

Quais as técnicas utilizadas no raio X periapical? 

Como mencionamos anteriormente, existem duas técnicas utilizadas no raio X periapical. Essas técnicas são diferenciadas de acordo com as seguintes características: 

Técnica Periapical da Bissetriz: nessa técnica o filme é posicionado na região posterior do dente e o próprio paciente segura o filme com o dedo, fazendo com que o raio incida perpendicularmente ao ângulo formado entre o dente e o filme. 

No caso dos dentes pré-molares e molares, o filme é posicionado na horizontal e nos dentes incisivos e caninos, o filme é posicionado na vertical. 

Quando o paciente for realizar a técnica na arcada dentária superior, o filme deve ser firmado com o polegar. Já para as radiografias da arcada dentária inferior, o filme deve ser posicionado com o dedo indicador. 

Técnica Periapical do Paralelismo: o filme é posicionado paralelamente ao eixo do dente, fazendo com que o raio incida perpendicularmente ao centro do eixo do dente e do filme. Nesses casos é necessário o uso de um posicionador, ou seja, o paciente não participa desse tipo de técnica. 

F.A.Q 

O que é a radiografia periapical? 

A radiografia periapical é um exame que utiliza raios X para mostrar toda a região de um dente com o osso ao redor dele, ou seja, ele mostra áreas pequenas e específicas da boca. 

Qual a diferença entre radiografia panorâmica e periapical? 

A grande diferença entre a radiografia panorâmica e a periapical é a área de abrangência de ambas. Na panorâmica é possível observar todos os dentes e anexos e na periapical é possível observar com detalhes apenas alguns dentes de cada vez. 

O que são radiografias Bite wings e para que servem? 

Tipo de radiografia focada na coroa dentária. Serve para identificar cáries interproximais. 

Quanto custa uma radiografia periapical? 

O valor de um raio X periapical pode variar mediante vários fatores. Entretanto, o preço médio desse tipo de exame é cerca de R$ 150,00. 

 

Foto de Ademar Junior

O Autor

Ademar Junior

Administrador. Mestrando em administração. MBA em gestão empresarial. Especialista de Produtos da área de Imagem na Alliage.

Veja mais de "Ademar Junior" >

Leia também: