Formação de tártaro nos dentes: veja como ocorre o tratamento e 4 dicas de como evitar

Formação de tártaro nos dentes: veja como ocorre o tratamento e 4 dicas de como evitar

08/11/2022 - Por: Alliage

A formação de tártaro nos dentes prejudica muito a saúde bucal e em consequência afeta negativamente a estética e a auto estima das pessoas.

Além de ser um problema estético, o tártaro pode causar doenças graves de gengiva que podem evoluir para casos graves e irreversíveis.

Apesar de ser muito grave, o tártaro é facilmente prevenido com bons cuidados. Além de poder ser prevenido, o tártaro pode ser tratado pelos cirurgiões-dentistas de forma rápida, a fim de se evitar complicações futuras.

Neste artigo vamos mostrar como o tártaro é formado e também quais as principais causas dessa patologia. Além disso, também vamos mostrar as formas de prevenção do tártaro nos dentes para que você sempre tenha um belíssimo sorriso e uma saúde bucal perfeita.

Como é a formação de tártaro nos dentes?

A placa bacteriana ou biofilme dental é uma película de bactérias que se forma em nossos dentes constantemente. Essa placa é formada ao longo da gengiva e contém bactérias que podem causar cáries e doenças periodontais.

No entanto, essa placa deve ser tratada com a escovação, caso contrário ela pode endurecer e formar o famoso cálculo dental ou tártaro.

A estrutura do tártaro é permeável e por esse motivo permite que a saliva e outros fluidos provenientes da alimentação infiltrem-se na placa e acabem causando as famosas patologias associadas.

Uma escovação inadequada favorece o aparecimento do tártaro pois os restos alimentares se mantem dentro da boca e acabam se infiltrando na estrutura da placa.

Quais são as causas do tártaro nos dentes?

Como mencionamos, as causas do tártaro nos dentes estão muito relacionadas com a má escovação e maus hábitos de higiene bucal, como o não uso do fio dental.

Os alimentos se depositam com facilidade nos dentes e por esse motivo a escovação deve ser muito eficaz, para conseguir eliminar todos esses resíduos.

No geral, as principais causas do tártaro nos dentes são o acúmulo de resíduos nos dentes e na grande maioria dos casos, esse acúmulo está associado à escovação e hábitos de higiene bucal incorretos.

Como evitar o tártaro no dente?

O tártaro nos dentes é uma patologia que pode facilmente ser evitada se você mantiver os devidos cuidados com sua saúde bucal.

Por ser formado pelo acúmulo de resíduos, o tártaro pode ser prevenido, ou seja, para evitar que essa placa bacteriana se forme basta uma boa e correta escovação.

1 – Escolha uma boa escova

Para fazer a correta higienização das estruturas da boca, você precisa escolher uma boa escova de dentes. A escova perfeita é aquela que atende todas as suas necessidades e claro, proporciona uma boa limpeza dos dentes e todas as estruturas adjacentes.

Como existem muitos tipos de escova no mercado, você precisa se atentar para alguns detalhes como o tipo de cerdas que deve ser macias para higienizar próximo à gengiva sem lesioná-la. Além disso, as cerdas devem ser retas para que toda a superfície dos dentes seja higienizada.

Embora pareça algo indiferente, a quantidade e a densidade das cerdas também fazem muita diferença no momento de escolher a escova ideal. No geral, o tipo de escova mais indicada é aquele que possui um maior número de cerdas, pois quanto maior a quantidade de cerdas maior o contato delas com a superfície do esmalte dentário, promovendo uma limpeza mais profunda e eficaz.

Outro ponto a ser analisado é o formato da escova. Dê preferência aos modelos com cabeça pequena, arredondada ou triangular, pois elas são mais fáceis de chegar até os dentes de trás e facilitam sua limpeza.

Além disso, os modelos de escova de dentes com cabo emborrachado ou anatômico possibilitam realizar movimentos mais firmes e precisos, o que contribui positivamente para uma escovação correta e eficiente.

2 – Escove os dentes após cada refeição

Todos os tipos de alimentação deixam resíduos na boca e por esse motivo é muito importante realizar uma correta escovação após cada refeição, seja ela grande ou pequena.

Como o tártaro é formado por acúmulo de resíduos que abrigam bactérias, a melhor forma de prevenir é escovar os dentes regularmente e várias vezes ao dia, sendo recomendado a escovação após cada refeição.

Se você não estiver em casa ou for fazer as refeições fora de casa, lembre-se de levar um kit de higiene bucal que contenha escova, pasta de dente e fio dental, que são itens básicos da escovação.

3 – Faça uso do fio dental todos os dias

Além de escolher uma boa escova e escovar os dentes após cada refeição, você também deve fazer uso do fio dental para complementar a higienização da boca.

Algumas partículas de comida são muito pequenas e podem entrar nos menores espaços contidos entre os dentes e entre a gengiva e os dentes. Nesses espaços, pode ser que apenas o fio dental seja capaz de limpar, então seu uso é muito importante para manter a saúde bucal.

Apesar do uso do fio dental ser muito eficiente na escovação, ele deve ser feito com cautela, pois o uso exagerado dele pode agredir o tecido da gengiva e causar lesões desnecessárias. Pensando nisso, você pode fazer uso do fio dental apenas na última escovação do dia.

Vale lembrar que você deve passar o fio dental entre todos os espaços dos dentes e também deve pressionar um pouco a gengiva, mantendo o cuidado para não a machucar. Lembre-se de fazer movimentos leves e delicados e faça uma rotina para que esse tipo de higienização se torne algo a ser feito todos os dias.

Como tratar tártaro nos dentes?

Como mencionamos, somente a placa bacteriana é possível de ser tratada com a escovação correta. Após calcificar e se tornar um tártaro, as medidas de remoção são um pouco mais complicadas e devem ser feitas por um profissional dentista.

O tratamento do tártaro propriamente dito, acontece com algumas técnicas da Odontologia como o uso de ultrassom e cureta por exemplo.

Essas técnicas servem basicamente para tratar o tártaro dos dentes como se estivéssemos polindo-os e deixando-os limpos e lindos.

F.A.Q

O que destrói o tártaro?

Como podemos notar, o tártaro pode ser destruído com algumas técnicas e tratamentos específicos da Odontologia. No geral, ele pode ser tratado pelos dentistas com o uso de alguns aparelhos como é o caso do ultrassom.

O que produz tártaro?

O tártaro é produzido pelo acúmulo de resíduos alimentares nos dentes na região próxima às gengivas. Ele ocorre quando os dentes não são devidamente escovados e as sujeiras se acumulam nos dentes e nos espaços entre eles.

Foto de Alliage

O Autor

Alliage

Alliage é uma empresa detentora de várias marcas no setor da Saúde, que conta com um know-how de mais de 75 anos de experiência.

Veja mais de "Alliage" >

Leia também: