Odontopediatria: entenda tudo sobre a área!

Odontopediatria: entenda tudo sobre a área!

08/11/2022 - Por: Cassiano Pires

A Odontologia é uma das áreas de estudo mais complexas que temos, e muito se engana quem a associa a apenas o cuidado com os dentes. A verdade é que existem diversas especializações que visam o cuidado, manutenção e tratamento de cada mínima região que compõem as nossas arcadas dentárias.

Embora existam algumas similaridades, cada pessoa possui suas próprias características. É necessário avaliar diversos fatores antes de iniciar algum tratamento, como a idade do paciente. Devido ao fato dos cuidados serem diferentes para as crianças, a Odontopediatria foi criada.

Neste artigo nossa equipe reuniu todas as principais informações a respeito do tema, bem como algumas dicas essenciais para você que tem algum pequeno em casa, saber como manter a saúde bucal dele em dia. Confira abaixo e boa leitura!

O que é Odontopediatria?

A Odontopediatria é uma área da Odontologia que visa, acima de tudo, manter e cuidar da saúde bucal de bebês, crianças e adolescentes que estejam sofrendo com alguma condição dentária disfuncional, ou que desejam prevenir o surgimento de patologias. Um fato curioso é que essa área também é responsável por cuidar, inclusive, de gestantes (pré-natal odontológico).

Sabemos que a cadeira do dentista é um pesadelo para grande parte da população brasileira, e isso é totalmente compreensível, pois antigamente os métodos de tratamento eram realizados de forma brusca e muitas vezes dolorida.

No entanto, graças aos avanços tecnológicos esse cenário mudou. Antes, tratamentos que exigiam enorme dedicação e inúmeros equipamentos, agora podem ser realizados de forma bem prática e indolor.

Qual a importância da Odontopediatria?

Um dos principais benefícios da Odontopediatria é sem dúvidas o seu alto teor preventivo. Quando o diagnóstico é realizado com o paciente ainda em sua fase de crescimento, a eficácia dos métodos pode ser muito maior. Quando os pequenos não são orientados da forma devida, além de não conseguir prevenir condições, eles possuem mais chances de desenvolverem doenças graves nas arcadas dentárias.

O trabalho do Odontopediatra é orientar da melhor forma o seu paciente a manter ou criar uma rotina de cuidados com a boca. Estes cuidados vão muito além de uma escovação básica e podem variar conforme a situação atual da boca.

Além disso, o acompanhamento deve ser realizado de forma periódica para que o tratamento preventivo seja eficaz em sua missão. É importante ressaltarmos que essa deve ser uma tarefa não apenas da criança, mas também de seu responsável que deverá ser incisivo em motivá-lo a manter os cuidados.

Por que é importante levar as crianças ao Odontopediatra?

Como dissemos, os dentistas pediátricos são responsáveis ​​pela limpeza não apenas das crianças em fase de dentição, mas também de adolescentes e pessoas.

O tratamento de doenças para crianças também requer cuidados especiais. Os jovens precisam de mais atenção e cuidado mental. O ambiente também deve ser envolvente, ajudando a criança a se sentir confiante e confortável para que o odontopediatra tenha todas as técnicas e ferramentas necessárias!

Os pais também devem conversar com seu dentista pediátrico sobre quaisquer experiências negativas que seu filho tenha tido para que os profissionais possam ajudar as crianças a lidar com esses medos. Só assim o tratamento ocorrerá da melhor forma possível.

Quais são os procedimentos efetuados por um odontopediatra?

Um dentista pediátrico é treinado para desempenhar todas as funções de um dentista. Especificamente, os processos deste especialista são:

  • Orientar gestantes e conscientizar sobre os cuidados com a saúde bucal infantil;
  • Guardar os primeiros dentes da criança;
  • Monitorar o estado de perda dos dentes de leite e erupção dos dentes permanentes;
  • Controlar e prevenir problemas dentários infantis, como restaurações de dentes cariados, aplicações de flúor e outros procedimentos.
Odontopediatria
Odontopediatria (Créditos : Freepik.com)

Quando devo procurar um especialista?

Encontrar um especialista pode acontecer em momentos diferentes, dependendo das necessidades do bebê ou da criança. Abaixo você confere as principais condições.

Antes da extração do dente

Como dissemos, o foco da Odontopediatria é a prevenção. Por isso, pais e responsáveis ​​podem levar as crianças a um especialista nos primeiros meses de vida para instruções sobre como limpar os dentes.

O dentista também poderá tirar dúvidas sobre o uso de chupetas e mamadeiras e apontar alguns alimentos que não podem ser consumidos nessa fase inicial. Sem mencionar que também ajudam a aliviar a ansiedade dos pais, especialmente daqueles que se perguntam sobre a dentição pela primeira vez.

Quando os primeiros dentes nasceram

O nascimento dos primeiros dentes é doloroso para as crianças pequenas, mas também marca uma nova etapa na vida.

Mesmo que a criança tenha quase 2 anos e ainda não tenha iniciado a dentição, a investigação é necessária. Por isso, neste momento é importante que você consulte um especialista em para entender o que está acontecendo.

Ao substituir os dentes de leite

Por exemplo, se o seu filho está em processo de substituição de um dente de leite, é importante levá-lo ao dentista especializado em Odontopediatria.

Assim que a erupção direta dos dentes começa a apresentar sinais é necessário chamar um especialista para verificar se a erupção está correta e se são necessários aparelhos ortodônticos.

Se você tem problemas dentários

Dentes quebrados, cárie, dor de dente: há uma série de condições médicas que podem levar uma criança à clínica odontológica. É muito importante, quando algum destes sintomas for identificado, que você consulte seu dentista imediatamente.

F.A.Q – Odontopediatria

O que faz o Odontopediatra?

O Odontopediatra é um dentista especializado nos cuidados e tratamentos de crianças e adolescentes.

Qual a diferença entre dentista e Odontopediatria?

Todo Odontopediatra é um dentista, o que o diferencia é o fato dele ser especializado em crianças e adolescentes.

Quando levar o bebê ao Odontopediatra?

Antes mesmo do bebê nascer já é possível iniciar o tratamento e investigação dental.

Qual o salário de um Odontopediatra?

Em torno de R$ 4.138,00.

Foto de Cassiano Pires

O Autor

Cassiano Pires

Cirurgião-dentista, mestre e doutorando em Endodontia (FORP-USP). Especialista em Radiologia e Imaginologia (AORP). Especialista de Produtos da área de Imagem na Alliage.

Veja mais de "Cassiano Pires" >

Leia também: