Jato de bicarbonato: usos e indicações para a profilaxia

Jato de bicarbonato: usos e indicações para a profilaxia

22/11/2022 - Por: Samara Sampaio

Em uma boa sessão de profilaxia, fazer um bom uso do jato de bicarbonato pode facilitar a limpeza dental e eliminar o biofilme bacteriano, manchas nos dentes e garantir a higiene da superfície dos dentes.

Versátil e eficiente, esse aparelho complementa a profilaxia e torna o processo de limpeza muito mais rápido.

Apesar disso, existem contraindicações e usos específicos do aparelho nessa etapa do tratamento bucal e conhecer todos eles garante mais flexibilidade no tratamento de um paciente.

Entenda o que é, quando e como usar o jato de bicarbonato e quais são suas contraindicações logo abaixo.

O que é jato de bicarbonato?

Geralmente utilizado ao lado do ultrassom odontológico, o jato de bicarbonato é um dos principais equipamentos de odontologia usados em limpeza dentária, também chamada de profilaxia.

Serve em especial para remover a placa, ou biofilme bacteriano, e também é uma ótima ferramenta para limpar manchas nos dentes, principalmente aquelas geradas por tabaco ou café.

Esse aparelho consiste em uma caneta com ponta ejetora ligada ao aparelho de ultrassom, que quando usada por um dentista, lança um jato concentrado de água e bicarbonato de sódio na superfície dos dentes, garantindo uma limpeza localizada e eficaz.

Indicações do jato de bicarbonato

Como vimos, o jato de bicarbonato é o aparelho, perfeito para uma boa profilaxia, indicado pela sua praticidade e eficiência para outros procedimentos clínicos como cirurgias, periodontia e restaurações.

No processo de limpeza, ele é também é indicado para a remoção do biofilme bacteriano, tratamento de cálculo dental e remoção de manchas nos dentes.

Mesmo sendo um equipamento prático e eficiente, o jato de bicarbonato não garante sozinho todos os processos de limpeza e tratamento dos dentes, em especial nos casos em que se faz necessária a remoção de tártaro acumulado.

Por isso, ele deve ser usado em conjunto com outros equipamentos específicos, e muitas vezes ele é até mesmo contraindicado para uso em pacientes diversos.

Contraindicações do jato de bicarbonato

Apesar de útil nas etapas de profilaxia, o jato de bicarbonato nem sempre é indicado para o tratamento dos pacientes, tendo contraindicações para casos de sensibilidade de um ou mais dentes e incômodo ou desconforto bucal.

Em situações em que há restaurações com resina, aplicação de lentes de contato e alergia ao bicarbonato de sódio, o uso do equipamento também deve ser evitado, pois pode acarretar problemas mais graves aos dentes e à saúde dos pacientes.

Por conta desses problemas, alguns dentistas optam por não usar o equipamento na sua rotina de trabalho, preferindo alternativas como a escova de Robinson ou a taça de borracha, em casos de limpeza completa.

Como funciona a profilaxia dentária?

A profilaxia, é um dos processos mais importantes para a manutenção da saúde bucal, e um tratamento do qual o jato de bicarbonato faz parte.

Existem 4 etapas principais de uma limpeza eficiente:

Tartarectomia

A tartarectomia, ou remoção de tártaro, é a primeira etapa dessa limpeza. Nessa fase, são usados instrumentos como a cureta e a ponta de ultrassom odontológico para quebrar a placa calcificada e eliminar o tártaro acumulado.

Jato de bicarbonato

Seguindo a remoção do tártaro, vem a aplicação do jato de bicarbonato usada para reforçar a limpeza feita anteriormente.

O jato traz a possibilidade de uma limpeza localizada e mais eficiente, sendo como vimos, um equipamento perfeito para a remoção do biofilme bacteriano ou de manchas nos dentes.

Escovação odontológica

Essa é uma etapa em que prevalece a preferência de cada profissional e pode ser aplicada ou não em um paciente.

A escovação serve para reforçar as etapas de limpeza anteriores e acontece por meio do uso de uma escova de dentes profissional e de creme dental odontológico, que completam o processo.

Polimento

Após a limpeza do tártaro e aplicação do jato de bicarbonato vem o processo conhecido como polimento.

O polimento serve para alisar a superfície dos dentes, eliminar as texturas rugosas e evitar assim a formação de novos conjuntos de bactérias e acúmulo de biofilme.

Aplicação de flúor

Ao final da profilaxia acontece a aplicação de flúor, em que uma camada de flúor é colocada nos dentes do paciente para a proteção e a prevenção do desgaste dental assim como o acúmulo de novas bactérias.

Quem pode usar o jato de bicarbonato?

O jato de bicarbonato é um equipamento básico de profilaxia criado para ser usado pelos mais diversos tipos de pacientes com exceção dos casos em que não é indicado.

Entre os pacientes que podem usá-lo, estão:

  • Crianças, adultos e idosos;
  • Pacientes com problemas bucais como tártaro, periodontite ou gengivite;
  • Pacientes que usam aparelho ortodôntico;
  • Pacientes com próteses dentárias.

Com qual frequência a profilaxia deve ser feita?

Sendo um procedimento de prevenção e limpeza concentrada, a profilaxia deve ser realizada conforme a necessidade e situação de cada paciente.

Dessa forma, a frequência do tratamento pode acontecer uma vez por ano, a cada 6 meses, ou mesmo de 3 em 3 meses, dependendo sempre da realidade de cada indivíduo.

Existem desvantagens em seu uso?

O uso do jato de bicarbonato na limpeza dental dos pacientes foi feito para prevenir e tratar problemas dentais, e por isso não existem grandes desvantagens na sua aplicação.

Apesar disso, existem contraindicações que podem ocasionar problemas caso não sejam respeitadas.

Por isso, é importante fazer uma análise e tratamento personalizado para cada paciente e levar em conta as necessidades e limitações da sua saúde bucal.

Leia mais: Bicarbonato de sódio

Foto de Samara Sampaio

O Autor

Samara Sampaio

Cirurgiã-dentista e mestre em ciências odontológicas (UNIFAL-MG). Especialista de Produtos da área de peças de mão e periféricos na Alliage.

Veja mais de "Samara Sampaio" >

Leia também: