Entenda o que é e como funciona o sensor digital odontológico

Entenda o que é e como funciona o sensor digital odontológico

21/10/2022 - Por: Cassiano Pires

Você sabia que o sensor digital odontologico tem tudo para transformar o seu exame? Graças aos recentes avanços da tecnologia, agora é possível diagnosticar e  desenvolver métodos de tratamento e restauração muito mais rápidos e precisos.

Neste artigo reunimos todas as principais informações a respeito do uso do sensor digital de raios-x e como ele pode ajudar nas consultas odontológicas. Continue a leitura e entenda tudo sobre o assunto!

Como a tecnologia está transformando a odontologia

sensor digital odontologico

De fato, a inovação tomou conta de nossas vidas e a área médica e odontológica não ficaram de fora.

A tecnologia existe em nossas vidas com o propósito de simplificar processos e melhorar a forma como realizamos determinadas tarefas. Na odontologia não é exceção, o campo da Odontologia digital é uma grande nova tendência nos consultórios odontológicos.

Com o uso de computadores, scanners, impressoras 3D e alguns softwares odontológicos, os processos estão se tornando mais eficientes e rápidos. Em suma, a tecnologia está mudando o campo da Odontologia para tornar o tratamento odontológico mais confortável, fácil, rápido e preciso.

Dessa forma, você pode melhorar a qualidade de seus serviços e como resultado, reter e atrair mais clientes. Todos esses desenvolvimentos propostos no campo da Odontologia facilitam para o dentista e para o paciente, com procedimentos menos invasivos, menos dolorosos e mais rápidos.

O que é uma radiografia digital?

Uma radiografia digital é um tipo de imagem de raios-x que usa um sensor digital em vez do filme fotográfico tradicional, criando uma imagem aprimorada por computador dos dentes, gengivas e outras estruturas orais do paciente.

As imagens digitais dos dentes são obtidas por três métodos: método direto, método indireto e método PACS.

Raio-x direto

O método direto utiliza um sensor elétrico colocado na boca para registrar as imagens. Ele usa scanners de filme de raios-x para converter fotografias tradicionais em imagens digitais, combinando um sensor e um scanner para converter os raios-x odontológicos em filme digital.

Raio-x indireto

A radiografia indireta ou por tomografia computadorizada (TC) é um método de imagem realizado de maneira semelhante, mas pode ser digitalizado usando um scanner ou imagens intraorais.

Neste caso, uma placa de fósforo é usada no lugar do filme radiográfico e a digitalização é realizada após a radiação ocorrer para obter a imagem. Ele aparece na tela do computador conectado ao scanner e pode alterar seu brilho, contraste e outras funções.

Sistema PACS

O Image Storage and Communication System (PACS) é a tecnologia responsável por armazenar e organizar as imagens dos pacientes, facilitando o gerenciamento entre os departamentos clínicos.

Para os dentistas, esse avanço direto permite o arquivamento digital de radiografias sem impressão. Estão no histórico do paciente e estão disponíveis no sistema sempre que houver necessidade de sua consulta.

O que é um sensor digital de raios X?

Nesse contexto, o sensor radiográfico digital tem sido um poderoso auxiliar para facilitar os procedimentos relacionados a esse tipo de demanda nas clínicas odontológicas.

É um substituto fácil e rápido para filmes radiográficos e fotografia digital. Essa é a maneira de obter fotos de alta qualidade, economizando tempo e dinheiro.

Dessa forma, os profissionais podem fazer diagnósticos mais precisos, com ferramentas para relatar, organizar e compartilhar as imagens resultantes.

Para utilizar, basta colocar o sensor na boca do paciente, selecionar o tempo de contato com a máquina de raio-x e ativar a pistola. O sensor então captura a imagem e a transmite automaticamente para o computador.

Por que vale a pena ter um sensor digital de raios X?

Ter um produto como um sensor digital de raios X significa economizar tempo, espaço e dinheiro. Afinal, se não houver necessidade de melhorar a imagem, os profissionais ficam livres para adquirir a câmara escura e os equipamentos necessários para o processamento.

Como o arquivamento é feito digitalmente, também não há necessidade de armazenar as imagens no site. Em outras palavras, economize mais espaço físico de escritório para outras necessidades.

Além disso, este é um produto ecologicamente correto. Ao contrário da imagem física, que incorre em custos de processamento químico, os sensores digitais eliminam a necessidade desse processo. Com o sensor de radiografia digital, você obtém mais agilidade e qualidade em seus procedimentos odontológicos!

F.A.Q

Quais são as principais características da radiologia odontológica digital?

A principal é o fato da radiografia digital não trabalhar com imagens físicas, além de facilitar o armazenamento ao não contribuir para a produção de lixo, visto que os arquivos não precisam de filme ou impressão.

O que é uma imagem digital na radiologia?

A radiologia digital é a área responsável pelo diagnóstico por imagens obtidas via radiação. Igual ao aparelho convencional de raio-x, a imagem digital é utilizada na investigação e monitoramento da saúde de órgãos, músculos e tecidos.

Quais os benefícios da radiologia odontológica?

Entre as vantagens desse sistema vale destacar a rapidez na obtenção da imagem, o atendimento agilizado, baixa exposição à radiação, menor índice de contaminação devido às eliminações de agentes causadores de doenças.

Qual a diferença da radiologia convencional e digital?

Na radiologia convencional, usam-se placas de filme que passam por revelação. Ao passo que na radiografia digital direta, os raios-x são capturados por uma placa de circuitos sensíveis à radiação, que geram uma imagem digital e a envia ao computador na forma de sinais elétricos.

Foto de Cassiano Pires

O Autor

Cassiano Pires

Cirurgião-dentista, mestre e doutorando em Endodontia (FORP-USP). Especialista em Radiologia e Imaginologia (AORP). Especialista de Produtos da área de Imagem na Alliage.

Veja mais de "Cassiano Pires" >

Leia também: