Escovar os dentes corretamente faz toda diferença: entenda sobre

Escovar os dentes corretamente faz toda diferença: entenda sobre

08/11/2022 - Por: Alliage

Nesse artigo você entenderá a importância de escovar os dentes, com os cuidados necessários e da maneira correta.

Você já deve saber que deve escovar os dentes todos os dias e de preferência após cada refeição. Isso ajuda na prevenção bucal de cáries, placas e na higiene.

Escovar os dentes previne doenças?

Além de ser higiênico, escovar os dentes previne doenças. Sendo assim a escovação correta tem o tempo de dois minutos, mas geralmente não se realiza esse processo no determinado período. Sabendo disso, você já pode usar um cronômetro!

Em questões de manuseio, terá de realizar movimentos suaves e com muito cuidado para não danificar a margem gengival, assim continue o processo nos dentes posteriores, que tendem a ter um alcance um pouco mais dificultoso, e nas áreas localizadas em volta das restaurações e coroas.

Na importância de escovar os dentes a saúde bucal é de extrema importância, pois é pela boca que passa o alimento. Com dentes saudáveis é visível que a boa alimentação e higiene diária, proporciona resultados formidáveis. Para concluir, quando se tem bons hábitos alimentares, e higiênicos na região bucal, poderá ser evitado doenças ou até mesmo mau hálito.

Não só em questões estéticas, o cuidado e importância de escovar os dentes vão disponibilizar boa dicção e uma mastigação vantajosa. Tenha hábitos de higienização diários, escove os dentes três vezes ao dia e use sempre fio dental após a escovação.

Qual a importância de escovar os dentes ?

É comum se ouvir que é importante escovar os dentes e que isso faz bem pra saúde bucal, só que na hora de fazer a escovação dental da forma correta a maioria das pessoas de toda faixa de idade, fazem isso de forma incorreta, então veja que somente a minoria faz o uso da higienização bucal certa, pensando nisso seguiremos te orientando.

A maioria das pessoas se conscientizam que no momento da higienização bucal, basta colocar muita pasta de dente e fazer gargarejos, enquanto os demais acreditam que o enxaguante bucal tem a mesma eficiência que uma boa escovação. Porém na realidade esses fatos, são apenas mitos e formas incorretas que provam a falta de informação.

Fazer a higienização bucal certa, vem a ser um assunto sério para a saúde desse órgão. Se a escovação não for correta mesmo que seja três vezes ao dia, poderá surgir problemas, veja que a forma incorreta dessa prática, te deixará exposto a doenças.

Os riscos de inflamação ou infecções não te deixarão livre, podendo os próprios se deslocar para outras regiões corporais.

Entenda que, nem se precisa ter a dentição no estágio final para ter as tais precauções. Orientamos isso, pois desde de neném tem que ter uma boa higiene, ensinando a criança e acostumando a mesma com a limpeza bucal, pois o leite materno carrega consigo o açúcar. E os problemas poderão surgir, quando nascem os primeiros dentes.

A cárie dentária é causada pela falta de escovação dos dentes ?

As cáries são buracos que se apresentam na parte da superfície dos dentes, sendo suas causadoras, bactérias que se alimentam dos restos de comida presentes nos dentes. Então já instaladas no dente, produzem um ácido com capacidade de corroer todo o esmalte protetor dentário, assim devido a esse processo a danificação ocorre.

dentes

Caso não ocorra o tratamento, as cáries poderão chegar até o nervo dental, a partir daí causará potentes dores. Algumas dessas ocorrências podem ser as inflamações, tendo aí grande sensibilidade a alimentos de temperatura mais fria ou quente e sentirá dor profunda, também terá um hálito ruim.

Sentindo esses sintomas, terá necessidade de procurar um dentista, porém na parte da prevenção será simples, a escovação diária junto ao uso de fio dental, pode te prevenir das cáries.

A importância do fio dental

Mesmo a escovação sendo feita de forma correta, ela não será capaz de tirar todos os restos de alimentos, principalmente aqueles que ficam nos vãos dos seus dentes, pois entre os dentes o acesso das cerdas da escova, tem um certo limite para alcançar a sujeira localizada causadoras das cáries. Entretanto, o uso do fio dental pode ser tornar um aliado na hora da prevenção.

A posição do fio dental na parte da higienização bucal é insubstituível, onde a própria é de fato uma ferramenta de grande competência quando o assunto é se prevenir, pois o mesmo te livra de mau hálito e finaliza sua higienização dos dentes de forma magnífica. Sendo assim use no mínimo duas vezes ao dia e poderá notar a diferença no acabamento de limpeza oral.

Como usar o fio dental?

Para o fio dental ter um bom resultado tem a maneira correta de fazer o seu uso. Primeiro faça uma boa higiene mas lembrando de usar movimentos suaves para não danificar a gengiva, assim ficará tranquilo em questões de sangramentos na região. O recomendado é que cubra-o até que fique parecendo a letra “C”, fazendo isso conseguirá remover restos que se acumulam nos vãos dos dentes.

Note esses hábitos diários e de grande ajuda preventiva, é com eles que evitaremos transtornos bucais como doenças, infecções e inflamações sendo esses fatores os quais, muitas vezes são causadores da perda de dentes.

Hábitos fundamentais que devem ser ensinados desde a infância, por isso a importância dos ensinamentos na fase infantil devem ser levados a sério para o bem estar presente e futuro.

O que fazer se um dente ter cárie ?

Você terá somente uma opção para o tratamento da cárie, sendo ela em uma consulta com o dentista, entenda que tratamentos caseiros não surtem efeito capazes da eliminação da própria. Geralmente será feita apenas uma sessão para remoção da cárie, o profissional fará uma restauração do dente, onde ocorre a remoção da mesma e logo após o procedimento, será colocada a resina.

5 motivos para escovar os dentes

Para nos cuidarmos aprendizados sempre serão bem vindos, entenda melhor sobre a importância de escovar os dentes. Pensando em você criamos essa lista no intuito de te trazer informações que sejam úteis no seu dia a dia e aqui vão alguns motivos de um boa higienização bucal:

  • Prevenir cáries;
  • Gengivite e periodontite;
  • Cuidados bucais;
  • Mau hálito;
  • Estética dentária bonita.
Foto de Alliage

O Autor

Alliage

Alliage é uma empresa detentora de várias marcas no setor da Saúde, que conta com um know-how de mais de 75 anos de experiência.

Veja mais de "Alliage" >

Leia também: