Exames odontológicos: tudo que você precisa saber!

Exames odontológicos: tudo que você precisa saber!

24/10/2022 - Por: Arthur Mancini

Os exames odontológicos são usados para auxiliar os dentistas em seu dia a dia com os diagnósticos e tomada de decisões em relação a alguns tratamentos.

Por alguns anos, esses exames eram feitos de forma analógica e consequentemente agrediam muito a natureza. Hoje em dia, a maioria dos aparelhos que fazem os exames odontológicos são digitais e permitem um diagnóstico mais preciso e eficaz.

Apesar de muitas pessoas acreditarem que o investimento nesses aparelhos é alto, os profissionais devem pensar no retorno financeiro, pois os equipamentos de última geração da era digital possuem benefícios tanto para os profissionais quanto para os pacientes.

Como mencionamos, eles facilitam o diagnóstico preciso e ainda auxiliam o monitoramento e acompanhamento dos casos para o compartilhamento das informações de forma rápida e segura.

Nesse artigo conheceremos melhor os exames odontológicos existentes e quais as suas finalidades para que você possa estar por dentro de todas as novidades e saber exatamente quais exames solicitar a seus pacientes a depender de cada caso.

Quais os principais exames na Odontologia?

Os exames realizados na Odontologia são aqueles que ajudam o dentista a tomar decisões ou o auxiliam em um diagnóstico preciso e diferenciado.

Atualmente, a maioria desses exames odontológicos são feitos de forma totalmente digital, sendo assim não é mais necessário o uso dos filmes radiográficos, o que reduz significativamente a poluição do meio ambiente.

Nos exames odontológicos digitais, as imagens são automática e instantaneamente enviadas para um computador ou tablet e analisadas de forma rápida e eficaz com recursos do próprio aparelho ou com algumas ferramentas de melhorias como o zoom das imagens, por exemplo.

Atualmente existem duas formas de se obter as imagens dos exames odontológicos: intraorais e extraorais.

Exames Intraorais

Nos exames de imagem classificados como intraorais, o sensor é colocado dentro da cavidade oral como o próprio nome diz.

Por ser colocado dentro da boca do paciente permite uma ótima visualização das estruturais intraorais e dessa forma reproduz imagens de altíssima qualidade.

Os exames intraorais se dividem nas seguintes categorias:

  • Periapical: é um dos exames mais usados na Odontologia, pois permite visualizar toda a anatomia do dente desde a coroa até a raiz. Além dos dentes, as radiografias periapicais permitem a visualização de todos os tecidos dentais, esmalte, dentina, polpa, ligamentos e muito mais. Portanto, pode ser aplicada para análise de qualquer dente, independentemente da arcada. Pelo fato de proporcionar uma imagem detalhada do dente, as radiografias periapicais são capazes de identificar patologias no interior dos dentes.
  • Interproximal ou bitewing (asa de mordida): essa radiografia é específica para observação das coroas inferiores e superiores de uma parte da arcada. Também é muito importante para avaliar a presença de lesões cariosas, avaliar restaurações e também a crista óssea alveolar. Nas imagens obtidas é possível observar as coroas completas de dois a três dentes.
  • Oclusal: radiografia que pode ser feita tanto na região da maxila quanto na mandíbula. São capazes de avaliar os dentes inclusos e impactados, dentes supranumerários, raízes residuais, processos patológicos e muito mais. As radiografias oclusais são um procedimento bastante delicado por se tratar de radiação ionizante. Dessa forma, é preciso ter uma correta indicação e o exame deve ser realizado de forma eficiente para que os resultados sejam positivos.

Exames Extraorais

Os exames extraorais são aqueles onde o sensor é colocado fora da boca do paciente. Por estar fora da boca do paciente, esse tipo de exame é mais indicado para visualizar imagens do crânio, maxilar e mandíbula.

Apesar de ser focado nessas regiões especificas, os exames extraorais também permitem uma visualização geral e exploratória de toda a arcada dentária.

Existem vários tipos de exames extrabucais e a melhor técnica deverá ser escolhida por seu cirurgião-dentista de acordo com suas necessidades.

Dentre os tipos de exames odontológicos extrabucais podemos citar os seguintes:

  • Radiografia Panorâmica: também chamada de Ortopantomografia, esse tipo de exame de imagem permite uma visualização geral de toda a arcada dentária em uma só imagem. Além disso, envolve pouquíssima radiação, o que a torna totalmente segura para os pacientes e profissionais. Esse tipo de exame é indicado para avaliar os dentes no geral, avaliar a ausência de elementos dentários, realizar medidas para a Implantodontia, fazer avaliações para procedimentos cirúrgicos, identificar lesões císticas ou neoplásicas e também corpos estranhos e muito mais.
  • Radiografia Panorâmica com traçado: é a radiografia panorâmica com traçados em suas estruturas panorâmicas feitas pelo radiologista. Assim, o odontologista consegue estimar possíveis espaços e tamanhos para implantes.
  • Telerradiografias: permitem uma visualização do crânio como um todo e podem ser em diferentes incidências (lateral, frontal e póstero anterior de mandíbula).
  • Cefalométrica: semelhante à panorâmica, porém permite a visualização das vias aéreas dos pacientes, pois proporciona a observação lateral do crânio.
  • Submentovértice (Hirtz): utilizada para diagnósticos de Ortodontia e cirurgia bucomaxilofacial, permitindo a observação de assimetrias nos côndilos mandibulares, seio esfenoidal, parede posterior do seio maxilar e fraturas no arco zigomático.
  • Radiografia de Watters: essa radiografia serve para analisar o interior dos seios da face como seio frontal, órbitas, fossas nasais, septo nasal, osso zigomático e rebordo infraorbitário.
  • Radiografia da Articulação Temporo Mandibular (ATM): exame de imagem ideal para visualizar o posicionamento dos côndilos em relação à fossa mandibular e a movimentação durante a mordida.

O que são exames digitais na odontologia?

exames odontologicos
Foto de Ivan Babydov – pexels

Os exames digitais relacionados com a Odontologia são todos aqueles que permitem a captura de imagens da cavidade oral e crânio como um todo e não utilizam os famosos filmes radiográficos.

Por não usarem os filmes radiográficos, os exames odontológicos digitais são sustentáveis e contribuem para a preservação da natureza.

Eles disponibilizam suas imagens de forma totalmente digitais, em computadores ou tabletes e elas podem ser enviadas entre profissionais ou até mesmo para os pacientes de forma eficaz e segura, sem perder qualidade.

Radiografia intrabucal

Como mencionamos anteriormente, as radiografias intraorais são todas aquelas em que o sensor é colocado dentro da boca do paciente a fim de se obter imagens detalhadas das estruturas relacionadas com os dentes e tecidos adjacentes.

Radiografia extrabucal

Já as radiografias extrabucais são aquelas onde o sensor é posicionado fora da boca do paciente. No geral, elas geram imagens mais amplas e menos detalhadas dos dentes e anexos, mas são igualmente importantes para o diagnóstico e tomada de decisões dos cirurgiões dentistas em determinados processos.

Tomografia computadorizada

A tomografia computadorizada também é um exame de imagem muito usado na Odontologia. Ela pode ser tradicional ou de feixe cônico.

O grande diferencial das imagens obtidas na tomografia computadorizada são o fato de elas serem geradas de forma tridimensional, o que permite uma visualização mais detalhada e em tamanho e cores reais.

Exames digitais na Odontologia: tecnologia própria ou terceirizada?

Muitos cirurgiões dentistas terceirizam os serviços de exames de imagens por não possuírem os equipamentos necessários para a obtenção das imagens.

Apesar de parecer ser uma ideia rápida, prática e econômica, você deve pensar em seus negócios a longo prazo e em como pode ser importante e vantajoso ter os equipamentos de exames de imagem em seu consultório ou clínica odontológica.

Ter os aparelhos radiológicos especializados pode ser um excelente diferencial para seu consultório e seus atendimentos, dessa forma, se você pode investir nesse tipo de equipamento, não deve perder tempo, pois o retorno financeiro a longo prazo será certeiro.

F.A.Q

Quais são os exames odontológicos?

Existem muitos exames odontológicos que podem ser solicitados pelo cirurgião-dentista, dentre eles as radiografias periapicais, panorâmicas, oclusais e outras.

Qual exame para ver a raiz do dente?

Apesar de existir muitos tipos de exames dentro da Odontologia, o mais indicado para visualizar as raízes dos dentes são as radiografias periapicais.

O que é exame clínico odontológico?

O exame clínico é a avaliação feita pelo cirurgião dentista com perguntas e análises bucais, para elaborar um diagnóstico preciso e também estabelecer possíveis tratamentos para seus pacientes.

Foto de Arthur Mancini

O Autor

Arthur Mancini

Veja mais de "Arthur Mancini" >

Leia também: