Tempo da radiografia panorâmica: descubra como funciona o procedimento na prática

Tempo da radiografia panorâmica: descubra como funciona o procedimento na prática

24/10/2022 - Por: Cassiano Pires

Na área odontológica, diversos exames de imaginologia são realizados para auxiliar no diagnóstico de enfermidades e demais problemas bucais. Nesse sentido, o tempo da radiografia panorâmica e outros exames é uma dádiva da tecnologia, que vem evoluindo e tornando os processos mais rápidos, práticos e indolores.

Assim, muitos pacientes são orientados a realizar radiografias panorâmicas, para que o dentista possa ter uma visão geral das estruturas faciais, maxilares, mandibulares e dentárias dos pacientes.

Nesse artigo, você descobre maiores informações a respeito desse procedimento, e entende por que ele é rápido e necessário segundo as particularidades de cada paciente.

Quanto tempo dura uma radiografia panorâmica?

O tempo da radiografia panorâmica é de 3 a 5 minutos. Além disso, é um procedimento indolor, que não precisa de preparação prévia.

Se comparada aos demais procedimentos de raio-x, a radiografia panorâmica utiliza baixa dose de radiação, o que proporciona maior segurança para o paciente que se submete ao exame.

O que é uma panorâmica dos dentes?

tempo da radiografia panoramica 
imagem: pexels

A radiografia panorâmica é um procedimento que proporciona a ampla visualização das estruturas bucais do paciente, expondo toda a arcada dentária e demais estruturas faciais, em uma única imagem radiográfica. Dessa forma, é indicada para diagnosticar, tratar e acompanhar quadros de:

  • Desvio de septo nasal;
  • Problemas da ATM (articulação temporomandibular);
  • Extrações dos terceiros molares (dente do siso);
  • Verificações de crescimento e desenvolvimento na Ortodontia e Odontopediatria;
  • Fraturas da mandíbula.

Por fim, a radiografia panorâmica dos dentes ainda promove a descoberta de lesões, infecções e tumores na região radiografada.

Por mais que este seja um exame geral que apresenta muitas características importantes, exames de imagem periapicais e interproximais complementares podem ser solicitados, para um diagnóstico preciso.

Como se faz uma panorâmica dos dentes?

Tanto o tempo da radiografia panorâmica quanto seu processo de realização, são rápidos e completamente livres de dor. Assim, o paciente é preparado pelo radiologista que introduz um afastador em sua boc, com o objetivo de separar os dentes dos lábios.

Em seguida, o paciente será induzido a aproximar o rosto do equipamento, que se chama ortopantomógrafo e orientado a permanecer imóvel por alguns segundos enquanto as imagens são capturadas.

A realização desse tipo de radiografia dispensa o uso de protetor de tireóide. Isso porque o protetor incide sobre o feixe de radiação, que é necessário para que a imagem seja formada corretamente.

Além disso, a radiação emitida por esse procedimento é muito baixa e possui métricas seguras, para não comprometer a saúde dos pacientes.

Qual o valor de uma panorâmica?

O valor de um exame de imagem, como a radiografia panorâmica, irá depender do local e profissional que irá realizá-lo.

Por isso, os pacientes podem encontrar valores mais atraentes em cidades metropolitanas e mais altos nos grandes centros.

De forma geral, o preço do procedimento pode variar de R$120,00 a R$250,00 reais.

Então desconfie de valores muito baixos!

Procedimentos ofertados “a preço de banana” podem significar falta de segurança e inadequação da clínica ou do profissional que irá realizá-lo.

Quanto tempo leva para fazer radiografia?

Assim como o tempo da radiografia panorâmica, os demais procedimentos radiográficos são feitos em apenas alguns minutos. Os exames mais comuns levam de 10 a 15 minutos para serem finalizados.

Entretanto, esse tempo irá depender da quantidade de incidências exigidas pelo dentista.

Já o resultado da radiografia pode variar. Assim, os exames mais comuns levam de 15 a 20 minutos para ficarem prontos, mas isso vai depender do local em que foram realizados.

Quais as vantagens da radiografia panorâmica?

A radiografia panorâmica é essencial para diversos quadros odontológicos, servindo de parâmetro para o diagnóstico e aplicação do tratamento adequado de acordo com as necessidades do paciente em questão.

Suas vantagens incluem:

  • Visão geral da dentição e articulações da boca do paciente;
  • Rapidez e baixa taxa de radiação;
  • Indolor;
  • Identificação de enfermidades como lesões ósseas e fraturas mandibulares;
  • Visualização da arcada de pacientes que têm dificuldades em abrir a boca;
  • Acompanhamento da progressão de tratamentos e da situação dos ossos e dentes da boca do paciente, entre outras.

Quanto tempo demora para a pasta ortodôntica ficar pronta?

A documentação ortodôntica pode levar até 7 dias para ser finalizada. Isso porque o radiologista irá analisar com calma todos os exames, para redigir um laudo e enviá-lo ao especialista.

A pasta ortodôntica é composta por uma série de exames que tem a função de mapear as características bucais do paciente, criando um mapa para que o dentista possa definir o melhor tratamento a ser executado para o mesmo.

Os exames que compõem a pasta ortodôntica são intra e extrabucais e podem levar tempos diferentes para serem realizados. Além disso, a pasta ficará com a clínica, disponível para consultas do dentista que realizar o tratamento.

No futuro, o dentista pode pedir novos exames, que passarão a compor a pasta, principalmente após a realização de cirurgias e demais procedimentos que mudam a estrutura da boca.

F.A.Q

Quanto tempo demora o resultado da panorâmica?

O exame de radiografia panorâmica leva de 3 a 5 minutos para ser realizado. Entretanto, esse tempo depende da quantidade de incidências exigidas pelo dentista.

Quanto tempo leva para sair um raio X?

De forma geral, os exames de raio-x mais comuns levam de 15 a 20 minutos para ficarem prontos.

Pode comer antes da panorâmica?

Sim. O exame de radiografia panorâmica não exige um jejum alimentar prévio, mas o paciente precisa estar com os dentes higienizados na hora do procedimento.

Como é feita a radiografia panorâmica dos dentes?

O paciente é posicionado corretamente e tem os lábios separados dos dentes por um afastador. Logo em seguida, o radiologista dispara o ortopantomógrafo, aparelho que capta a imagem, e o paciente deverá se manter imóvel durante o procedimento.

Foto de Cassiano Pires

O Autor

Cassiano Pires

Cirurgião-dentista, mestre e doutorando em Endodontia (FORP-USP). Especialista em Radiologia e Imaginologia (AORP). Especialista de Produtos da área de Imagem na Alliage.

Veja mais de "Cassiano Pires" >

Leia também: