Análise de radiografia periapical: como é feito em 12 passos e analisado esse tipo de exame

Análise de radiografia periapical: como é feito em 12 passos e analisado esse tipo de exame

08/11/2022 - Por: Ademar Junior

Realizar uma análise de radiografia periapical é uma ação que leva em consideração diversos dados importantes. Por esse motivo, a compreensão das estruturas dentárias e a noção de possíveis erros são fundamentais para realizar essa ação da melhor maneira.

Assim como os demais exames de imagem, a radiografia periapical representa um grande avanço na avaliação e tratamento de alterações e enfermidades que possam acometer a arcada dentária.

Nesse sentido, esse artigo traz as principais informações acerca da análise de radiografia periapical e do funcionamento do exame no geral. Dessa forma, é possível tirar dúvidas e identificar pontos de atenção relativos a esse tipo de procedimento.

Confira!

Como analisar radiografia periapical?

A análise de radiografia periapical leva em consideração uma série de fatores. Nesse sentido, o profissional que irá analisar esse exame precisa estar atento e preparado para identificar esses fatores e encontrar o melhor caminho para um diagnóstico efetivo.

Confira abaixo os principais fatores a serem observados durante a análise de radiografia periapical:

Análise de radiografia periapical

A qualidade da imagem radiográfica

Segundo o artigo Análise da qualidade da imagem e arquivamento de radiografias periapicais, é importante observar algumas condições para a identificação de uma radiografia satisfatória ou insatisfatória.

Assim, uma análise radiografia satisfatória diz respeito a uma imagem nítida e com mínima distorção, com enquadramento, densidade e contraste adequados para o processo de diagnóstico.

Erros da radiografia periapical

Ao avaliar uma radiografia periapical, o profissional deve estar atento a:

  • Erro de posicionamento do filme: decorrente do corte da área de interesse, seja a raiz ou a coroa dentária;
  • Imagem alongada: ocorre devido à incorreta angulação vertical;
  • Meia lua ou corte de cilindro: ponto de incidência incorreta, ocasionando uma mancha clara na ponta ou no conto do filme;
  • Imagem encurtada: devido a angulação vertical incorreta;
  • Velamento: mancha escura de caráter parcial ocasionada pela entrada de luz durante a revelação do filme;
  • Radiografia borrada ou tremida: causada pela movimentação do filme, paciente ou aparelho, durante o registro da imagem;
  • Exposição pelo lado contrário do filme: ocorre quando a imagem radiográfica apresenta padrões, como escamas de peixe ou marcas de pneu;
  • Erro de posição de picote: picote do filme voltado para raiz do elemento dental radiografado;
  • Baixa densidade: imagem muito clara;
  • Alta densidade: imagem muito escura;
  • Revelação parcial: área escura marcada por uma linha numa das bordas do filme;
  • Radiografia amarelada: quando existem manchas em tonalidade sépia.

Essas são apenas algumas das situações que podem tornar a análise de radiografia periapical inviável, o que exigirá a realização de um novo exame.

A anatomia do paciente

O dentista responsável pela análise de radiografia periapical, deverá estar apto a avaliar as características anatômicas do paciente. Isso porque a radiografia periapical é responsável por captar imagens da coroa à raiz dos dentes, além das regiões anatômicas vizinhas.

Entender quais são essas regiões e de que forma se apresentam na imagem radiográfica é fundamental para determinar anomalias na estrutura e saúde da arcada do paciente.

Dados complementares

Informações como a idade, o sexo, o histórico médico, os vícios, entre outros, são muito importantes para criar um perfil e entender informações presentes na análise de radiografia periapical.

Nesse sentido, a anamnese e o exame clínico, assim como a ficha de dados dos pacientes, são necessários como objeto de estudo anterior a avaliação do exame periapical.

O que é radiografia periapical?

Radiografia periapical é um exame radiográfico, responsável por registrar de forma detalhada desde a coroa até a raiz dos dentes. Além disso, a radiografia periapical ainda capta as regiões circundantes da dentição.

Em suma, a radiografia periapical é um dos procedimentos intraorais (dentro da boca) mais comuns no consultório odontológico. Assim, apesar de não abranger todos os dentes, como o exame ortopantomográfico, oferece uma perspectiva mais detalhada.

Nesse sentido, o médico pode pedir um número de incidências que cubra toda a boca, e através desses vários exames, realizar uma análise de radiografia periapical completa, a partir de toda a arcada.

Como é feita a radiografia periapical?

O exame periapical pode ser realizado em uma clínica de imagem ou no próprio consultório odontológico. O profissional coloca um invólucro com uma película receptora na boca do paciente, posicionando-o da forma correta em relação ao tubo de imissão dos feixes de Raio-x.

Depois, a radiografia é executada através de um disparo que irá captar a imagem em formato digital ou na película de filme radiográfico.

A radiografia periapical não causa dor e dura de 1 a 2 minutos. Assim, os resultados costumam ficar prontos alguns minutos após a realização do exame.

Para que serve a radiografia periapical?

A radiografia periapical é um exame importante que auxilia na avaliação, diagnóstico e tratamento de pacientes odontológicos. Nesse sentido, através do exame periapical é possível observar situações como:

  • Dentes com cárie;
  • Dentes que necessitam de tratamento de canal ou revitalização (controle endodôntico);
  • Lesões periapicais ao redor das raízes da dentição;
  • Alterações na coroa, raiz e osso alveolar;
  • Perda óssea moderada e severa;
  • Dentes com obturações de procedimentos anteriores (restauração);
  • Presença de cistos, quistos e outros corpos estranhos;
  • Implantes dentários;
  • Traumas de caráter oclusal.

F.A.Q

Como interpretar radiografia periapical?

A interpretação da análise de radiografia periapical deve levar em consideração a anatomia do paciente, dados complementares, como idade, sexo e histórico, e os possíveis erros na realização da imagem.

Como identificar lesão periapical?

Esse tipo de lesão se apresenta com imagens circunscritas, quando separadas do osso adjacente por halo radiolúcido, e difusamente, nas situações em que a lesão radiopaca se confunde com o osso normal adjacente sem mostrar margem ou limite divisório.

Como descrever uma radiografia odontológica?

A radiografia odontológica pode ser descrita como um exame de imagem que utiliza feixes de Raio-x de forma direcionada para captar imagens de estruturas internas da face.

Quais as principais estruturas que uma radiografia periapical deve mostrar?

A radiografia periapical deve mostrar principalmente a estrutura dentária completa, que vai da coroa até a raiz. Além disso, esse tipo de exame deve mostrar as estruturas adjacentes à dentição.

Foto de Ademar Junior

O Autor

Ademar Junior

Administrador. Mestrando em administração. MBA em gestão empresarial. Especialista de Produtos da área de Imagem na Alliage.

Veja mais de "Ademar Junior" >

Leia também: