Radiografias Interproximais: o que são, como funcionam e para que são indicadas

Radiografias Interproximais: o que são, como funcionam e para que são indicadas

08/11/2022 - Por: Ademar Junior

As radiografias interproximais proporcionam um método de avaliação muito eficiente, para que os dentistas possam avaliar as estruturas entre os dentes posteriores de seus pacientes.

Para que você possa conhecer melhor o procedimento, esse texto irá abordar a finalidade das radiografias interproximais, sua realização e a diferença em relação a radiografia periapical.

Vamos lá?!

O que é radiografia interproximal?

A radiografia interproximal é um exame que mostra as estruturas entre os dentes do paciente. Dessa forma, evidencia a parte interna das coroas, sendo possível observar a dentição da arcada superior e inferior.

As imagens das radiografias interproximais não mostram a boca de forma geral, mas são focadas em pequenas áreas. Desse modo, são conhecidas também como raio-x interproximal e radiografia bitewing.

A técnica utilizada para o registro da radiografia interproximal é intrabucal, o que significa que o filme em que a imagem será formada é introduzido na boca do paciente no momento em que o exame estiver sendo executado.

Indicações da radiografia interproximal

A principal indicação da radiografia interproximal é a detecção de cáries, sobretudo em casos iniciais. Isso porque as radiografias interproximais têm a capacidade de captar imagens das coroas de dentes posteriores (da parte de trás da dentição), e as cristas ósseas que são vizinhas (topo do osso entre os dentes).

Com capacidade para alcançar de 2 a 3 dentes de cada área, o dentista poderá visualizar e avaliar a anatomia das coroas dentárias de forma detalhada, o que é muito importante para que o tratamento seja determinado.

Além das cáries, as radiografias interproximais também são indicadas nos casos de:

  • Restaurações;
  • Próteses;
  • Relação entre dentes decíduos e germes dos permanentes;
  • Visualização de possíveis mudanças na cavidade pulpar;
  • Identificação de excessos marginais;
  • Avaliação do estado periodontal;
  • Visualização de cálculos dentais;
  • Análise das cristas ósseas;
  • Visualização de perdas ósseas;
  • Pesquisa de cálculo gengival.

Como é realizada a radiografia interproximal?

As radiografias interproximais são realizadas por profissionais habilitados em radiologia. Dessa forma, o profissional irá posicionar o aparelho para que o mesmo emita um feixe de raio-x, que atingirá a face proximal e deverá estar perpendicularmente e paralelamente alinhados ao plano oclusal.

Nesse sentido, a angulação horizontal é disposta de forma paralela às faces proximais dos dentes que serão radiografados. Por outro lado, a angulação vertical pode variar de 8 a 10 positivos.

Comumente, a asa da mordida é realizada por um receptor com filme radiográfico em dimensões 3 x 4 cm ou 3,4 x 2,2 cm. Assim, é utilizada uma película comum com aleta de cartolina ou um posicionador interproximal.

Radiografias Interproximais

O filme radiográfico é inserido dentro da boca do paciente (intraoral) e o mesmo é induzido a morder a aleta, fechando seus dentes sobre ela. Além disso, para aqueles profissionais que desejam avaliar cristas alveolares, a indicação é que o filme radiográfico seja colocado em pé.

Para a visualização de todos os dentes, tanto os superiores quanto os inferiores, o processo radiográfico deve ser realizado quatro vezes, duas delas para o registro dos molares e as outras duas para os pré-molares.

Radiografia interproximal digital

As radiografias interproximais digitais não necessitam de filme radiográfico, já que a imagem é enviada através de um sensor diretamente para o computador do radiologista.

Dessa maneira, o profissional irá posicionar o paciente e o equipamento de forma correta, com ajuda de um posicionador que permitirá que a oclusão seja realizada.

Uma ótima notícia, é que o aparelho de radiografia interproximal digital conta um placas de fósforo, assim, as estruturas que recebem a imagem apresentam 70% menos radiação que um aparelho que utiliza filme radiográfico.

A posição da cabeça deverá ser perpendicular ao solo e a linha do trago a asa do nariz paralela ao assoalho, já a arcada deve mostrar a face distal dos 2º pré-molares e a face distal dos caninos.

As radiografias interproximais doem?

Não! As radiografias interproximais são indolores, além de serem muito rápidas. De forma geral, e a depender da quantidade de imagens, o procedimento dura 2 minutos. Por isso o exame é muito simples e dispensa preparações previas.

Além disso, tanto crianças quanto adultos podem realizar esse tipo de radiografia. Entretanto, apenas os especialistas podem indicar a realização da mesma, então, procure ajuda médica e realize exames de rotina!

Radiografias interproximais tem alguma contraindicação?

Não! Felizmente esse é um procedimento que, se realizado com profissionais adequados, não representa riscos para a saúde dos pacientes.

Qual a diferença entre radiografia periapical e interproximal?

A diferença entre a radiografia periapical e a interproximal, é que a interproximal é focada na análise das coroas dentárias, com foco nas regiões intermediárias dessas coroas, enquanto o exame periapical realiza um registro de toda a estrutura dos dentes, desde a coroa até as raízes e o entorno que compõe a dentição.

Sob essa perspectiva, a radiografia periapical apresenta um maior número de elementos, possibilitando a análise pulpar.

Sob esse ponto de vista, a radiografia periapical tem seu nome relacionado a área do periápice, nome dado a uma região acima da porção apical da raiz, composta pelos tecidos do cemento, ligamento periodontal e osso alveolar.

Quanto custa uma radiografia interproximal?

Os valores das radiografias interproximais variam de acordo com o local e o profissional que irá realizar o procedimento. Assim, a média de preços pode ir de R$60,00 a R$100,00.

Além disso, esse exame pode ser realizado tanto em clínicas de imagem quanto em consultórios.

De forma geral, o paciente deve ficar atento para os valores de mercado e apostar em bons profissionais. Isso porque existem muitos procedimentos oferecidos de forma ilegal, que podem acarretar em sérios riscos para a saúde.

Por isso, fique atento a preços muito baixos e a localização em que o exame será realizado.

Caso identifique alguma atividade suspeita, faça uma denúncia para o Conselho Federal de Odontologia.

Foto de Ademar Junior

O Autor

Ademar Junior

Administrador. Mestrando em administração. MBA em gestão empresarial. Especialista de Produtos da área de Imagem na Alliage.

Veja mais de "Ademar Junior" >

Leia também: