Drenagem de abscesso 1: como ela funciona e quando fazer?

Drenagem de abscesso 1: como ela funciona e quando fazer?

28/11/2022 - Por: Cassiano Pires

O abscesso dentário é um dos problemas bucais mais perigosos e incômodos que podemos ter, podendo gerar infecções avançadas que causam inchaço no rosto e até mesmo necrose dos tecidos dentários.

Nesses casos extremos, fazer uma drenagem de abscesso é a medida mais eficiente para combater esse avanço. Mas como ela funciona e quando é indicada?

Vamos descobrir abaixo.

Drenagem de abscesso
Drenagem de abscesso

Como funciona a drenagem de abscesso?

A drenagem de abscesso é um dos tratamentos mais eficazes para combater o avanço dos abscessos na boca, servindo para remover o pus acumulado em uma região abaixo da raiz dos dentes em um inchaço no rosto ou mesmo na gengiva.

A drenagem consiste em uma pequena incisão ou corte no local da boca onde há um acúmulo de pus e na subsequente drenagem do material infeccioso.

Ele pode acontecer de forma natural, em que o pus sai através do corte, ou com a ajuda de um dreno, nos casos em que há um volume muito maior de secreção.

Nos casos em que um abscesso se forma abaixo da raiz do dente, a drenagem pode acontecer por meio de um tratamento de canal, processo em que o pus será removido pela cavidade aberta no dente.

O que causa um abscesso no dente?

Sendo um produto da cárie em estágio avançado, os abscessos dentários acontecem quando uma cárie atinge a polpa, a camada mais profunda do dente, causando uma infecção que gera um acumulo de pus e necrose na região.

O pus acumulado então é expelido para fora da raiz, ficando acumulado em pequenas bolsas logo abaixo, que vão crescendo e empurrando mais secreção para dentro, ocasionando posteriormente o surgimento de bolhas de pus acima da gengiva, ou mesmo causando inchaço e acúmulo de material na região da face que rodeia o dente.

Como realizar uma drenagem de abscesso?

Quando a infecção bacteriana atinge um estágio avançado, gerando inchaço no rosto e inflamações no dente, é hora de procurar um dentista e solicitar uma drenagem de abscesso.

Apesar de parecer simples, esse procedimento só pode ser feito por um dentista qualificado, pois pode envolver tratamentos complexos, como o tratamento de canal, ou exames mais aprofundados que apenas um profissional qualificado pode realizar.

Dessa forma, um abscesso dentário não é uma doença que pode ser tratada pelo próprio paciente.

Para realizar o procedimento, o dentista irá utilizar os equipamentos e o método clínico mais adequado para a situação do paciente, identificar a origem e estágio do abscesso, realizar os exames necessários e executar o tratamento da forma mais eficiente e cuidadosa possível.

Riscos do Abscesso

Um abscesso pode trazer incômodo e desconforto para um paciente, sendo uma infecção preocupante e um problema que deve ser tratado com emergência.

Mas os riscos dessa doença vão além disso.

Caso não seja tratado de forma adequada, um abscesso pode causar, em um primeiro estágio, a perda do dente infectado, e trazer complicações para a saúde do paciente, uma vez que, se entrarem em contato com a corrente sanguínea, as bactérias acumuladas na região podem se espalhar pelo corpo, gerando doenças muito mais graves ao paciente.

Por isso, é importante nunca esquecer de visitar um dentista sempre que os sintomas aparecerem.

Quando é necessário drenar um abscesso?

Apesar de ser um tratamento conhecido para a patologia em questão, a drenagem de abscesso não é o único tratamento para um abscesso dentário, sendo usada em situações específicas.

A drenagem de abscesso é recomendada em situações em que uma bolsa de pus concentrada já se formou, sem se romper naturalmente, ou mesmo nos primeiros estágios do problema, quando ela ainda não rompeu a raiz.

Dessa forma, o procedimento é utilizado para resolver um problema específico, o acúmulo de pus na boca, e deve ser acompanhado ou precedido do tratamento adequado da cárie, doença que normalmente gera a formação de abscessos.

O que acontece se um abscesso não for drenado?

Caso não seja tratado corretamente e a tempo, um abscesso pode evoluir na região afetada da boca, causando o acúmulo de mais pus, e consequentemente o agravamento da infecção, que pode sair do controle e causar inchaços na região do rosto.

Nesses estágios crônicos, o tratamento pode ser mais difícil de realizar, trazendo mais consequências para a recuperação dos pacientes, e até mesmo, como já vimos, riscos para a saúde do paciente.

Por isso, em caso de formação dessas bolsas na região dentária, consultar um dentista e fazer um tratamento com drenagem de abscesso é extremamente necessário, e não deve jamais ser negligenciado.

Foto de Cassiano Pires

O Autor

Cassiano Pires

Cirurgião-dentista, mestre e doutorando em Endodontia (FORP-USP). Especialista em Radiologia e Imaginologia (AORP). Especialista de Produtos da área de Imagem na Alliage.

Veja mais de "Cassiano Pires" >

Leia também: