3 dicas para embalar material na autoclave saevo

3 dicas para embalar material na autoclave saevo

08/12/2022 - Por: Alliage

Na hora da esterilização, saber como embalar material para autoclave é um passo crucial para garantir a limpeza e desinfecção correta dos instrumentais, e deve ser feita com muita atenção.

Mas porque esse processo é tão importante? E como embalar os instrumentos do jeito certo?

Nesse texto, vamos descobrir o passo a passo para uma boa embalagem e esterilização dos materiais de trabalho de odontologia, além de saber como guardar e armazenar os aparelhos depois de esterilizados.

Acompanhe a leitura.

Por que devemos embalar os equipos odontológicos?

Apesar de parecer um processo simples, entender como embalar material para autoclave é tão importante quanto a etapa de esterilização em si, uma vez que sem a proteção adequada, os instrumentais podem não ser totalmente esterilizados.

Mas porque é importante embalar os instrumentos da forma certa?

É na etapa de limpeza prévia e embrulho correto do material que o profissional garante a melhor condição de esterilização para os instrumentos do consultório, o que torna esse processo uma etapa de grande importância na limpeza desse material, assim como a escolha da embalagem mais adequada.

Entre as embalagens que podem ser usadas nesse processo, o papel de grau cirúrgico é aquele que traz a melhor eficiência de aplicação.

Composta por uma lâmina de plástico e outra de papel, esses pacotes funcionam como um envelope, preservando a esterilidade do material após a desinfecção, e sendo fácil de usar e guardar.

Além disso, também são regulamentados pelas normas da Anvisa, o que os torna a melhor opção para uso no consultório.

Também é importante pontuar, que papéis e materiais não preparados e regulamentados pela Anvisa, como o papel Kraft, papel alumínio ou mesmo tecidos finos, não podem ser usados para embalar os instrumentos na esterilização.

Por terem alto nível de porosidade e não serem criados para enfrentar o calor e a pressão das autoclaves, esses materiais acabam prejudicando a limpeza adequada dos instrumentos, e consequentemente, facilitam a contaminação.

Por isso, usar o material adequado para cada procedimento é sempre muito importante, e uma regra que deve ser seguida a todo custo.

Dicas para embalar seu material na autoclave

Tendo entendido a importância das embalagens no processo de esterilização, é hora de saber como embalar material para autoclave na prática, conhecendo as 3 etapas principais desse processo.

Vamos a elas.

1 – Antes de ir para a autoclave saevo

Antes de começar qualquer sessão de esterilização, é importante fazer a higienização de todo o material a ser esterilizado. Fazer isso garante uma limpeza prévia concentrada, que prepara o instrumental para ser devidamente limpo na autoclave.

A limpeza prévia é composta por 3 etapas:

  1. Desinfecção, onde o material é colocado em uma solução com água e detergente enzimático;
  2. Lavagem e escovação do material higienizado,
  3. Secagem apropriada de todo o instrumental.

A etapa de higienização é muito importante para remover a parte mais concentrada da sujeira e microrganismos em todo o material, garantindo que o processo de autoclavagem seja feito com o máximo de eficiência possível.

2 – Esterilizar corretamente

Feita a devida higienização, é hora de embalar todo o material que será esterilizado.

Para fazer isso, cada peça individual deve ser colocada em um envelope de papel grau cirúrgico, que deve então ser lacrado com o uso de fita apropriada, com uma seladora, ou mesmo de forma artesanal, com a ajuda de um objeto de superfície quente.

Nessa etapa, é importante garantir que cada envelope seja devidamente fechado e vedado, caso contrário, os instrumentos podem não ser propriamente esterilizados.

3 – Armazene o material

Com os instrumentos embalados, é hora de colocar o material na autoclave.

Nessa hora, é importante separar a quantidade adequada para cada sessão, evitando a sobrecarga de instrumentos na autoclave, e consequentemente, uma má esterilização.

Com o material separado, basta acomodar cada pacote nas bandejas ou suportes para envelopes da autoclave, posicionando os pacotes com a face de plástico voltada para baixo.

Isso irá garantir uma esterilização mais eficiente do material, evitando a umidade excessiva em cada pacote.

Marcar os pacotes que serão esterilizados com data e nome do profissional encarregado da esterilização também pode ser uma boa ideia aqui, já que facilita o uso e organização do material esterilizado, além de também ajudar na hora de guardar todo o instrumental.

Por fim, saiba como guardar o material esterilizado

Depois de saber como embalar material para autoclave e entender porque esse processo é importante, resta entendermos como guardar esse material da forma certa, e o que deve ser feito para assegurar uma boa organização.

Após a esterilização, o material deve ser colocado em um local adequado, protegido da umidade natural e com nível de temperatura moderado, evitando o calor excessivo.

Para isso, o uso de prateleiras e armários fechados é o mais indicado, assim como o uso de coberturas sobre os pacotes.

Além disso, também é importante manter o material longe da circulação de pessoas, preservando a esterilidade do instrumental, e evitando novas contaminações no futuro.

Para funcionar corretamente, o espaço de armazenamento do consultório deve seguir os critérios estabelecidos pela ANVISA (Fonte), referentes ao dimensionamento, armazenamento e manutenção do ambiente de conservação do material.

Manter um registro claro de datas e profissionais responsáveis por cada esterilização, assim como manter as peças organizadas e acessíveis são boas práticas que também devem ser levadas em conta.

Fazer tudo isso irá garantir a boa manutenção das peças de uso constante no consultório, facilitando todo o trabalho e garantindo o acesso a materiais limpos e esterilizados sempre que necessário.

 

Foto de Alliage

O Autor

Alliage

Alliage é uma empresa detentora de várias marcas no setor da Saúde, que conta com um know-how de mais de 75 anos de experiência.

Veja mais de "Alliage" >

Leia também: