Scanner intraoral: o melhor aliado do seu consultório 

Scanner intraoral: o melhor aliado do seu consultório 

16/09/2022 - Por: Alliage

Os equipamentos dos consultórios, como o scanner intraoral, estão cada vez mais sofisticados, modernos e tecnológicos e dessa forma, e dessa forma, estão satisfazendo cada vez mais as necessidades dos cirurgiões dentistas, pois facilitam sua rotina e auxiliam no processo de diagnóstico, e planejamento e execução de um bom tratamento.

Essas inovações visam, além de ajudar os dentistas, proporcionar os equipamentos estão cada vez mais maior voltados para o conforto dos pacientes, deixando-os seguros e participativos ao longono processo doe tratamento dentário.

Um dos equipamentos que vem ganhando cada vez mais espaço nos consultórios odontológicos é muito usado pelos cirurgiões dentistas são os scanners intraorais. Eles têm a capacidade de auxiliar os dentistas no diagnóstico dos mais diferentes casos e auxiliam de patologias e consequentemente na elaboração doe um plano de tratamento odontológico, pois fornecem um modelo tridimensional (3D) com alta resolução e imagens de alta qualidade de toda a arcada dentária do paciente. em resolução tridimensional (3D).

Dessa forma, podemos afirmar que dentro de alguns anos, todos os consultórios e clínicas odontológicas precisarão contar com scanner intraoral, pois este permite que toda documentação física antes feita com modelos de gesso, passe a ser digital e armazenada de forma muito menos dispendiosas imagens digitais já são uma realidade no mundo de hoje.

É inegável que seus benefícios imediatos e a longo prazo superam seu custo de aquisição um tanto quanto alto em alguns casos. Apesar de ter um alto custo, seus benefícios também são enormes e com o tempo todos os dentistas vão precisar se adaptar a esse novo conceito de exame de imagem.

Nesse artigo iremos mostrar o conceito doe scanner intraoral, quais suas serventias, como funcionalidadesm, quais suasas indicações e contra indicações, qual o valor médio de aquisição no mercado atualmente e quais as vantagens de ser ter esse tipo de equipamento em seu consultório. Fique atento a todas as informações e escolha o melhor scanner intraoral para seu negócio.

O que é um scanner intraoral?

O scanner intraoral é um equipamento muito tecnológico e moderno que está ganhando cada vez mais espaço e fama entre os cirurgiões dentistas do mundo todo.

Isto Essa fama se deve ao fato de o equipamento permitir a visualização e manipulação de uma reprodução cópia digital muito acurada perfeita da boca dos pacientes, ou seja, é possível visualizar todos os detalhes da gengiva, tecidos moles e dos dentes de maneira eficaz, rápida e segura.

Antes dos scanners intraorais serem desenvolvidos, essas cópias eram obtidas por meio de moldagens utilizando os mais diferentes materiais que depois precisavam ser vazados em gesso, tornado o processo o que era muito incomodo para os pacientes e muito trabalhoso para os profissionais.

Dessa forma, podemos dizer o que o equipamento nomeado de scanner intraoral é um dispositivo que permite fazer um registro digital das estruturas bucais, dos dentes e da gengiva dos pacientes, esse registro, ou modelo digital e essa cópia é projetada na tela de um computador tridimensionalmente em formato 3D para melhor visualização por parte dos cirurgiões dentistas e pacientes.

Esse exame é feito antes de iniciar qualquer tipo de tratamento dentário, ou seja, é um dos primeiros exames a se fazer entes de começar um tratamento, pois permite ao dentista conhecer todos os registros da boca do paciente antes de começar a trabalhar.

Como é feito o escaneamento nos dentes?

Por ser um produto tipo de exame muito inovador e tecnológico, as pessoas costumam se questionar como ele funciona, e a seguir vamos mostrar como é esse funcionamento e o motivo dele ser tão vantajoso para as clínicas e consultórios odontológicos.

Basicamente, os scanners intraorais são equipamentos ergonômicos e que tem formato semelhante a um fotopolimerizador, funcionam fazendo uma leitura completa dos dentes e outros elementos bucais que interessam para o tratamento da boca. (como é o caso das gengivas).

Essa leitura só é possível graças a um conjunto de a câmeras intraoral que faz múltiplas as capturas e que quando são processadas em um software em seguida encaminha as imagens para um computador, que que cria o modelo tridimensional (3D) em alta resolução que vai sendo construído instantaneamente na tela do computador. Imagens perfeitas em resolução 3D de altíssima qualidade.

A câmera intraoral é em formato de um lápis e esse é passado sobre a gengiva e dentes do paciente. Essa câmera emite uma fonte de luz e aos poucos você consegue ver a imagem em 3D se formar na tela do computador.

Após concluir os processos de captura das imagens, esses arquivos digitais contendo os modelos tridimensionais da boca do paciente, e que podem conter algumas informações da ficha do paciente, podem ser enviadas para os mais diferentes destinatários, laboratórios para confecção de peças protéticas e placas miorrelaxantes, planning centers de estética, empresas de alinhadores ortodônticos, salvos na nuvem como parte de documentação legal dos pacientes, ou cas mesmas são enviadas para um laboratório específico para fazer a fresagem das imagens em uma impressora 3D.

Caso você não queira centralizar todos processos em sua clínicaencaminhar as imagens de seus pacientes para outro laboratório, você pode ter sua própria impressora 3D, ou fresadora para imprimir modelos ou fresar coroas, aderindo ao modelo de Same-Day Dentistry, que vem ganhando espaço nos últimos tempos, onde alguns procedimentos como por exemplo coroas unitárias podem ser realizados em um mesmo dia, com preparo do elemento, escaneamento, e fresagem in loco da coroa e posterior cimentação.e investir um pouco mais é comprar o kit de scanner completo que vem com o scanner intraoral e a impressora 3D.

Além da imagem dos dentes e gengiva dos pacientes, você pode adicionar algumas informações à ficha do paciente e verificar vários fatores como: cor dos dentes, implantes e muito mais.

Os scanners intraorais são divididos em dois tipos distintos e seu funcionamento será de acordo com seu tipo que são os seguintes:

  • Scanners de tecnologia fotográfica: são equipamentos que capturam imagens individuais das áreas a serem digitalizadas, ou seja, imagens individuais são tomadas que o sistema funde para formar o modelo digital 3D.
  • Scanner de tecnologia de vídeo: esses equipamentos funcionam como uma câmera de vídeo, que faz a gravação das áreas escaneadas.

Em conjunto com os scanners intraorais, você pode utilizar softwares modernos que complementam a ficha de seus pacientes, fazem planejamento dos casos e de dispositivos intraorais, checam os pontos oclusais podendo pois através deles você consegue montar pastas de arquivos individuais com todos os exames e dados clínicos do seu paciente.

Com essa associação de tecnologias, você consegue elaborar várias simulações de planos de tratamento odontológicos de forma virtual, e isso garante previsibilidade, reduz erros e auxilia na tomada de decisões importantes relativas ao tratamento odontológico. ajuda de forma positiva os cirurgiões dentistas, reduzindo a possibilidade de erros e auxiliando na tomada de decisões importantes.

O scanner intraoral exige uma curva de aprendizado semelhante a qualquer procedimento odontológico, porém essa curva é muito menor quando comparada por exemplo ao tempo que se leva para conseguir realizar uma moldagem convencional de excelência, estudos demonstram que dentistas que nunca haviam feito sequer um escaneamento, após repetir por cerca de quatro vezes, já adquiriram um nível de proficiência médio, ou seja já conseguiriam utilizar o aparelho no dia a dia clínico. Além disso, fazer um escaneamento intraoral é algo muito delicado e precisa de muitos cuidados para resultados perfeitos.

Caso você não tenha segurança em realizar o procedimento, opte por contratar profissionais qualificados e seus resultados serão relativamente melhores, pois para resultados eficientes, os pacientes precisam ter confiança no operador e no dentista, é necessário instruir muito bem o paciente quanto á correta realização do exame (por exemplo controlar a salivação), tomar cuidado com restaurações metálicas e sangramentos e muito mais.

E com treinamento contínuo, o operador do scanner intraoral precisa passa a dominar ser bem qualificado em seu manuseio, pois só assim ele ganha tempo nos atendimentos diários, com escaneamentos excelentes, imagens com qualidade em menor tempo.

Infelizmente o scanner possui algumas limitações, para gerar um bom modelo digital, é importante seguir uma sequência lógica de escaneamento, é importante também secar as áreas a serem escaneadas principalmente os dentes, já que saliva e outros fluidos como sangue e excesso de liquido crevicular podem gerar áreas obscuras para o scanner ou até mesmo refletir a luz do aparelho gerando modelos imprecisos, algo semelhante acontece com restaurações metálicas bem polidas, sendo em casos específicos indicado utilizar opacificadores, outra limitação também que varia de aparelho para aparelho e quanto a profundidade de escaneamento, se o aparelho tiver um alcance muito curto, pode dificultar a reprodução das regiões interproximais ou cavidades profundas.

Dessa forma, podemos concluir que para um bom escaneamento intraoral é preciso que o operador siga a sequencia de escaneamento fornecida pelo fabricante do scanner, seque bem as áreas a serem escaneadas e utilize luvas pretas nas mãos.

Outras coisas que os operadores devem saber são que o brilho das restaurações metálicas pode dificultar o escaneamento dentário, dessa forma é preciso usar opacificador e que a presença de espaços nas regiões das papilas interdentárias (triângulos negros) dificultam bastante o processo de escaneamento.

Para que serve o scanner intraoral?

Como mencionamos anteriormente, o scanner intraoral é um aparelho que permite tirar “fotografias” tridimensionais” de toda a cavidade oral.

Essas imagens são interessantes pois podem ser usadas como em arquivos e documentaçõesos digitais dos pacientes e dessa forma serem enviadas pelo e-mail, via nuvem ou até mesmo pelo WhatsApp ou whatsapp.

O escaneamento intraoral possui diversas finalidades entre elas podemos citar Esse tipo de exame pode ser solicitado para diversas finalidades antes de iniciar qualquer tipo de tratamento odontológico. Dentre as possíveis finalidades da utilização do scanner intraoral podemos citar as seguintes:

  • Planejar todorojeto de sorrisos no tratamento ortodôntico: permite observar imperfeições e desalinhamentos dentários. Dessa forma, é possível elaborar um bom planejamento de tratamento para correção e alinhamento dos dentes seja para uso de alinhadores ou construir guias para colagem indireta de brackets. Esse planejamento pode ser simulado de forma totalmente digital inicialmente sem qualquer intervenção direta no paciente, garantindo assim a previsibilidade do tratamento.
  • Tratamentos de brackets linguais ocultos e alinhadores invisíveis, como Invisalign.
  • Substituir moldagens para confecção de próteses fixas unitárias, múltiplas, próteses moveis totais e parciais, próteses parciais e obturadores.
  • Podemos também criar dispositivos como placas miorrelaxantes e protetores bucais. Além disso, o escaneamento dos dentes pode ser usado para a fabricação de próteses, coroas, implantes, placas de bruxismo e aparelhos personalizados como é o caso dos aparelhos invisíveis.
  • Aliado a tomografias pode ser utilizado para criar guias de colocação de implantes, e depois ser utilizado também para obtenção dos modelos digitais para realizar as próteses implanto-suportadas.
  • Obtenção de modelos de estudo, para realização do plano de tratamento de qualquer caso, podemos também periodicamente escanear o paciente para acompanhar as mudanças na cavidade oral e através de alguns recursos de software acompanhar surgimento de caries, desgastes ou até movimentações indesejadas dos elementos.

Simulações de tratamentos ortodônticos

Como mencionamos anteriormente, o escaneamento dos dentes e de toda a cavidade oral, pode auxiliar os cirurgiões dentistas ae elaborar vários planos de tratamento odontológicos para seus pacientes.

Dessa forma, eles conseguem simular omuitos tratamentos ortodônticos sem uma intervenção direta com no paciente, ou seja, simulações virtuais de quais procedimentos serão realizado realizar com os pacientes baseado nas nos achados clínicos das imagens obtidas.

Topografia digital tridimensional dos dentes e gengiva

A topografia digital tridimensional dos dentes e da gengiva é basicamente o contorno externo dessas estruturas.

Esses contornos são usados para montar as imagens tridimensionais na tela do computador que está conectado com o scanner intraoral.

Quem pode fazer o escaneamento intraoral?

Uma nova resolução (Resolução 207 de 2019), foi emitida pelo Conselho Federal de Odontologia (CFO) e o mesmo reconheceu que o escaneamento intraoral com finalidade odontológica só pode ser realizado por cirurgiões-dentistas e técnicos em saúde bucal.

Diante disso, quando a finalidade for procedimentos odontológicos, apenas pessoas habilitadas devem realizar o procedimento de escaneamento intraoral, e os Técnicos em Saúde Bucal somente deverão realizá-lo sob supervisão do Cirurgião Dentista.

Caso o escaneamento intraoral seja realizado por pessoas não autorizadas e habilitadas, o conselho entende como um exercício ilegal da profissão e o mesmo é considerado crime passível de punição.

Benefícios do escaneamento digital

O escaneamento intraoral surgiu veio para ajudar os profissionais e tornar suas rotinas mais dinâmicas e descomplicadas.

Com isso, podemos dizer que esse tipo de tecnologia possui muitos pontos positivos para esses profissionais e que os consultórios e clínicas odontológicas que tem os scanners intraorais estarão sempre à frente de quem não os possui.

Dentre os principais benefícios em se ter um scanner intraoral, podemos citar os mais importantes:

  • Evita o método clássico de moldagem que provoca náuseas e sensação de sufocamentos nos pacientes, sendo totalmente desconfortável.
  • Permite o envio das imagens digitais diretamente para os laboratórios fabricantes, o que acelera acaba acelerando o processo de fabricação, por exemplo de alinhadores e coroas, e consequentemente o início e o término do tratamento.do tratamento.
  • Permite que o paciente e o profissional visualizem e analisem as imagens e dessa forma alinhem as dificuldades e expectativas cheguem a um resultado adequado do tratamento.
  • Velocidade na produção das imagens e dos aparelhos e instrumentos utilizados no tratamento de cada paciente.
  • Eficiência na qualidade das imagens fornecidas, no armazenamento e envio de documentações, já que os arquivos digitais não ocupam espaço físico e transferência dos mesmos por meio digital.
  • Excelente custo-benefício, pois apesar do valor aquisição, de investimento ser relativamente alto para a aquisição de um scanner intraoral, o dentista não terá mais gastos com inúmeros materiais de moldagem, moldeiras, gesso para vazamento dos moldes e despender um local para armazenar esses modelos.com o tempo você pode notar uma economia no consultório, pois não precisará gastar com todos os utensílios para moldagem.
  • Economia de tempo clínico nas consultas, sobrando mais tempo para realizar outras atividades do dia a dia.
  • Facilidade de repetição, se por qualquer motivo o escaneamento não sair como desejado basta somente apagar o arquivo e repetir o processo, enquanto erros em moldagens convencionais, geram prejuízo pois há desperdício de material.

Contraindicações do scanner intraoral

Existem muitos relatos de contraindicações relacionadas ao escaneamento dentário, o fato de ser uma tecnologia sensível a técnica do operador pode gerar algumas dificuldades iniciais, mas não muito difíceis de serem superadas como tratadas acima no texto.

Entretanto é importante lembrar que o dispositivo não se destina a criar imagens da estrutura interna dos dentes ou do suporte da estrutura do esqueleto, e também não é aconselhado a ser usado para casos com mais de quatro dentes ausentes e subsequentes.

Onde comprar seu scanner intraoral?

Existem algumas opções de scanners intraorais disponíveis no mercado a internet hoje em dia, mas você precisa estar atento a certas especificações para adquirir o melhor aparelho que atenda suas necessidades para comprar as melhores peças., ou seja, aquelas que são reconhecidas e indicadas pelos profissionais que as usam. Inclusive, você sabia que a Saevo, líder de mercado e pioneira em desenvolvimento de equipamentos e produtos odontológicos possui seu próprio scanner intraoral o Eagle IOS, lançamento que já vem conquistando os consultórios do Brasil e do mundo?

O scanner intraoral compacto e ergonômico vem com software intuitivo vinculado e com sistema totalmente aberto para facilitar a comunicação, entre dentista e todo e qualquer laboratório. É projetado para levar o seu trabalho a uma nova era digital, colocando seu consultório ou clínica odontológica em outro patamar.

Algumas das vantagens do Scanner Intraoral Eagle IOS são:

  • Reposicionamento inteligente: o algoritmo de são algoritmos de Inteligência Artificial no reconhece com rapidez as faces e vertentes permitindo que o escaneamento flua de forma mais contínua, sempre reposicionando o modelo digital quando necessário.
  • Mapa de oclusão de um clique: verifica os pontos de oclusão antes de enviar para o laboratório, permitindo assim verificar se há distância oclusal necessárias para alguns tipos de restaurações. Apoio prévio ao dentista sobre a distância oclusal para o preparo.
  • Qualidade da digitalização: Messe mapa de qualidade permite ao usuário determinar se dados suficientes foram adquiridos nas principais regiões do escaneamento através da indicação por cores. No caso de dados insuficientes, o dentista pode escanear novamente as áreas para as quais são necessários mais dados.
  • Software: é amigável e intuitivo, u. Utilizando o conceito Less Click as Possible, traz agilidade e simplicidade para o fluxo digital da sua clínica. Dessa forma, com esse software você e sua equipe podem navegar facilitando a navegação pela interface. a fim de atender suas necessidades de restauração, ortodôntica e de implante. O sistema é do tipo aberto e, ou seja, sem pagamento de licenças para instalação ou upgrades licenças anuais e o envio dos casos é rápido e simples através do sistema em nuvem HeronCloudNuve, que também dispensa qualquer gasto extra.
  • Integração: permite exportar arquivosCloud: exporta em STL, OBJ e PLY, oferecendo integração direta com DWOS e Exocad. O Eagle IOS facilita a comunicação clínica / laboratório, permitindo que sua prática trabalhe com todos os sistemas CAD abertos do mercado, tudo isso a um clique de distância. A abertura total do sistema, combinada com a oportunidade de exportar localmente ou via Cloud, dá a você a opção de enviar os trabalhos para o seu laboratório parceiro gratuitamente com um clique.

Qual o melhor scanner intraoral?

Agora que você já conhece bem o conceito e funcionalidade dos scanners intraorais, é hora de escolher o melhor modelos para seu consultório.

Antes de comprar um scanner, você precisa ter em mente sua demanda diária e sua especialidade para saber se realmente vale a pena sua aquisição. Além disso você deve, você deve conversar com vários representantes para analisar todos os tipos disponíveis no mercado e então decidir qual será melhor para o seu negócio.

Além de analisar o modelo do equipamento, você também deve observar o software que o acompanha, pois ele deve ser prático e simples para facilitar sua rotina diária, e sempre estar atento a possíveis custos de manutenção de softwares e licenças.

Caso você não tenha a oportunidade de conversar pessoalmente com os representantes dos equipamentos, você pode baixar os manuais dos aparelhos na internet, procurar vídeos de demonstração e até indicação de outros profissionais. e dar uma boa lida em seu funcionamento, valor, custo de manutenção, garantia e muito mais.

Estudos que falam da vantagem de ter um scanner intraoral

Vários estudos relatam as vantagens do escaneamento digital intraoral e as principais vantagens desse aparelho segundo os estudos científicos são:

  • Substituição dos métodos convencionais de moldagem gerando maior agilidade. Substituição do Alginato, gesso e escayola por métodos totalmente digitais que podem ficar prontos em menos de três minutos.
  • Como mencionado anteriormente, todos os pacientes afirmam que o escaneamento intraoral é mais confortável que os métodos de modelagem antigos, que causavam náuseas e sufocamento.
  • As imagens são fiéis e precisas favorecendo um excelente diagnóstico.
  • Redução de erros no momento de escolher o melhor tratamento para os pacientes, mesmo que as vezes algumas intercorrências venham a danificar as imagens como bolhas, rugas, rachaduras e outros.
  • Com o escaneamento intraoral, os problemas do paciente podem ser corrigidos no mesmo instante em que foram diagnosticados.
  • Capacidade de criação de arquivos para os pacientes de forma totalmente digital e muito mais.

F.A.Q

Quanto custa um scanner intraoral?

Apesar de ser um aparelho com alto investimento, com o tempo você vai notar uma economia em seu consultório, pois não terá mais gastos com os instrumentos de modelagens antigas. Atualmente, os preços dos Scanners intraorais variam muito no mercado, com modelos custando a partir de R$60.000,00 e variando até a faixa de R$120.000,00 .

O que é o scanner Eagle IOS?

O Scanner Eagle IOS é o novo lançamento da Saevo, líder de mercado e pioneira em desenvolvimento de equipamentos e produtos odontológicos uma marca pioneira na confecção de materiais da área de odontologia e afins. Esse equipamento é super tecnológico e irá proporcionar a melhor experiência para os cirurgiões dentistas que o adquirirem.

O que é escanear os dentes?

De um modo bastante simples, a técnica de escanear os dentes, consiste em tirar várias fotos sequenciais da cavidade oral que são combinadas para gerar um modelo tridimensional basicamente em tirar uma foto precisa de toda a cavidade bucal e gerar uma imagem tridimensional perfeita. Esse modelo é utilizado imagens são usadas para estudo, planejamento e execução dos mais diferentes tratamentos. Chegar a diagnósticos precisos e elaborar tratamentos eficientes e completos.

Foto de Alliage

O Autor

Alliage

Alliage é uma empresa detentora de várias marcas no setor da Saúde, que conta com um know-how de mais de 75 anos de experiência.

Veja mais de "Alliage" >

Leia também: