Limpeza dentária: como e com qual frequência fazer? 5 dicas

Limpeza dentária: como e com qual frequência fazer? 5 dicas

22/11/2022 - Por: Cassiano Pires

Indispensável para a boa manutenção da saúde bucal, a limpeza dentária ou profilaxia, é um procedimento que deve ser feito com frequência, já que é a melhor forma de eliminar o biofilme bacteriano, prevenir e combater a formação de tártaros, e manter uma limpeza profunda dos dentes.

Mas você sabe com qual frequência ela deve ser realizada?

Descubra isso logo abaixo, além de entender o que é como é feita uma limpeza e por que ela é necessária.

Limpeza dentária ou profilaxia?

A profilaxia, termo técnico para a limpeza dentária, é um procedimento dentário padrão usado para tratar e prevenir a formação do biofilme, ou placa bacteriana, remover os cálculos dentais e preservar a saúde bucal do paciente.

Com uma alimentação constante, o acúmulo de alimentos e a má higiene bucal permitem a formação de um conjunto de bactérias em determinado local da boca, conhecido como biofilme bacteriano.

Se deixado de lado, o biofilme acaba por se alojar na superfície dos dentes, formando uma cobertura de bactérias que pode se solidificar e se transformar em tártaro.

Em casos de tártaro, ou mesmo em situações em que o biofilme bacteriano ainda está em formação, a profilaxia se apresenta como o melhor tratamento e técnica para prevenção de doenças bucais.

Por isso, em casos em que há ou não a presença de bactérias, fazer uma limpeza dentária é sempre importante, pois é ela que garantirá a prevenção contra problemas dentários futuros.

Como é feita a limpeza dentária?

Feita de modo preventivo ou como medida para tratar um problema dental, a limpeza dentária é feita de forma simples, por meio de procedimentos de rotina como o uso de jatos de bicarbonato, escovação e polimento dos dentes, aplicação de flúor e até mesmo raspagem.

Na profilaxia de rotina, utiliza-se o jato de bicarbonato ligado ao aparelho de ultrassom para remover o biofilme acumulado na superfície dos dentes e fazer a limpeza das impurezas, seguida da aplicação de flúor e finalização da limpeza.

Em casos em que o biofilme evolui para tártaro, também é necessária uma raspagem manual, ou aquela feita com o ultrassom, para garantir a remoção completa da placa endurecida.

Em alguns casos, a limpeza também pode ocorrer por meio do uso de instrumentos como a escova de Robinson e a taça de borracha, também utilizados na profilaxia.

Limpeza dentária
Limpeza dentária em consultório odontológico. (Créditos: Andrea Piacquadi)

Por que é necessário fazer a limpeza dentária?

Mesmo sendo um procedimento simples e preventivo, a importância da limpeza dentária vai além de um simples tratamento de rotina, e é na verdade, um dos melhores procedimentos para prevenir as principais doenças bucais.

Assim, a limpeza dentária se torna um tratamento necessário e importante que ajuda a:

  • Prevenir a formação de tártaro e cáries nos dentes;
  • Manter a boa higiene bucal;
  • Eliminar e prevenir a formação de bactérias na boca;
  • Prevenir doenças como gengivite e periodontite;
  • Eliminar o mau hálito.

Além de contribuir para esses fatores, a limpeza dentária também auxilia na higienização doméstica dos dentes como um complemento para eliminar sujeiras que não podem ser removidas na escovação.

Por isso, apesar de ser sempre necessária a boa escovação, a limpeza adequada dos dentes é um instrumento essencial para preservar a boa higiene bucal e deve sempre ser considerada por pacientes com e sem problemas bucais aparentes.

Com qual frequência é preciso realizar a limpeza dentária?

Por ser um procedimento importante para manutenção da saúde bucal, a limpeza dentária deve ser feita com regularidade a fim de manter a prevenção e tratamento adequado das doenças bucais.

Deste modo, a frequência de uma limpeza completa pode variar para cada pessoa. Pode ser uma visita regular a cada 6 meses em casos mais simples ou uma regularidade menor, que pode chegar a 4 ou mesmo 3 meses em casos de pacientes com alta propensão genética ou mesmo aqueles que usam aparelho.

Por isso, para saber qual frequência é a ideal é importante sempre consultar o dentista e fazer uma avaliação de rotina. É ele que determina qual a frequência perfeita para cada caso e para cada paciente.

F.A.Q – Limpeza dentária

O que se faz na limpeza de dente?

Na Limpeza dentária é feita a remoção do biofilme bacteriano, limpeza da superfície dental e o tratamento preventivo contra formação de tártaros e doenças bucais mais graves.

Quanto tempo dura uma limpeza dentária?

A duração de uma limpeza dentária completa gira em torno de 1 hora em casos menos graves. Esse número pode aumentar conforme a gravidade do problema e dificuldade do procedimento.

Leia também: Uol (produtos para limpeza dentária)

Foto de Cassiano Pires

O Autor

Cassiano Pires

Cirurgião-dentista, mestre e doutorando em Endodontia (FORP-USP). Especialista em Radiologia e Imaginologia (AORP). Especialista de Produtos da área de Imagem na Alliage.

Veja mais de "Cassiano Pires" >

Leia também: