Raspagem com ultrassom: como ela ajuda a tratar a gengivite?

Raspagem com ultrassom: como ela ajuda a tratar a gengivite?

28/11/2022 - Por: Samara Sampaio

Causada pela má higiene bucal, a gengivite é uma doença periodontal que pode levar a problemas dentais graves, trazendo até mesmo riscos para o coração.

Entre os tratamentos mais eficazes para essa condição, estão a raspagem com ultrassom, usada nos casos mais avançados do problema; e a raspagem comum, eficaz para a prevenção e remoção do tártaro acumulado nos dentes, além de também auxiliar na limpeza da gengiva nos casos iniciais da gengivite.

Para entender como tratar essa condição com a ajuda dos dois procedimentos, confira o nosso conteúdo abaixo.

Raspagem com ultrassom
Raspagem com ultrassom para casos de gengivite

Como tratar a gengivite?

Sendo uma inflamação causada pelo acúmulo de tártaro e placa bacteriana abaixo da superfície dos dentes, a gengivite é uma doença que pode ser tratada, nos estágios iniciais, com uma boa escovação e higiene bucal.

Nos casos mais avançados, porém, os procedimentos como a raspagem manual e raspagem com ultrassom são a forma mais eficiente de tratar a doença.

Veja como funciona cada um.

Ultrassom

O tratamento com o ultrassom odontológico consiste na remoção do cálculo dental acumulado abaixo dos dentes, em uma região conhecida como subgengival.

A remoção acontece quando o dentista insere a ponta vibratória do aparelho nessa região, quebrando a placa endurecida e removendo o material acumulado na raiz dos dentes.

Raspagem

Na raspagem manual, por outro lado, esse processo acontece com o uso de uma cureta, e pode ser usado tanto para raspar a placa, ou biofilme bacteriano, acumulada em locais de fácil acesso nos dentes, quanto para reforçar a raspagem com ultrassom, removendo sujeiras e restos de cálculo que não foram tirados da primeira vez.

Gengivite: riscos para a saúde bucal e o coração

Apesar de ser uma doença com consequências sérias, a gengivite pode não ser percebida por um leigo, sendo muitas vezes identificada em estágios avançados, o que acaba agravando ainda mais os riscos que traz à saúde.

Entre os perigos mais preocupantes que pode gerar, estão:

  • Agravamento da inflamação, que se torna uma periodontite;
  • Enfraquecimento da estrutura óssea dos dentes atingidos;
  • Perda de um ou mais dentes;
  • Geração de doenças cardíacas causadas por bactérias.

Por isso, com o surgimento desses sintomas, é preciso procurar um dentista tão rápido quanto possível, já que uma vez ignorada, essa doença pode evoluir para um quadro de danos silenciosos à raiz dos dentes, levando ao surgimento da periodontite.

Conheça o ultrassom e a raspagem para tratar a gengivite

A raspagem com ultrassom é como vimos, uma das formas de combater a gengivite e a mais precisa e moderna que se pode encontrar.

Aliado à raspagem convencional, a raspagem com ultrassom se mantém uma das formas mais eficazes de tratar essa doença e uma das mais simples e confortáveis para os pacientes.

Tendo uma ponta vibratória que quebra o tártaro acumulado e permite um tratamento indolor e preciso, esse aparelho possibilita uma raspagem minuciosa da região atingida, mas muitas vezes não é suficiente para completar o tratamento exigindo uma raspagem manual.

raspagem convencional

A raspagem convencional, feita com a ajuda de uma cureta, é uma ótima opção para remover o cálculo e o biofilme bacteriano da superfície dos dentes, mas não tão eficaz para o cálculo subgengival.

Apesar disso, ela é um ótimo complemento para o tratamento feito com o ultrassom, servindo para remover impurezas e cálculos que não foram tirados na primeira sessão.

Dessa forma, quando usados juntos, tanto o ultrassom quanto a raspagem manual são a melhor alternativa para reparar a gengivite, que deve ser sempre evitada com uma boa escovação e higiene bucal.

Todos os pacientes podem realizar esses tratamentos?

Tanto a raspagem com ultrassom quanto a raspagem convencional são procedimentos universais para tratar a gengivite. Isso significa que a sua aplicação visa o tratamento de qualquer pessoa que esteja sofrendo com esse problema.

Apesar disso, existem exceções que devem ser levadas em conta, em que o uso de um ou outro não é recomendado, ou mesmo deve ser feito com cautela.

O primeiro deles se refere ao tratamento de pacientes que utilizam marca-passo. Nesses casos, a raspagem com ultrassom deve ser evitada pois pode interferir na saúde cardíaca do paciente e comprometer o seu bem-estar.

sensibilidade nos dentes

Outra situação também merece atenção especial: os casos de pacientes com sensibilidade nos dentes.

Por causar grande desconforto e sofrimento para os pacientes, a raspagem com ultrassom em pacientes com dentes sensíveis pode ser um verdadeiro pesadelo.

Por isso, nesses casos, o uso do ultrassom e até mesmo da raspagem convencional deve ser evitado, e o dentista deve então buscar por outras alternativas.

F.A.Q – Raspagem com ultrassom

O que é raspagem com ultrassom?

A raspagem com ultrassom é um tratamento odontológico usado para a remoção de tártaro e placa bacteriana dos dentes, sendo ótima para a prevenção da gengivite.

Como é feita a limpeza nos dentes com ultrassom?

A limpeza com ultrassom acontece por meio da raspagem e remoção do cálculo e das impurezas acumuladas nos dentes, que podem causar gengivite e doenças do coração.

O que é limpeza com ultrassom?

A limpeza com ultrassom é um procedimento de limpeza geral que tem o uso do ultrassom odontológico como uma de suas principais etapas.

Pode fazer raspagem subgengival com ultrassom?

O ultrassom é um dos melhores aparelhos para a raspagem subgengival, já que possibilita um tratamento mais preciso e eficiente do tártaro e da gengivite como um todo.

 

Foto de Samara Sampaio

O Autor

Samara Sampaio

Cirurgiã-dentista e mestre em ciências odontológicas (UNIFAL-MG). Especialista de Produtos da área de peças de mão e periféricos na Alliage.

Veja mais de "Samara Sampaio" >

Leia também: