Sensor digital intraoral: tudo que os dentistas precisam saber

Sensor digital intraoral: tudo que os dentistas precisam saber

16/09/2022 - Por: Ademar Junior

Os cirurgiões dentistas precisam estar atentos às marcas e modelos de sensor digital intraoral e demais materiais lançados pelas empresas, para sempre terem produtos de qualidade que atendam às suas expectativas.

Ter um bom sensor digital intraoral é um diferencial para qualquer profissional, pois seu atendimento pode ser grandemente valorizado pelos clientes.

Nesse artigo iremos mostrar os benefícios de se ter o um sensor digital intraoral e quais os melhores modelos disponíveis no mercado atualmente.

O que é o ​​sensor digital intraoral?

sensor digital intraoral
Sensor digital intraoral. Imagem: Saevo

Com o avançar dos anos, a tecnologia está cada vez mais a favor das pessoas, ou seja, ela economiza tempo, melhora a funcionalidade de alguns aparelhos, valoriza o aumento da produtividade e tende a facilitar a rotina das atividades diárias de qualquer pessoa.

O sensor digital intraoral é uma dessas tecnologias que chegou para ajudar a rotina dos dentistas dentro dos consultórios odontológicos.

Com esse aparelho, é possível obter ótimas imagens dos dentes, mandíbula e outras estruturas intraorais em apenas alguns passos.

Dessa forma, o sensor digital intraoral tem sido grande aliado dos dentistas, pois facilitam os procedimentos a serem feitos otimizando tempo e favorecendo o rápido diagnóstico dos pacientes.

Esse equipamento foi criado para substituir os filmes radiográficos, de modo a fornecer imagens digitais claras, precisas e de alta qualidade.

Sistema Radiográfico Digital Intraoral

Por ser de fácil utilização e ter um tamanho relativamente pequeno, muitos consultórios estão se adaptando a essa nova realidade

Para utilizá-lo, você precisa apenas posicionar o sensor na boca do paciente, selecionar o tempo de exposição e realizar o disparo. Ao finalizar, as imagens são imediatamente direcionadas para o computador ou dispositivo móvel.

Esse tipo de tecnologia é muito interessante pelo fato de não precisar de agentes químicos o que consequentemente não gera resíduos na natureza.

Qual o melhor sensor digital intraoral?

Existem muitas marcas disponíveis no mercado hoje em dia e um dos sensores mais usados pelos dentistas são os modelos Eagle, pois eles foram desenvolvidos para proporcionar conforto ao paciente e confiança nos procedimentos por parte dos profissionais.

Os modelos Eagle são compostos por 2 tamanhos distintos onde nenhum acompanha o kit de posicionadores. As imagens obtidas são nítidas e a área de captura do tamanho 2 é 60% maior que do tamanho 1.

Outros benefícios dos sensores digitais intraorais são o tipo de acabamento (silicone) que proporciona maior conforto ao paciente, capacidade de organizar os laudos em pastas individuais, ferramentas de edição no computador, é portátil e muito mais.

Qual melhor sensor de raio X digital?

Outra marca muito comum é a Saevo que também produz sensores de altíssima qualidade.

Os sensores digitais Saevo também substituem os filmes radiográficos, estão disponíveis em dois tamanhos e proporcionam imagens nítidas, claras e ótima resolução.

Assim como no modelo anterior, os sensores Saevo possuem programas de edição, organização e montagem de laudos digitais, para melhor conforto do profissional e do paciente.

Como funciona o sensor digital intraoral?

Os sensores digitais utilizam uma placa de circuitos sensível à radiação para a obtenção das imagens intraorais.

Essa placa gera sinais elétricos que são enviados para o computador e processados de modo a gerar uma imagem nítida e de altíssima qualidade.

F.A.Q

Qual a diferença entre sensores analógicos e digitais?

A principal diferença entre os sensores analógicos e digitais é a forma de obtenção das imagens. No primeiro exemplo as fotos são obtidas através de filmes radiográficos e no segundo exemplo as imagens são diretamente enviadas para o computador.

Onde comprar um sensor digital intraoral?

Existem muitas marcas e modelos de sensores digitais intraorais disponíveis no mercado atualmente e você precisa escolher com calma qual o melhor equipamento para sua rotina diária.

Na maioria das vezes, esses aparelhos são comprados pela internet e os modelos mais vendidos dos últimos tempos são os da marca Saevo.

Foto de Ademar Junior

O Autor

Ademar Junior

Administrador. Mestrando em administração. MBA em gestão empresarial. Especialista de Produtos da área de Imagem na Alliage.

Veja mais de "Ademar Junior" >

Leia também: