O que é RX odontológico e quais são os principais aparelhos?

O que é RX odontológico e quais são os principais aparelhos?

08/11/2022 - Por: Ademar Junior

O Rx odontológico constitui uma técnica em que a boca do paciente é analisada por meio de imagens obtidas com doses pequenas de radiação.

O equipamento é apontado para a região desejada e o resultado permite ao dentista analisar dentes, ossos e a estrutura da boca como um todo.

Principais modelos de Rx odontológico

Para facilitar a vida dos pacientes e evitar que eles tenham que tirar um Rx odontológico fora do consultório, muitos dentistas têm adquirido aparelhos de raios-x.

Há no mercado uma gigantesca gama de opções, incluindo marcas e modelos diferentes. Abaixo, vamos falar um pouco sobre alguns deles.

Rx de parede

O Rx de parede é muito usado em vários consultórios, principalmente aqueles que dispõe de um espaço muito pequeno.

Pois, como o Rx odontológico de parede ocupa menos espaço, é possível usar a área restante para acomodar outros equipamentos importantes.

Raios X periapical de parede da Saevo

Esse modelo de Rx da Saevo possui o sistema Green, que conta com 95% menos chumbo. Ele é indicado para procedimentos intraorais e cria imagens detalhadas e de alta qualidade da área desejada.

Ele permite movimentos suaves e mais estabilidade durante a utilização.

Rx odontológico Pantográfico

O RX Pantográfico possui um tipo de braço articulado que permite ao profissional alcançar áreas mais difíceis e posicioná-lo nos ângulos desejados.

Assim como outros aparelhos de raio x, ele é fortemente indicado para radiografias intraorais e entrega resultados de muita qualidade, permitindo que o dentista tenha uma ampla visão do local.

Raio X – Parede Pantográfico Saevo

Esse modelo da Saevo possui o avançado sistema Green, com 95% menos chumbo em sua estrutura.

Além disso, o equipamento aumenta seus níveis de segurança por contar com mecanismos que evitam que a radiação se perca e sempre seja apontada para o local ideal.

Rx móvel

Esse tipo de equipamento é pequeno e compacto, podendo ser movido com mais facilidade de uma sala para outra ou até mesmo de um consultório para o outro.

Raio X – Coluna Móvel Saevo

Esse equipamento é fabricado com 95% menos chumbo. Sua indicação de destaque é para as radiografias intraorais, que ganham mais qualidade e precisão graças ao seu sistema moderno e ao maior controle que o modelo proporciona.

Esse Rx odontológico dá liberdade para que o profissional o mova na direção desejada.

RX odontológico

Como funciona o RX parede pantográfico?

O RX parede pantográfico emite pequenas doses de radiação na região indicada, possibilitando a formação de uma imagem clara do local desejado.

Seu braço articulado é ideal para um manuseio mais livre, o que facilita na hora de apontá-lo para o local exato.

O que é rx portátil odontológico?

A Saevo ainda irá lançar o modelo de RX portátil. Esse modelo é versátil e se destaca por ser compacto e fácil de usar além de gerar imagens intraorais de alta qualidade para que os dentistas possam usar em seus diagnósticos.

Esse equipamento também chama atenção por possuir um colimador de material radiopaco, que evita a perda de radiação para locais não desejados e faz com que ela se concentre apenas na região da qual se quer obter uma imagem.

Sendo assim, é possível perceber que esse aparelho é ideal para profissionais que procuram mais segurança e qualidade para si e para seus pacientes.

Como fazer uma imagem intraoral?

Para obter uma imagem intraoral, o profissional insere um filme radiográfico na boca do paciente e aponta um aparelho de Rx odontológico para o local.

Ao disparar o equipamento, ele gera uma imagem nítida da boca, mostrando dentes, ossos e outras regiões.

Contudo, há formas mais modernas e eficazes de obter uma imagem intraoral como vamos analisar nos próximos tópicos.

O que é sensor digital?

É um tipo de aparelho de rx odontológico capaz de gerar imagens digitais instantâneas para a visualização na tela de um computador. Além disso, as imagens permanecem com a mesma qualidade mesmo após muito tempo.

O que é radiografia digital?

Na radiografia digital, a imagem surge diretamente na tela do computador, sem a necessidade de usar filme radiográfico ou placas de fósforo.

Além de ser mais rápido e oferecer uma ótima qualidade, o equipamento torna o procedimento mais cômodo para o paciente.

O que é radiografia analógica?

A radiografia analógica utiliza um processo similar às antigas câmeras fotográficas para registrar imagens. Nesse modelo, um filme radiográfico é inserido na boca do paciente e o aparelho de raio-x é apontado para o mesmo local.

Depois, ao entrar em contato com líquidos especiais, a radiografia é revelada.

Como posicionar o filme radiográfico na boca?

O filme radiográfico deve ser posicionado de forma que seu lado convexo fique para cima, na mesma direção do tubo do aparelho de rx odontológico.

O filme é inserido na boca do paciente, entre os maxilares inferiores e superiores para que fique firme e não caia durante o procedimento.

O que são placas de fósforo?

As placas de fósforo são um material para gerar imagens radiológicas. É muito usado na odontologia durante o raio x odontológico intraoral, garantindo um resultado de ótima qualidade.

Tamanho das placas de fósforo

No mercado, encontramos placas de fósforo com diversas medidas. Abaixo, selecionamos alguns dos tamanhos mais populares.

  • 22mm x 25mm;
  • 24mm x 40mm;
  • 31mm x 41mm;
  • 27mm x 54mm.

Qual a melhor forma de fazer RX?

Os sensores digitais são uma das melhores técnicas para se obter um raio x. Dentre as principais vantagens, está o fato de que a imagem fica pronta na hora, em formato digital e pode inclusive ser enviada se houver necessidade.

Quais as técnicas radiográficas odontológicas?

Intraoral e extraoral são as técnicas de rx odontológicos que são comumente descritas.

Qual a radiografia mais utilizada na odontologia?

A intraoral é o tipo de radiografia mais usada, pois permite uma visão ampla de toda a boca do paciente.

O que é radiografia panorâmica e qual a indicação?

A radiografia panorâmica é capaz de mostrar toda a boca do paciente, incluindo diversos detalhes. Esse procedimento é indicado sempre que o dentista julga necessário obter uma visão geral da saúde bucal do paciente.

É possível ver o RX no computador e editar?

Sim. Os equipamentos mais modernos que citamos neste texto permitem que as imagens sejam visualizadas no computador. As opções de edição disponíveis costumam ser: aumento do contraste e do brilho, girar a imagem e outros.

Dúvidas gerais

Qual a diferença entre radiografia periapical e interproximal?

A radiografia periapical cria um raio-x completo dos dentes, mostrando a coroa, a raiz e até as regiões próximas.

Mas, a radiografia interproximal tem algumas restrições. Geralmente é usada para mostrar apenas as coroas dos dentes inferiores e superiores.

Como saber se o dente precisa de canal pelo RX?

O Rx odontológico permite que o dentista analise um dente de forma que não poderia fazer em uma observação normal.

Então, se houver a necessidade de um canal, o raio-x pode indicar.

Por que a radiografia panorâmica não é o exame de imagem mais recomendado para a avaliação de lesões de cárie?

Esse tipo de radiografia cria uma imagem mais geral da boca. Ele não é capaz de mostrar tantos detalhes como seria necessário para se identificar uma lesão como a cárie.

Vale a pena investir na digitalização da clínica odontológica?

Sim. Pois, os equipamentos mais modernos permitem que você trabalhe com mais agilidade e qualidade.

Os pacientes com certeza vão ficar impressionados com o serviço e poderão voltar e até indicar conhecidos. Assim, mesmo que o investimento inicial seja alto, ele será recuperado em um período relativamente curto.

Foto de Ademar Junior

O Autor

Ademar Junior

Administrador. Mestrando em administração. MBA em gestão empresarial. Especialista de Produtos da área de Imagem na Alliage.

Veja mais de "Ademar Junior" >

Leia também: