Exame de saúde bucal: entenda mais

Exame de saúde bucal: entenda mais

24/10/2022 - Por: Ademar Junior

O exame de saúde bucal é algo que precisa ser levado a sério, pois ela é de extrema importância para a vida assim como outras áreas da saúde.

Desse modo, ir ao dentista frequentemente é um tipo de cuidado que você não pode negligenciar pois somente a avaliação desse profissional é capaz de te manter informado sobre sua condição bucal.

Em alguns casos, os dentistas podem precisar de exames adicionais ou complementares para avaliar a saúde dos seus dentes e gengivas com mais precisão e esses exames são muito diversificados, a depender do que o profissional deseja avaliar.

A importância dos exames odontológicos para saúde bucal

Como podemos notar, os exames de saúde bucal são de extrema importância tanto para o paciente quanto para o profissional.

Esses exames são indicados antes de realizar procedimentos bucais, antes de cirurgias ou para acompanhamento de alguns casos.

Além disso, os exames de saúde bucal são eficazes e fáceis de serem realizados, sendo que, a maioria deles é indolor e bastante confortável.

Os exames odontológicos mais pedidos nos consultórios

exame de saude bucal
imagem: pexels

Apesar de existir muitos tipos de exames de saúde bucal, alguns são mais solicitados pelos dentistas por sua eficiência e aplicabilidade nos casos do dia a dia.

Dentre os exames de saúde bucal mais pedidos nos consultórios odontológicos do país podemos citar os seguintes:

  • Radiografia periapical: exame radiográfico feito com o intuito de avaliar toda a extensão dos dentes, incluindo as raízes e ápices dentários. Geralmente, é solicitado pelo dentista antes do uso de prótese dentária.
  • Radiografia panorâmica: exame radiográfico geral da cavidade bucal. É usado como avaliação de rotina, em casos de ortodontia e em casos de cirurgia de extração dos sisos.
  • Teste de pH salivar: exame que avalia o equilíbrio da acidez salivar, pois quando a mesma está alterada, ela não desempenha as funções de manter a boca limpa e livre de bactérias maléficas.
  • Tomografia computadorizada odontológica: exame com imagem tridimensional dos dentes e das estruturas ósseas. É usado para a realização de procedimentos como implantes dentários, cirurgias de extração dos sisos e para encontrar canais extras, trincas e fraturas.
  • Radiografia Oclusal: realizado para acompanhar o nascimento e crescimento dos dentes. Também usado para acompanhar dentes inclusos.
  • Teste de fluxo salivar: também chamado de sialimetria, avalia a quantidade de saliva que a boca produz e determinado tempo.

Saiba quais profissionais podem solicitar os exames dentais

Os exames de saúde bucal devem ser solicitados pelos cirurgiões dentistas independentemente de sua área de atuação ou especialidade profissional.

Eles são profissionais treinados e qualificados para solicitar os exames mais convincentes para o momento e o caso e dessa forma evitam que os pacientes sejam submetidos a procedimentos desnecessários ou excessivos.

F.A.Q

Quais são os exames odontológicos?

Existem vários tipos de exames odontológicos que podem ser solicitados pelo cirurgião-dentista. Dentre eles podemos destacar todos os tipos de radiografias odontológicas, a tomografia odontológica, os testes de saliva, os exames visuais e exploratórios e muito mais.

Como é feito o exame bucal?

O exame bucal é feito por um profissional qualificado, pois somente ele tem o conhecimento necessário para avaliar e diagnosticar possíveis condições patológicas bucais. Além disso, eles podem orientar os pacientes a realizarem o autoexame bucal e manter um acompanhamento dos dentes e gengivas.

O que é exame bucal?

O exame bucal é a avaliação de todas as estruturas orais. Ele pode ser feito de forma física (visual pelo dentista) ou através de exames de imagem como as radiografias e as tomografias.

Foto de Ademar Junior

O Autor

Ademar Junior

Administrador. Mestrando em administração. MBA em gestão empresarial. Especialista de Produtos da área de Imagem na Alliage.

Veja mais de "Ademar Junior" >

Leia também: