Montagem de aparelho ortodôntico: veja como a técnica funciona!

Montagem de aparelho ortodôntico: veja como a técnica funciona!

08/11/2022 - Por: Alliage

Vai usar aparelho ortodôntico e está um pouco receoso? Não se preocupe! Saiba que o especialista monta o aparelho de forma muito tranquila e indolor e que ao fim do tratamento o procedimento deixa seu sorriso harmonioso e funcional.

Assim, para montar o aparelho o dentista segue um passo a passo rápido e prático. Então, quando você menos esperar, já estará apto a ir para casa.

Quer descobrir quais são esses passos e suas principais características? Então, confira nosso artigo e tire suas principais dúvidas.

Vamos lá?!

Como funciona a montagem de aparelho ortodôntico?

Para o ortodontista, montar um aparelho odontológico é algo recorrente que pode ser realizado seguindo alguns passos. Tais passos, aqui divididos em quatro partes, vão garantir que os componentes do aparelho fiquem bem colados e que a pressão exercida pelo fio ortodôntico mova os dentes para o lugar correto.

Você pode conferir cada um desses passos nos tópicos abaixo:

Primeiro passo: preparo da boca

Para montar o aparelho, a primeira etapa a ser seguida é o preparo da boca. Assim, o dentista realiza uma limpeza acentuada nos dentes e, logo após, aplica ácido fosfórico,que deixa o esmalte do dente mais poroso e facilita a fixação dos bráquetes.

A limpeza dos dentes é fundamental para que os bráquetes se fixem de forma eficiente. Além disso, o ácido fosfórico, facilmente identificável como um líquido azul, garante que a porosidade promova essa fixação.

Para fazer efeito, o ácido precisa ficar sobre os dentes por alguns minutos e posteriormente ser retirado por meio de sucção e então o dente está preparado para receber o adesivo.

Segundo passo: aplicação do adesivo

Nesse passo, o dentista aplica o adesivo em cada dente e o ativa por meio da polimerização. Por mais que a palavra pareça estranha, a polimerização nada mais é do que um processo utilizado para facilitar a colagem dos bráquetes através da aplicação de calor na superfície do adesivo.

O processo de polimerização ao montar o aparelho é totalmente indolor e não apresenta riscos para os dentes, fazendo com que o adesivo se torne mais “colante”.

Ainda no segundo passo, o especialista gruda um anel nos dentes do fundo da boca. Esse tipo de anel é chamado de banda e é utilizado com o propósito de fixar o arco.

Montagem de aparelho ortodontico

Terceiro passo: colagem dos bráquetes

Após o processo de colação das bandas, aplicação do adesivo e do processo de polimerização, o dentista cola os bráquetes.

Assim, para montar o aparelho o ortodontista precisa colar os bráquetes em cada dente, tomando o devido cuidado para que os mesmos fiquem posicionados de forma correta. Já que é muito importante que essas pecinhas fiquem alinhadas para que o resultado final seja satisfatório.

Para garantir certa eficiência no processo existem alguns instrumentos que o ortodontista utiliza para medir as distâncias entre os bráquetes e o devido alinhamento dessas estruturas.

Para que a fixação seja eficiente, cada bráquete é empurrado em direção ao dente e para finalizar essa colagem o dentista aplica o polimerizador uma última vez para que o adesivo fixe os bráquetes de forma ainda mais potente.

Realizando esses procedimentos o dentista garante que os bráquetes fiquem bem colados e não se soltem facilmente, o que ajuda na eficácia do tratamento.

Passo quatro: remoção do excesso de resina e instalação do fio

Após a colagem dos bráquetes, os dentes ficam com excesso de resina (cola), então o dentista precisa remover esse material que está em volta dessas pecinhas. Isso porque a cola pode secar e ficar difícil de ser retirada, cobrindo o esmalte do dente e deixando um aspecto ruim.

Ao retirar o excesso de resina, na hora de montar o aparelho, o especialista garante que o brilho e cor natural dos dentes do paciente se sobressaiam, deixando o aparelho com um aspecto mais bonito.

O último passo ao montar o aparelho é inserir o fio ortodôntico, que será responsável por criar uma tensão que movimenta os dentes para alinhá-los pouco a pouco.

Para manter o fio no lugar, são colocadas borrachinhas coloridas que também serão capazes de proteger a mucosa dos dentes. São esses pequenos elásticos que deixam o aparelho de diversas cores e que o paciente pode trocar nos dias de manutenção.

Colocar aparelho odontológico dói?

Uma ótima notícia é que a colocação do aparelho odontológico é completamente indolor. Mas, devido a sua função de alinhar os dentes, nos primeiros dias após o procedimento o paciente pode experimentar sensações de incômodo.

Ainda assim, quando os dentes se movem o suficiente para não tensionar o aparelho, o que ocorre em poucos dias, o incômodo passa e o ato de comer e beber já não se torna dolorido.

Quanto tempo demora pra tirar o aparelho ortodôntico?

A duração do tratamento depende de cada caso. Assim, alguns pacientes podem ficar livres do aparelho dentro de alguns meses e outros devem utilizá-lo por alguns anos.

De toda forma, para que o tratamento apresente resultados satisfatórios o paciente deve comparecer às manutenções de forma regular e caprichar na higiene bucal. Isso porque o uso do aparelho dificulta o uso de fio dental e da escovação.

Nesse caso, existem escovas de dentes especiais e fios dentais especializados que o paciente pode adquirir para deixar a rotina de higiene completa.

F.A.Q

Quanto custa para montar?

O preço para montá-lo vai variar de acordo com o local. Contudo, a média de preço para um aparelho tradicional vai de R$ 500,00 a R$ 1.000,00.

Quanto tempo leva para montar?

Usualmente a instalação do aparelho ortodôntico leva cerca de 40 minutos para ser realizada.

Como montar o aparelho no dente?

O procedimento de montagem do aparelho é realizado por um ortodontista. O profissional avalia a necessidade da implementação do aparelho e, caso necessário, realiza a instalação e manutenção do mesmo.

Quais são os processos para colocá-lo?

Para montá-lo, o dentista irá preparar a boca com uma limpeza e ácido fosfórico, aplicar um adesivo, colar os bráquetes sobre esse adesivo, remover o excesso de resina e instalar o fio ortodôntico.

Foto de Alliage

O Autor

Alliage

Alliage é uma empresa detentora de várias marcas no setor da Saúde, que conta com um know-how de mais de 75 anos de experiência.

Veja mais de "Alliage" >

Leia também: