Radiografia Dentária: tudo o que você precisa saber sobre esse tipo de exame!

Radiografia Dentária: tudo o que você precisa saber sobre esse tipo de exame!

08/11/2022 - Por: Ademar Junior

Os exames de radiografia dentária revolucionaram os métodos de tratamento e diagnóstico dentro dos consultórios odontológicos. Assim, através de equipamentos cada vez mais modernos, os exames de imagem via raio X possibilitam maior conforto e proteção para os pacientes.

Nesse artigo, você entende o que é uma radiografia, como ela funciona, para que serve e quais os principais tipos disponíveis no mercado. Por fim, ainda compreende quais são os métodos de proteção utilizados pelo radiologista.

Vamos lá?

O que é radiografia dentária?

A radiografia dentária consiste em uma técnica que utiliza raio-x para produzir imagens de estruturas internas da boca do paciente. Dessa forma, os exames de radiografia dentária podem ser realizados na área interna ou externa da boca.

Os exames radiográficos são aliados dos profissionais odontológicos, proporcionando parâmetros para que sejam realizadas avaliações, diagnósticos e tratamentos personalizados, respeitando as necessidades de cada paciente.

Como funciona o raio X?

Para a realização da radiografia dentária, o radiologista irá utilizar um tubo de Raio-x que emitirá feixes de radiação na boca do paciente. Dessa forma, a radiação é direcionada para o local específico, passando pela boca e saindo do outro lado, tudo isso sem prejudicar as estruturas.

Um receptor capta os raios-x que passaram pela estrutura bucal ou facial, e cria uma imagem detalhada que pode ser analisada no computador, no caso de aparelhos de raio-x digital, ou reveladas através de filmes radiográficos.

Para que serve a radiografia odontológica?

A radiografia dentária ou odontológica serve para que o dentista possa investigar diversas enfermidades e anomalias, além de acompanhar a saúde dos dentes do paciente. Assim, exames radiográficos podem ser solicitados em caráter de diagnóstico ou de investigação.

Veja abaixo, algumas das situações em que as radiografias odontológicas se aplicam:

  • Procedimento pré-operatório;
  • Realização de implantes;
  • Avaliação para extração de dentes, como o siso;
  • Diagnóstico de lesões ósseas;
  • Observação dos dentes permanentes e inclusos, entre outros.

Tipos de radiografia odontológica

A radiografia dentária está dividida entre procedimentos intraorais (dentro da boca) e extraorais (fora da boca), sendo os intraorais os mais solicitados no dia a dia da clínica.

Enquanto os exames intraorais tem foco nas estruturas dentárias, desde a coroa, raiz e ao entorno dos dentes, os procedimentos extraorais são capazes de detectar estruturas como o maxilar, a mandíbula e, até mesmo, o crânio.

Radiografia odontológica intraoral

A radiografia odontológica intraoral permite que o dentista avalie as estruturas dentárias do paciente, desde a coroa até a raiz. Entre os procedimentos realizados nessa modalidade, temos:

  • Radiografia periapical;
  • Interproximal;
  • Oclusal, entre outras.

Esse tipo de exame auxilia o dentista na descoberta de enfermidades como cáries, fraturas, lesões e demais anomalias associadas aos dentes.

Radiografia Dentária

Radiografia periapical

A radiografia dentária periapical é responsável por capturar imagens detalhadas dos dentes, desde a coroa à raiz, e o entorno que os cerca. Nesse tipo de exame, é possível avaliar de 1 a 3 dentes e o médico pode identificar possíveis cáries, avaliar a condição óssea, a extensão do comprimento pulpar e a possível reabsorção dentária.

Radiografia oclusal

Uma radiografia dentária oclusal registra o posicionamento e o desenvolvimento dentário como um todo. Assim, além dos dentes, permite a visualização da mandíbula e do maxilar. Comumente usado no público infanto juvenil, com o objetivo de acompanhar a arcada dentária em sua fase de desenvolvimento, a radiografia oclusal também é muito utilizada para a visualização de dentes retidos e no desenvolvimento de tratamento ortodôntico.

Radiografia interproximal

Muito utilizada nos casos de cárie em estágio inicial, a radiografia interproximal é responsável por retratar as áreas entre os dentes, das quais o dentista não consegue ter acesso a olho nu.

Devido ao tipo de registro, realizado num ângulo horizontal, a radiografia interproximal pode revelar, ainda, cáries abaixo de antigas restaurações e alterações na estrutura óssea, quando são comparadas duas ou mais radiografias.

Bite wing

Semelhante à radiografia dentária periapical, a técnica Bite wing é utilizada para a visualização de coroas de dentes posteriores (pré-molares e molares do lado direito e esquerdo).

Esse tipo de exame é indicado na avaliação do tratamento ortodôntico, doença periodontal, reabsorções ósseas, lesões periapicais, tratamentos endodônticos, dentes inclusos ou impactados, entre outros.

Radiografia odontológica extraoral

Uma radiografia extraoral verifica a relação entre os dentes e os maxilares, além de examinar os ossos das articulações temporomandibulares. Realizada no lado externo da face, é composta por procedimentos como:

  • Radiografia Panorâmica;
  • Telerradiografia Póstero-anterior;
  • Traçado Anatômico;
  • Radiografia de ATM;
  • Telerradiografia Lateral, entre outros.

Radiografia panorâmica

A radiografia panorâmica, como o próprio nome diz, cria uma imagem geral da boca, mostrando tanto a arcada superior quanto a inferior em uma única fotografia. Nesse sentido, é um exame muito utilizado para tratamentos ortodônticos, e tem foco na posição dos dentes que já estão emergidos.

Telerradiografia

O exame de telerradiografia visa criar uma imagem da face do paciente, seja ela frontal ou lateral. Assim, serve de auxílio para especialistas em ortodontia, ortopedia facial e cirurgias ortognáticas. Isso porque a mesma possibilita a avaliação da relação dos ossos e dos dentes que compõem a arcada do paciente.

Radiografia odontológica digital

A radiografia odontológica digital é uma revolução dos aparelhos radiográficos tradicionais. Nesse sentido, diferente dos filmes tradicionais, esse tipo de radiografia é registrada por sensores que captam as imagens e as enviam diretamente para um computador.

Assim, esse tipo de procedimento torna o exame mais rápido e seguro para o paciente, já que o aparelho emite menos radiação e cria imagens com qualidade impressionante.

A radiografia dentária em caráter digital representa o futuro desse tipo de exame, e vem ganhando adeptos no mundo todo, sendo muito prestigiada por profissionais experientes nesta área.

Proteção para a realização do procedimento de radiografia odontológica

Os procedimentos de proteção para a radiografia dentária ficam por conta do radiologista que irá conduzir o exame. Nesse sentido, o colete de chumbo é o principal equipamento que restringe a absorção da radiação.

Entretanto, existem alguns exames que são realizados sem o colete, já que a radiação é direcionada para uma única área e possui baixos níveis, garantindo a segurança do paciente.

São necessários cuidados especiais para gestantes?

As gestantes podem realizar radiografias dentárias apenas com indicação médica. Em síntese, a radiação máxima recomendada para gestantes é de 5 rads, ou 5000 milirads (unidade que mede as taxas de radiação).

Dessa forma, taxas acima das citadas podem representar riscos para o feto. Entretanto, a maioria dos exames de raio-x são considerados seguros, já que emitem radiação muito abaixo das taxas permitidas para esse público.

Mulheres que realizam uma radiografia dentária e não sabiam da gravidez devem entrar em contato com o médico o mais rápido possível, para verificar se está tudo bem com o bebê.

Tipos de aparelho de raio-x para radiografia odontológica

Existem diversos tipos de aparelho radiográficos que permitem a realização de imagens de forma tradicional e digital. Para que você possa conhecer alguns deles, trouxemos os exemplos abaixo. Confira:

Tomógrafo

Aparelho que permite a visualização em 360 graus, o AXR Eagle Edge 0.2 FS é um ótimo exemplo de inovação e qualidade. Desenvolvido pela Saevo, esse equipamento suporta um alto fluxo de demandas, realiza a captura de imagens com maior precisão e possibilita diagnósticos mais apurados.

Em síntese, esse aparelho de raio-x promove:

  • Correção de movimento na imagem;
  • 3 volumes tomográficos;
  • Estabilidade e usabilidade, entre outros.

Raio-x Periapical

Já imaginou ter uma máquina de Raio-x intraoral, na palma da sua mão? Pois saiba que esse sonho pode se tornar realidade!

Isso porque o Eagle X-Ray é o equipamento portátil criado pela Saevo para suprir as necessidades de radiografias nítidas e com muita qualidade.

Aprovado pela Anvisa através do registro 10101130092, este raio-x periapical portátil conta com tensão nominal de 60kVp, corrente no tubo de 2,5 mA e ponto focal de 0.7×0.7mm. Além disso, a máquina ainda tem um colimador de material radiopaco, o que evita a exposição desnecessária do usuário, direcionando a radiação para o local alvo do exame.

Raio-x Pantográfico

O modelo Raios X SPECTRO 70X – Parede Pantográfico é um ótimo exemplo de aparelho radiográfico intraoral. Dessa maneira, apresenta tensão nominal de 70kVp e corrente no tubo de 7,0 mA.

Suas principais componentes, são:

  • Temporizador digital centesimal: criado para os sensores radiográficos digitais, reduz o tempo da exposição a radiação e também é indicado para filmes convencionais;
  • Coluna com base em 4: muito estáveis, pintadas em epóxi a 250 graus Celsius;
  • Opção de base para montagem na parede construída em aço: pintada em epóxi, é recoberta por capa em poliestireno de alto impacto;
  • Tubo (ampola), com ponto focal de 0.8 x 0.8mm: filtração com equivalência de alumínio de 3.22 mm;
  • Direcionador cilíndrico confeccionado em polímero radiopaco: para evitar radiações secundárias, enrolamento totalmente imerso em óleo especial.

Esses são apenas alguns dos benefícios oferecidos por esse equipamento, que conta com o avanço tecnológico e qualidade que a Saevo oferece aos seus clientes.

Para conhecer mais aparelhos da marca, basta clicar aqui!

Foto de Ademar Junior

O Autor

Ademar Junior

Administrador. Mestrando em administração. MBA em gestão empresarial. Especialista de Produtos da área de Imagem na Alliage.

Veja mais de "Ademar Junior" >

Leia também: