Extração de siso: quais os cuidados pós operatório?

Extração de siso: quais os cuidados pós operatório?

21/10/2022 - Por: Arthur Mancini

A maioria das pessoas já passaram pela extração de siso recuperação. Para ter boa recuperação basta seguir algumas dicas que disponibilizamos neste artigo.

O dente siso é conhecido como terceiro molar e é o último dente que nasce. Por isso muitas vezes não tem espaço necessário para nascer levando à extração do siso. Continue a leitura e fique sabendo como passar pelo pós-operatório de forma mais tranquila.

Quais os cuidados pós-operatórios?

extracao de siso recuperacao
imagem: pexels.com

Os cuidados englobam algumas coisas como repouso, comer alimentos macios, escovar bem os dentes entre outros. O siso é conhecido como o terceiro molar, porém algumas arcadas dentárias não possuem o espaço necessário para que esse dente venha nascer ou que não fique de forma harmônica.

Quando não há o espaço o siso fica preso no tecido gengival ou até pelo tecido ósseo se tornando um dente retido e em alguns casos pode causar inflamações, infecções e muita dor. Quando isso acontece o profissional irá indicar qual a melhor abordagem a ser feita, afinal cada caso é um caso.

A cirurgia é efetuada por um cirurgião dentista, em um consultório, onde é feito o uso de anestesia no local da extração. Após o procedimento pode ocorrer sangramento e dor no local, isso é normal.

A sua recuperação da extração do siso vai variar conforme a cirurgia, se sua cirurgia foi mais simples a sua recuperação tende a ser mais simples, já se foi mais complicada a recuperação pode ser mais difícil. O seu dentista vai orientá-lo da forma como deve ser feita.

Evite fazer esforço físico

Quando for fazer a extração do siso recuperação é importante por isso é recomendado que você evite qualquer esforço físico no primeiro dia, isso evitará o aumento da circulação e possíveis sangramentos. Caso você seja fumante é aconselhado que não fume pelas primeiras 24 horas.

E caso você faça algum tipo de atividade física, como academia ou algum esporte mais intenso, a indicação é que você retorne após uma semana da cirurgia de extração de siso

Caso o paciente possua algum problema sistêmico como diabetes e cardiopatia, ou se for  uma pessoa de idade mais avançada, isso pode causar uma cicatrização mais lenta e as recomendações se tornam mais individualizadas.

Cuidado com a escovação e movimentos com a boca

Após fazer a extração do siso recuperação, o indicado é que você evite conversar nas 4 primeiras horas e também evite cuspir por pelo menos 12 horas. Uma dica é colocar uma gaze no local e morder, assim você controla o sangramento.

Já na escovação, é indicado que seja feita de forma leve e cuidadosa com uma escova extra macia e que se faça todos os movimentos de forma delicada.

Os profissionais recomendam o uso de enxaguante bucal que vem na sua formulação 0,12% de clorexidina, necessário na primeira semana; porém evite fazer bochechos, apenas deixe o produto no local da extração durante um minuto, depois jogue água e deixe escorrer pela boca para jogar fora.

Prefira alimentos macios e frios

Na sua recuperação nas primeiras 12 horas não ingira alimentos quentes e não faça jejum, o jejum prejudicaria sua recuperação, invés disso faça o uso de alimentos frios e macios como açaí, sorvetes, vitaminas, sopas e caldos.

Os caldos e sopas podem sim ser consumidos, porém opte pela temperatura ambiente e nunca quente. Os sorvetes, açaí são uma ótima opção para esse momento além de ser mais fácil o consumo também traz alívio para a área da cirurgia.

Uma dica dos cirurgiões-dentistas é usar o liquidificador para o preparo das refeições assim ficando tudo de forma líquida e homogênea de fácil ingestão. Evite canudos para não fazer esforço na sucção.

Com os dias você pode voltar para sua rotina aos poucos e incluir comidas mornas e de texturas.

Tome as medicações receitadas

Após realizar a extração de siso recuperação alguns medicamentos são receitados pelo seu cirurgião-dentista:

  • Analgésicos.
  • Antibióticos.
  • Anti-inflamatórios.

O uso desses medicamentos é para que o paciente tenha um controle e mais conforto no seu pós-operatório, evitando dores mais fortes e inflamações. Você poderá usar uma bolsa de gelo para alívio, porém apenas no dia da extração.

O antibiótico será indicado apenas por uma semana e o anti-inflamatório nos primeiros dias pois a inflamação é maior, os analgésicos são no primeiro dia e depois caso haja dor no local. Siga corretamente as orientações do seu dentista pois ela pode variar de pessoa para pessoa.

Atenção ao risco de alveolite

Você já ouviu falar de alveolite? A alveolite é uma inflamação que acontece quando um coágulo de sangue que deveria se formar após a extração do dente é dissolvido ou expelido antes que a ferida se cicatrize e assim deixa as terminações nervosas e os ossos expostos.

Isso pode acontecer por alguns fatores que aumentam o risco como:

  • Perda prematura do coágulo sanguíneo
  • Deficiências no sistema imunológico
  • Pacientes imunossuprimidos
  • Presença de infecção próximo ao local operado
  • Tabagismo
  • Uso de contraceptivos orais
  • Higienização inadequada da boca pelo paciente.

Se mantenha atento a sua dor, a extração do siso recuperação no quinto dia deve ter passado totalmente. Caso tenha passado e volte novamente, e se acompanhar mau hálito, pode ser que seja alveolite, neste caso procure o profissional. As dicas presentes neste artigo ajudaram a prevenir a alveolite.

Cuidados após a retirada dos pontos

Normalmente seus pontos serão retirados no período de uma semana, porém a cicatrização completa gengival e do tecido ósseo serão mais lentas. Então é de extrema importância ainda evitar alimentos de estruturas mais duras.

A higiene após a retirada dos pontos tem que ser a mesma, você fará bochecho e se caso ainda tiver um pequeno buraco no local da extração de siso, pode ser utilizado o soro fisiológico para a retirada de alimentos dali. Este processo pode ser repetido até que a ferida se feche por completo, lembrando de usar a escova com cerdas macias e enxaguante bucal à base de clorexidina.

A sua cicatrização após a retirada do siso levará algumas semanas para estar completa o processo de cura funciona de dentro para fora, lembre se de não fazer esforço pois ainda não estará 100% a sua recuperação, precauções nunca são demais.

Quantos dias de repouso após extrair um dente siso?

Após a cirurgia, terá de ser feito o repouso de 24 a 48 horas.

O que não pode fazer quando arranca o dente do siso ?

Evite esforços físicos, como por exemplo, a sucção, boxear ou o ato de cuspir, vale lembrar que alimentos quentes são proibidos.

O que fazer para cicatrizar mais rápido o dente do siso?

Uma boa higienização, alimentação e disciplina com medicação e repouso, ajudará a agilizar a cicatrização.

Quando pode voltar a mastigar depois da extração do siso ?

A recuperação é individual, porém pode voltar a mastigar em algumas semanas variando entre 8 e 10 dias

 

Foto de Arthur Mancini

O Autor

Arthur Mancini

Veja mais de "Arthur Mancini" >

Leia também: