Quais são os problemas bucais mais comuns em cada fase da vida?

Quais são os problemas bucais mais comuns em cada fase da vida?

28/11/2022 - Por: Arthur Mancini

Problemas bucais são comuns em várias fases da vida, enfrentados em igual medida por pessoas de todas as idades.

Alguns deles, porém, costumam ser mais evidentes em determinada idade e, se não forem combatidos, podem causar danos mais severos à saúde bucal e à sua qualidade de vida.

Dessa forma, vamos entender quais os problemas bucais mais comuns nas principais fases da vida, além de saber como identificá-los e combatê-los, garantindo a devida prevenção com os cuidados mais adequados em cada fase.

Problemas bucais
Problemas bucais em diferentes fases da vida

Problemas bucais mais comuns em crianças

Sendo a primeira fase da vida e uma das mais importantes quando se trata de saúde bucal, a infância é um estágio que exige muita atenção, sendo um período delicado do desenvolvimento dos dentes, e por isso suscetível a doenças e problemas bucais.

Conheça os mais comuns:

Cáries

As cáries são antes de tudo, um problema comportamental, causado pelo acúmulo de bactérias e açúcar nos dentes e por uma má escovação dental.

Dessa forma, essa se torna uma das doenças mais comuns na infância, causada pelo alto consumo de doces e açúcares e pela falta de disciplina com a escovação.

Esse consumo excessivo de doces e ácidos também pode acabar levando ao surgimento de erosões nos dentes, problema tão grave quanto as cáries.

Problemas com a mordida

Os problemas com a mordida são outro problema dental comum na infância, ocasionados na maioria pelos hábitos cultivados pela criança quando bebê, como o uso excessivo da mamadeira ou o hábito de chupar dedos.

Se não tratados, esses problemas podem causar outras complicações, como a mastigação ruim e problemas com o sorriso.

Perda precoce dos dentes

Não tão comum como as anteriores, mas ainda presente, a perda precoce dos dentes é mais uma complicação presente na infância, ocorrendo devido a fatores como traumas, cáries, problemas externos de saúde e até mesmo complicações hormonais.

Sendo um processo anormal, essa perda deve ser comunicada a um dentista, que fará o tratamento adequado do problema.

Doenças bucais na adolescência

Marcada pelo nascimento dos dentes sisos e por uma mudança comportamental drástica, a adolescência é uma fase que também traz problemas bucais específicos, alguns deles também encontrados na fase adulta, causados por questões comportamentais.

Veja quais são:

Placa bacteriana

A placa bacteriana ou biofilme é o primeiro exemplo de problema comportamental que passa a prejudicar os adolescentes.

Causada pelo acúmulo de bactérias e restos de alimentos nos dentes, a placa se forma quando há uma má higiene bucal, fator que pode se tornar um hábito na adolescência.

Desalinhamento dos dentes

Os dentes desalinhados, outro problema comum da adolescência, não surgem necessariamente nessa fase, mas acabam se tornando um problema nessa época da vida e é nesse período em que também devem ser tratados.

As causas de desalinhamento dos dentes são variadas, e podem começar ainda na infância, após o nascimento dos dentes permanentes. Mas esse problema pode ser resolvido com o uso de aparelhos ortodônticos.

Problemas com o siso

Os sisos, últimos dentes a nascerem, começam a surgir durante a adolescência, época em que também ocorrem problemas com a saída desses dentes na boca.

Problemas como desconfiguração dos dentes na arcada dentária, inflamações por má erupção do siso, e problemas com o nascimento do dente são comuns nessa época, e também devem ser devidamente tratados.

Problemas comuns na idade adulta

A idade adulta é uma época em que há o surgimento de problemas bucais de tipos mais variados, causados por questões comportamentais e causas externas. Mas, dentre todos, alguns se destacam:

Sensibilidade dentária

Esse é um problema comum na idade adulta, e surge quando a raiz ou a dentina, partes sensíveis dos dentes são expostas, fazendo com que haja sensibilidade a alimentos frios e quentes.

A sensibilidade pode ser causada pela retração da gengiva, ocasionada por uma escovação incorreta dos dentes, pela perda do esmalte, ou mesmo por outros problemas, como bruxismo e refluxo.

Gengivite

Ocasionada pelo acúmulo de tártaro, a gengivite é uma doença também causada pela má higiene bucal.

Sendo uma inflamação gerada pela formação de bactérias calcificadas abaixo da gengiva, esse quadro pode levar ao sangramento gengival, e posteriormente, à periodontite.

Bruxismo

Popularmente conhecido como rangemento dos dentes, o bruxismo é um problema bastante presente na idade adulta, ocorrendo em momentos de ansiedade e estresse, ou mesmo como um problema associado ao sono.

Apesar de acontecer com frequência, o bruxismo pode ser facilmente tratado com o uso de uma placa de proteção feita sob medida.

Tártaro

E finalmente, vem o tártaro. Assim como a gengivite, o tártaro dental é um dos problemas mais comuns na idade adulta, sendo, como vimos, o precursor da inflamação na gengiva.

Formado pelo endurecimento do biofilme bacteriano na base dental, ou na região entre os dentes, o tártaro é um problema bucal que só pode ser combatido por um dentista.

Ele é o causador de doenças bucais e cardíacas causadas por bactérias se não for propriamente tratado.

Doenças bucais mais comuns em Idosos

A terceira idade é uma época tão delicada para a saúde bucal quanto a infância, pois é nessa fase da vida em que enfrentamos diversos problemas de saúde.

E assim como acontece em outros períodos da vida, existem problemas bucais que também se manifestam nessa fase.

São elas:

Xerostomia (ou boca seca)

A xerostomia, conhecida popularmente como boca seca, é um problema bucal que consiste na baixa salivação na boca, geralmente relacionado ao uso constante de medicamentos, muito comum nessa fase da vida, ou mesmo às doenças de outros tipos.

A xerostomia também pode ocasionar maior produção de bactérias, que pode levar à formação de outras doenças bucais, e até mesmo ao mau hálito.

Lesões na boca

Também comuns na terceira idade são as lesões na mucosa bucal, pequenos cortes ou feridas que são causados em sua maioria pelo mau uso e encaixe de próteses dentárias, má escovação dos dentes e até mesmo consumo de cigarro.

Perda dos dentes

Por fim, e tão comum quanto os problemas bucais anteriores, está a perda dos dentes.

Ainda muito comum em idosos, essa condição pode estar associada a vários fatores como as condições de saúde de um paciente, gengivite e até mesmo problemas já citados, como a falta de salivação e a produção de bactérias na boca.

Felizmente, a perda dos dentes pode ser facilmente tratada, e até mesmo prevenida, com visitas regulares ao dentista.

F.A.Q – Problemas bucais

Quais são os problemas bucais mais comuns?

Os problemas bucais mais comuns durante a vida são: cáries, gengivite, cálculo dental, periodontite, afta e herpes labial.

Quais doenças se manifestam na boca?

Doenças de outra origem podem apresentar sintomas ou sinais na região da boca, como: anemia, doenças autoimunes, diabetes e até mesmo câncer de boca.

O que os problemas bucais podem causar às pessoas?

Os problemas bucais podem causar perda de autoestima, complicações de saúde bucal e física, dificuldade de mastigação e até mesmo outras doenças como problemas cardíacos.

 

Foto de Arthur Mancini

O Autor

Arthur Mancini

Veja mais de "Arthur Mancini" >

Leia também: