O que é escanear os dentes? Aprenda como funciona

O que é escanear os dentes? Aprenda como funciona

21/10/2022 - Por: Cassiano Pires

O ato de escanear os dentes ou ainda, realizar o escaneamento intraoral, é uma técnica que permite reproduzir, em poucos minutos, os dentes e as arcadas dentárias do paciente, incluindo tecido mole (gengiva e palato) em uma imagem computadorizada tridimensional (3D). Esse processo é feito utilizando um scanner intraoral, que registra as superfícies através de pontos de luz que formarão a imagem final.

O desenvolvimento do escaneamento intraoral foi um grande avanço na Odontologia, pois seu principal objetivo é substituir a moldagem convencional com o alginato (aquela massinha que o cirurgião-dentista coloca em uma moldeira dentro da boca do paciente). Sendo assim, o escaneamento traz facilidade e praticidade na criação do plano de tratamento pelo profissional, além de promover mais conforto ao paciente.

Escanear os dentes
Foto de Filip Rankovic no Unsplash.

Quais são as vantagens do escaneamento?

Com as vantagens citadas acima, o escaneamento intraoral proporciona maior precisão no momento do registro das imagens, pois não apresenta distorções, como pode ocorrer, com frequência, nos modelos de gesso obtidos a partir da moldagem convencional.

Caso o profissional verifique algum erro nas imagens obtidas através do escaneamento, como uma distorção devido à movimentação do paciente, é possível repetir o escaneamento em poucos minutos, corrigindo a falha e obtendo uma imagem com alta definição e qualidade.

Para que serve o escaneamento dos dentes?

São diversas as indicações e as vantagens de se utilizar a ferramenta de escaneamento intraoral no consultório odontológico. Na moldagem convencional, o cirurgião-dentista utiliza, na maioria das vezes, um material chamado de alginato, que, quando misturado com a água em proporções corretas, forma uma massa que é colocada na superfície de uma moldeira e introduzida na cavidade bucal do paciente.

É necessário, ainda, aguardar o tempo certo de endurecimento do produto para a remoção da moldeira e do alginato que formam, nesse caso, o molde. A partir desse molde, o profissional utiliza um tipo de gesso, também manipulado nas proporções corretas, para se obter, então, um modelo de gesso. Todo esse processo pode ser substituído pelo escaneamento intraoral, sendo essa a sua principal função.

A moldagem ou o escaneamento são fundamentais em diversos procedimentos odontológicos em que é necessária a obtenção de um modelo para estudo e análise das condições bucais e para traçar o plano de tratamento do paciente, como por exemplo: na Ortodontia (para instalação de aparelho dentário), na Prótese (para confecção de próteses fixas, removíveis ou totais), na Implantodontia (para confecção de guias cirúrgicos), entre outros.

Além disso, muitos profissionais têm optado por utilizar o escaneamento para mostrar aos pacientes suas condições bucais, facilitando e tornando mais clara a comunicação profissional-paciente.

Por exemplo, caso um paciente possua uma cárie em um dente de difícil visualização, o profissional pode utilizar o escaneamento intraoral para reproduzir o dente ou toda a arcada dentária para mostrar ao paciente, em uma imagem de alta qualidade, a lesão de cárie e sua extensão e localização, entre outras condições.

Como funciona o scanner dental?

O scanner dental ou scanner intraoral é um dispositivo que permite copiar os dentes e as gengivas do paciente e reproduzir essa cópia em uma imagem computadorizada 3D.

O aparelho faz a leitura das superfícies, que são registradas a partir de pontos de luz, transformando essas informações em uma imagem final.

As imagens obtidas através do escaneamento são carregadas em um programa de computador, e podem então ser facilmente compartilhadas, quando houver necessidade, como, por exemplo, nos casos de tratamento com alinhadores, onde o profissional pode enviar o modelo 3D digital para o fabricante e acelerar o início e a evolução do tratamento ortodôntico. O preço de um scanner intraoral gira em torno de R$80.000,00.

Como é feito um escaneamento intraoral?

O escaneamento intraoral é um procedimento simples, indolor, e que não exige nenhum preparo prévio, podendo ser feito em poucos minutos.

O paciente pode fazer o exame sentado, levemente inclinado ou até mesmo deitado na cadeira odontológica. Enquanto isso, o profissional introduz a ponta do scanner dentro da boca do paciente e, na medida em que passa pelas diferentes regiões que compõem a arcada dentária, as imagens vão se formando em um programa de computador.

Assim que o processo é finalizado já é possível ver a qualidade da imagem obtida, analisando se é satisfatória e se está em boas condições.

O que é o escaneamento?

O escaneamento, como o próprio nome sugere, é o ato de escanear e reproduzir determinada estrutura em formato digital e tridimensional. Para isso, utiliza-se um scanner que filma e digitaliza os dentes e as gengivas, formando uma imagem final de uma arcada dentária, que é enviada a um software, permitindo a obtenção da reprodução exata da cavidade bucal do paciente.

É válido lembrar que o escaneamento é uma tecnologia que traz inúmeros benefícios ao profissional e principalmente àqueles pacientes que usam respiradores bucais e àqueles que sentem ânsia quando são submetidos à moldagem convencional com alginato, ou seja, o escaneamento proporciona mais conforto e tranquilidade durante o atendimento odontológico.

Onde comprar um scanner?

O scanner intraoral pode ser encontrado tanto em lojas físicas quanto nos sites de empresas especializadas em produtos odontológicos.

Por se tratar de um produto com alta tecnologia e valor agregado, é de extrema importância que seja feita uma pesquisa de mercado a fim de conhecer as empresas que comercializam esse produto para se obter um equipamento de qualidade, com alta durabilidade e que de fato proporcionará conforto e praticidade ao profissional e ao paciente.

Scanner Eagle IOS

O Scanner Eagle IOS é um produto da Saevo e é o primeiro scanner intraoral fabricado no Brasil.

O Eagle IOS é um equipamento autoclavável (pode ser esterilizado em autoclave); possui rotação 360º; é leve, compacto e ergonômico; apresenta software de fácil manuseio e integrado a sistemas CAD; permite o escaneamento de uma arcada dentária inteira em apenas 59 segundos; permite a verificação dos pontos de oclusão antes de enviar o arquivo para o laboratório, o que proporciona um apoio prévio ao cirurgião-dentista sobre a distância oclusal para o preparo dentário.

Além dessas características que o diferenciam dos demais scanners no mercado, o Eagle IOS é fabricado por uma das empresas mais fortes e tradicionais no mercado odontológico, a Saevo.

Foto de Cassiano Pires

O Autor

Cassiano Pires

Cirurgião-dentista, mestre e doutorando em Endodontia (FORP-USP). Especialista em Radiologia e Imaginologia (AORP). Especialista de Produtos da área de Imagem na Alliage.

Veja mais de "Cassiano Pires" >

Leia também: