O que é escanear os dentes? Aprenda como funciona!

O que é escanear os dentes? Aprenda como funciona!

16/09/2022 - Por: Ademar Junior

Se você não sabe o que é escanear os dentes, precisa compreender antes de tudo que a tecnologia está cada dia mais avançada e diariamente um novo equipamento é criado a fim de facilitar a rotina dos profissionais e gerar mais conforto aos pacientes e usuários.

Dessa forma, ao se perguntar o que é o escaneamento intraoral ou escaneamento dos dentes, você precisa entender que o procedimento não é novidade, mas os equipamentos usados recentemente sim.

Diante disso, podemos afirmar que a maioria das pessoas que passam por tratamentos odontológicos já fizeram o procedimento de escaneamento intraoral.

Entretanto, há alguns anos, esse processo era feito com outro tipo de material que era muito incômodo aos pacientes, as famosas “massas” de modelar os dentes.

Hoje em dia, o escaneamento dos dentes se tornou um exame super prático e de fácil realização.

Através do avanço da tecnologia, hoje é possível realizar esse escaneamento de forma totalmente digital.

Nesse artigo iremos mostrar o que é o escaneamento dos dentes, como o método funciona e quais os principais aparelhos de escaneamento intraoral vendidos no mercado.

Dentes
Foto por Filip Rankovic no Pexels

O que é o escaneamento dos dentes?

 

O escaneamento intraoral é um exame de imagem utilizado para substituir os antigos métodos de moldagem.

Essa técnica é capaz de rastrear por meio de imagens todos os dentes, arcos, tecidos subjacentes e a oclusão com grande precisão.

Além de ser prático e eficaz, o escaneamento dos dentes dispensa o uso dos antigos materiais de moldagem, ou seja, essa técnica proporciona melhores resultados e mais conforto aos pacientes.

As imagens obtidas através do scanner intraoral são tridimensionais, dessa forma, você tem uma réplica exata de toda a boca do paciente, pois ele é capaz de copiar tanto os tecidos duros (dentes) quanto os moles (gengiva), proporcionando imagens de altíssima qualidade.

Por gerar imagens 3D, os resultados do escaneamento intraoral facilitam a tomada de decisões no momento de escolher o melhor tratamento odontológico para o paciente.

Além disso, os pacientes ficam totalmente confortáveis no momento do exame e ainda podem participar da avaliação, pois conseguem visualizar com clareza as imagens obtidas junto com o cirurgião-dentista.

Para que serve o escaneamento dos dentes?

Como mencionamos, o escaneamento intraoral serve para avaliar todas as estruturas contidas na cavidade oral do paciente.

Com isso, o cirurgião-dentista tem maior precisão e garantia no momento de fechar diagnósticos e escolher tratamentos, e isso só é possível graças às imagens tridimensionais que o scanner oferece.

As vantagens desse exame são enormes e algumas das indicações de sua realização são:

  • Paciente que precisa de prótese dentária;
  • Confecção dos alinhadores e dos aparelhos;
  • Confecção de guias cirúrgicos, guias periodontais, coroas sobre dentes ou implantes;
  • Auxílio a diferentes tratamentos;
  • Detecção de problemas bucais como fraturas e recessões gengivais e muito mais.

Como é feito um escaneamento dental?

O procedimento de escaneamento dos dentes é todo feito com o aparelho scanner, que possui uma câmera que fará todo o mapeamento de sua boca.

A câmera utilizada no aparelho se assemelha a um lápis e projeta uma luz sobre toda a superfície bucal, registrando todas as estruturas.

A gravação das imagens gera um modelo tridimensional realista na tela de um computador ou tablet, copiando tanto os tecidos moles quanto os tecidos duros.

Essa tecnologia possibilita a obtenção de excelentes imagens em poucos minutos, o que agiliza vários procedimentos odontológicos que precisam ser feitos com os pacientes.

Vantagens de utilizar o escaneamento digital

A modernidade e a tecnologia estão tomando conta do mundo de uma forma muito positiva, pois sempre chegam com o intuito de ajudar as pessoas, agilizar os processos ou gerar mais conforto na realização dos mesmos.

No caso do escaneamento dos dentes, os modelos digitais e tridimensionais auxiliam os dentistas com imagens muito precisas e rápidas, o que agiliza a tomada de decisões e ainda ajuda no fechamento de diagnósticos.

Além disso, as imagens digitais são mais fáceis de armazenar, você só precisa de um computador e um sistema de arquivos. Indo além, ainda existe a facilidade de poder compartilhar os exames com os pacientes e com outros profissionais de forma rápida e dinâmica.

Outras vantagens do escaneamento intraoral são:

  • Aumento da eficiência do tratamento, visto que os problemas são vistos de perto e com detalhes;
  • Possibilidade de simulação de vários tipos de tratamentos;
  • Possibilidade de tirar as medidas de vários tipos de próteses e aparelhos para que as chances de erros sejam reduzidas;
  • Mais conforto para os pacientes;
  • Resultados mais rápidos e eficazes.

Onde comprar um scanner intraoral?

Hoje em dia comprar um equipamento como um scanner intraoral se tornou mais fácil com o avanço da tecnologia e com a internet.

Atualmente, a marca mais recomendada pelos cirurgiões-dentistas é a Saevo.

Seus equipamentos são de altíssima qualidade e possuem tecnologia inovadora para proporcionar a melhor experiência tanto para os profissionais quanto para os pacientes.

Atualmente a Saevo conta com um modelo de scanner intraoral que é lançamento da marca, chamado Eagle IOS.

Scanner Eagle IOS

O Scanner Eagle IOS tem uma tecnologia de ponta desenvolvida especialmente para trazer a digitalização à rotina de trabalho dos cirurgiões-dentistas.

É um aparelho compacto e ergonômico, com software intuitivo vinculado à total abertura do sistema. É projetado para levar a rotina de trabalho a uma nova fase digital, colocando seu consultório ou clínica odontológica em outro nível.

Dentre as principais características do novo Scanner Intraoral Eagle IOS podemos citar as seguintes:

  • Reposicionamento inteligente: algoritmos de Inteligência Artificial no reconhecimento das interfaces de escaneamento.
  • Mapa de oclusão de um clique: verifica os pontos de oclusão antes de enviar para o laboratório. Apoio prévio ao dentista sobre a distância oclusal para o preparo.
  • Qualidade da digitalização: mapa de qualidade que permite ao usuário determinar se dados suficientes foram adquiridos nas principais regiões do escaneamento. No caso de dados insuficientes, o dentista pode escanear novamente as áreas para as quais são necessários mais dados.
  • Software: Software amigável e intuitivo. Utilizando o conceito Less Click as Possible, traz agilidade e simplicidade para o fluxo digital da sua clínica. Dessa forma, com esse software você e sua equipe podem navegar facilmente pela interface a fim de atender suas necessidades de restauração, ortodôntica e de implante. O sistema é do tipo aberto, ou seja, sem licenças anuais e o envio é rápido e simples através do sistema em Nuvem.
  • Cloud: exporta em STL, OBJ e PLY, oferecendo integração direta com DWOS e Exocad. O Eagle IOS facilita a comunicação clínica / laboratório, permitindo que sua prática trabalhe com todos os sistemas CAD abertos do mercado. A abertura total do sistema, combinada com a oportunidade de exportar localmente ou via Cloud, dá a você a opção de enviar os trabalhos para o seu laboratório parceiro gratuitamente, com apenas um clique.
Foto de Ademar Junior

O Autor

Ademar Junior

Administrador. Mestrando em administração. MBA em gestão empresarial. Especialista de Produtos da área de Imagem na Alliage.

Veja mais de "Ademar Junior" >

Leia também: