O que é profilaxia dental? Entenda tudo sobre o tema. 

O que é profilaxia dental? Entenda tudo sobre o tema. 

16/09/2022 - Por: Alliage

Já ouviu falar sobre profilaxia dental ? A profilaxia é indicada a ser feita até 2 vezes ao ano, para manter a saúde bucal, caso não tenha conhecimento ainda continue sua leitura e fique por dentro do tema.

A profilaxia bucal é uma ação preventiva e um dos procedimentos mais feitos em consultórios de Odontologia.

O que é profilaxia dental ?

Um procedimento indolor e simples, sua utilidade é fazer uma limpeza profissional dentária tendo o objetivo de remover tártaros, placas bacterianas, limpar manchas superficiais.

Assim ajudando na prevenção de casos mais graves como gengivite e cáries. Os dentistas recomendam fazer a profilaxia dental 2 vezes ao ano. procedimento feito com produtos e aparelhos profissionais.

Como é feita a profilaxia dental?

Envolve um passo a passo importante por ser um tratamento profissional que trata da sua higiene, sendo feita com ferramentas profissionais que dão uma precisão maior durante o trabalho.

Além de cuidar da sua saúde bucal, também é benefício estético, deixando seu sorriso mais branco com a remineralização do esmalte dos dentes por produtos fluoretados evita que venha aparecer cáries.

  • Vá até seu dentista e peça uma avaliação bucal, o profissional precisará de uma avaliação clínica para saber como está sua arcada dentária, talvez você precise de outros tratamentos antes de fazer sua profilaxia.
  • Depois que sua avaliação for aprovada, seu dentista irá dar andamento ao procedimento começando por uma raspagem, para eliminação de tártaro e limpar os dentes usando ferramentas para auxiliar, mas pode ficar tranquilo, todo procedimento é indolor, caso sinta qualquer desconforto avise ao seu dentista.
  • O próximo passo é usar uma água à base de bicarbonato de sódio com o auxílio de uma escova elétrica rotativa que conta com um pouco de pasta dental profilática, o bicarbonato e a pasta profilática em conjunto fazem uma limpeza profunda e geral nos dentes.

Procedimento simples e indolor, ao fim da profilaxia você se vê livre de mau hálito e dentes amarelos, porém continue com sua higiene em casa escovando os dentes e usando fio dental.

Profilaxia antes e depois, quais são as vantagens?

Temos muitos benefícios ao fazer a profilaxia, sendo o principal é evitar os problemas bucais.

Uma das vantagens é que reduz ter que fazer outros procedimentos mais invasivos como a cárie que pode destruir a estrutura do dente que pode vir a causar infecções e tendo que fazer o famoso canal e até mesmo a retirada desse dente.

Tira o acúmulo de bactérias e isso é de grande importância pois assim evita inúmeras doenças, não só nos dentes, mas como na gengiva também, sendo de suma importância a visita ao seu dentista.

Contra o mau hálito, o procedimento conta com a retirada do tártaro que muitas das vezes é a causa do mau hálito, porém além da profilaxia dental feita por seu dentista, você também tem que continuar com a higiene bucal em sua casa.

A profilaxia também promove benefício estético tirando as manchas amarelas do dente e deixando um sorriso mais bonito e branquinho.

Qual a frequência indicada para a realização da profilaxia?

De seis em seis meses a profilaxia pode ser realizada mantendo sua saúde bucal em dia.

Se tiver algum problema dentário a profilaxia deve ser feita em um espaço de tempo menor ajudando a combater placas bacterianas.

A profilaxia possui alguma contraindicação?

Não a profilaxia é indicada a todos que já tenham sua arcada dentária pronta, seja usando aparelho fixo, móvel ou criança.

A placa bacteriana e tártaro está sujeita a atingir qualquer pessoa, seja adulto ou criança, sendo atingido terá que recorrer a profilaxia para ter sua saúde bucal renovada.

Aos usuários de aparelho odontológico, tendo uma variedade maior de cuidados e uma higiene maior, mesmo que por ter o aparelho fixo a higiene se torna mais dificultosa, e fazer a profilaxia dental ajuda muito em questão de limpeza, acúmulo de bactérias e higiene em meio ao aparelho.

A profilaxia Dental pode doer?

profilaxia dental
crédito: freepik

Procedimento totalmente indolor: os dentistas usam um aparelho nomeado como ultrassom que não machuca ou desgasta o esmalte do dente ou a gengiva, fazendo assim ser um procedimento rápido e indolor.

A profilaxia dura em torno de 1 hora. Porém pessoa que tem problemas com sensibilidade dental ou até mesmo gengivite, terá que avisar o dentista

para que o doutor possa fazer o uso de anestesia proporcionando ao paciente alívio e qualquer desconforto.

Como manter os benefícios da profilaxia?

Faça uma ótima higiene bucal diariamente em sua casa, pois não adianta fazer profilaxia e depois não manter a boa higiene em casa.

Além de fazer a escovação durante o dia, também é preciso que se utilize enxaguante bucal e fio dental.

e pra isso temos alguns passos que devem ser seguidos como:

Boa Alimentação:

Comer corretamente está associado aos benefícios da profilaxia dental. Ao fazermos esta limpeza podemos perceber que temos um clareamento dentário, pois o tratamento conta com a retirada de biofilme que são as manchas amarelas superficiais.

Para que você conserve seus dentes brancos é importante que você evite, chás, café e chocolates que são alimentos de pigmentação muito forte, evitem também aqueles alimentos que são grudentos, como chicletes, balas, caramelo e outros em geral evite alimentos que contêm muito açúcar pois eles causam manchas e cáries.

Inclua na sua alimentação, alimentos conhecidos como detergentes que são pepino, maçã, cenoura, acelga e melancia. esses alimentos ajudam na limpeza dos dentes e também são saudáveis.

Boa higiene bucal:

A escovação diária não é suficiente para uma higiene bucal perfeita, sendo assim temos que adicionar o uso do enxaguante bucal e o fio dental diariamente.

É indicado escovar os dentes durante um intervalo de refeições, no mínimo duas escovações por dia, sendo a última escovação a noite para dormir, pois ao dormir a produção de saliva se torna baixa e a boca acaba ficando mais vulnerável a bactérias. Nunca deixe de fazer a escovação da língua e mucosas e assim evitando o mau hálito.

Faça visitas regulares ao dentista.

A ida ao dentista tem que ser frequente, para que o doutor possa sempre estar avaliando o que você precisa e te ensinando bons hábitos, para manter uma boa higiene.

Fazer visitas regulares é de muita importância para que outros cuidados possam ser tomados, e que caso haja algum outro problema o dentista possa começar o tratamento corretamente.

Qual o valor da profilaxia dental?

Não se trata de um preço fixo, podendo variar de 100 a 250 reais. Porém pode chegar a custar até 1000 reais dependendo da qualificação que o dentista tiver.

A profilaxia é o mesmo que limpeza dental?

Sim, a profilaxia também é conhecida como uma limpeza bucal.

 

Foto de Alliage

O Autor

Alliage

Alliage é uma empresa detentora de várias marcas no setor da Saúde, que conta com um know-how de mais de 75 anos de experiência.

Veja mais de "Alliage" >

Leia também: