Conheça os principais exames na Odontologia

Conheça os principais exames na Odontologia

21/10/2022 - Por: Arthur Mancini

Neste artigo você irá conhecer os principais exames odontológicos. Os exames são pedidos para avaliar o estado do paciente, quem tem esse papel geralmente são profissionais da área de saúde, onde após uma consulta solicitam o mesmo.

E aqui iremos te explicar de forma fácil e rápida como funciona os pedidos de exames odontológicos.

O que são exames digitais na Odontologia?

exames odontologicos
imagem:pexels.com

Basicamente serão exames onde o armazenamento das radiografias irá ser realizada no meio digital. Teremos também um processo em que em vez do filme radiológico, os exames digitais vão ser captados por sensores, que irão enviar diretamente as imagens para o computador.

Após as imagens chegarem elas são mandadas para os profissionais, onde ambos irão fazer as devidas análises. Algumas das principais características que diferenciam exames convencionais dos exames digitais, são a dependência do filme, enquanto o outro necessita de diferentes etapas.

Às três formas de obter a radiografia digital na Odontologia:

  • Indireta: nessa ocasião, teremos o processo de obtenção de imagem radiológica que é o convencional, porém o encarregado terá de digitalizar o filme radiográfico utilizando um scanner, também poderá recorrer a câmera fotográfica.
  • Semi-direta: nesse equipamento teremos um chassi, ele recebe a placa de fósforo sendo ela sensível à radiação. No momento em que o raio X é feito a placa irá digitalizar a imagem, logo após é posta em um leitor onde ocorrerá a transferência dos dados
  • Direta: na direita não haverá necessidade do uso da placa de fósforo, nem do chassis. Aqui os raios-X vão ser capturados no leitor de circuitos sensíveis, logo em seguida captam a imagem e as mandam para o computador.

Radiografia intrabucal

A mesma funciona quando o sensor é posto na boca do paciente, assim disponibiliza ao profissional observar de forma eficiente cada dente. Esse processo se divide em etapas que são:

  • Periapical: sendo umas das mais utilizadas na Odontologia, permitindo a visibilidade da anatomia dentária. Poderá ser usada em qualquer dente, fazendo a análise, lembrando que não são dentes específicos e sim qualquer um da arcada dentária.
  • Interproximal ou bite-wing: essa radiografia tem o papel de trazer as observações de coroas inferiores e superiores, especificamente de uma parte da arcada.
  • Com as imagens, verá coroas completas, possivelmente até três dentes. Bastante eficiente para cáries interproximais entre outros problemas como a crista óssea ou dificuldades por excesso na hora da restauração dos pré-molares e molares.
  • Oclusal: feita para identificação de posição das raízes residuais e dentes do siso. A película é inserida na boca do paciente entre a mandíbula e maxilar, e o raio X é feito na direção e ângulo de sua posição.

Radiografia extrabucal

A imagem será exercida do lado de fora da boca onde fica a parte do crânio, maxilar e mandíbula. Entretanto, a possibilidade de visualizar em geral a arcada dentária é maior e a observação radiológica será mais rica em detalhes na hora da análise.

Com as características desse método, a indicação é para pacientes que não podem fazer a radiografia intrabucal por algum motivo individual. Assim como na intra, haverá diferentes exames digitais na radiografia extrabucal, siga abaixo:

  • Panorâmica: apresentará toda visualidade da arcada dentária em apenas uma tomada. Em questões de radiação terá muito pouco.
  • Panorâmica com traçado: virá a ter em sua fisionomia traçados panorâmicos, realizados por um radiologista, possibilitando o Odontologista ter a devida informação de espaços na hora de efetuar implantes.
  • Cefalométrica: Não tão diferente da panorâmica, a radiografia concede ver vias aéreas do indivíduo, permitindo analisar a parte lateral do crânio.
  • Submentovértice Hirtz: Preciso para obter diagnósticos em Ortodontia e cirurgia bucomaxilofacial, dando acesso a verificação da conformidade dos côndilos mandibulares, seio esfenoidal, parede posterior do seio maxilar ou até mesmo de posteriores fraturas do arco zigomático.
  • Póstero anterior: A telerradiografia frontal, tem o papel de examinar seios paranasais e assimetrias do maxilar e da mandíbula facilitando o diagnóstico do profissional.
  • PA seio maxilar watters: Dá a visão sobre seios maxilares, assoalhos das órbitas, seio frontal e células etmoidais, na hora da análise.
  • Articulação temporo-mandibular ATM: Disponibiliza imagens da boca concedendo as mesmas em maior abertura e fechamento. Assim poderá ser feita análises dos posicionamentos de côndilos relacionados à fossa da mandíbula, para entender a situação da mordida.
  • PA de mandíbula: Feita para entender as diversas estruturas do rosto.

Tomografia computadorizada

Entre nossos exames odontológicos, temos a tomografia computadorizada cone beam, ela é um processo em que o feixe tende a sair no formato de cone, tendo esse formato possibilita imagens tridimensionais oferecendo níveis de radiação baixo. Enquanto o tempo de exposição à radiação, dura segundos.

As imagens levadas ao computador permitem formatos de 2D a 3D, oferecendo toda qualidade para observações.

Exames digitais na odontologia: tecnologia própria ou terceirizada?

Exames odontológicos, entre eles os digitais, é bom pensar que se forem terceirizados será bem mais econômico, equipamentos tendem a ser caros e ocupam um grande espaço, ou seja dentro da odontologia pode ser mais prático a terceirização.

Quais são os exames odontológicos?

Aqui vão alguns dos exames odontológicos:

  • Levantamento radiográfico – exame periapical completo
  • Radiografia interproximal – Bite Wing
  • Radiografia oclusal
  • Radiografia panorâmica para mandíbula e maxilar
  • Teste do fluxo salivar
  • Teste de PH salivar

Quais os tipos de exames radiográficos odontológicos?

As mais conhecidas tendem a ser a radiografia periapical, radiografia panorâmica, radiografia oclusal e radiografia interproximal.

Qual exame para ver a raiz do dente?

Esse exame odontológico possibilita toda a visibilidade da extensão da arcada dentária e ele se chama “radiografia periapical”.

O que é exame clínico odontológico?

O exame clínico funciona para o profissional identificar através de perguntas e análises, seu estado e o significado de manifestações que geram sinais de problemas como sintomas ou mal estar.

 

Qual o valor de uma radiografia panorâmica ?

O valor médio de uma radiografia panorâmica pode girar em torno dos 300 reais, lembrando que esse valor varia e pode ser tratado durante seu atendimento com o dentista.

 

Exames odontológicos demoram ?

Os exames odontológicos irão estar prontos em períodos de 4 a 8 dias. Lembrando que as datas podem variar de acordo com o tempo, em que o radiologista leva para analisar e fazer os laudos, a qual serão enviados para o dentista.

 

 

Foto de Arthur Mancini

O Autor

Arthur Mancini

Veja mais de "Arthur Mancini" >

Leia também: