Especialidades da Odontologia: tudo o que você precisa saber!

Especialidades da Odontologia: tudo o que você precisa saber!

21/10/2022 - Por: Alliage

Escolher uma entre as várias especialidades da Odontologia é um grande desafio para profissionais dentistas. Isso porque o número de intervenções e técnicas ligados a essa área subiu consideravelmente com o tempo, criando um leque de opções variadas.

Neste artigo, você descobre quais são e como funcionam cada uma das áreas de especialização presentes no mercado. Assim, pode identificar aquela que vai de encontro a seus objetivos.

Áreas da Odontologia para você conhecer e atuar

Ao todo, mapeamos 23 especialidades da odontologia, para que você possa conhecer e atuar. Confira:

  1. Acupuntura;
  2. Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofaciais;
  3. Dentística;
  4. Disfunção Temporomandibular e Dor Orofacial;
  5. Endodontia;
  6. Estomatologia;
  7. Harmonização orofacial;
  8. Homeopatia;
  9. Implantodontia;
  10. Odontogeriatria;
  11. Odontologia do Esporte;
  12. Odontologia do Trabalho;
  13. Odontologia Legal;
  14. Odontologia para Pacientes com Necessidades Especiais;
  15. Odontopediatria;
  16. Ortodontia;
  17. Ortopedia Funcional dos Maxilares;
  18. Patologia Oral e Maxilofacial;
  19. Periodontia;
  20. Prótese Bucomaxilofacial;
  21. Prótese Dentária;
  22. Radiologia Odontológica e Imaginologia;
  23. Saúde Coletiva.

Em quais áreas da Odontologia é possível atuar?

Os profissionais da área podem escolher entre as 23 especialidades da Odontologia para se aprofundar. Para descobrir quais elementos envolvem cada uma dessas áreas, confira os tópicos seguintes:

Acupuntura

A acupuntura é uma das especialidades da Odontologia usada como tratamento alternativo e complementar. Seus métodos são baseados na cultura Chinesa, que desenvolveu pesquisas sobre o uso de agulhas em regiões específicas do corpo, com o objetivo de promover o equilíbrio do mesmo.

Assim, a inserção e estímulo dos acupontos (ponto de energia de uma região) libera diversas substâncias anti-inflamatórias, antialérgicas, ansiolíticas etc. Além de proporcionar uma ação moduladora, que age sobre os sistemas endócrino e imunológico.

Como uma das especialidades da Odontologia, a acupuntura visa promover o bem-estar do paciente em todas as etapas do tratamento, de tal forma que, proporcione a redução da dor, da ansiedade e promova o relaxamento para aqueles que têm medo do consultório.

Algumas das principais aplicações da acupuntura na Odontologia são:

  • Método alternativo a anestesia para pacientes que restrição a esta ferramenta;
  • Auxílio para tratar a ATM (articulação têmporo-mandibular), o bruxismo (ato de ranger os dentes), o trismo (contração dos músculos mastigadores), entre outros;
  • Auxílio pós operatório na redução de dores e prescrição de analgésicos;
  • Controle da ânsia de vômito, que pode ocorrer em determinados procedimentos.

Cirurgia e traumatologia bucomaxilofaciais

Esta é uma das especialidades da Odontologia que exige residência médica, por um período que pode durar até quatro anos. Isso porque o profissional irá se capacitar para realizar procedimentos cirúrgicos, que envolvem a extração, reparo e curativos em seus pacientes.

Além disso, os procedimentos que os especialistas em cirurgia e traumatologia bucomaxilofaciais irão realizar dizem respeito não apenas aos dentes, mas a áreas como gengivas, lábios, bochechas e maxilar.

Alguns dos procedimentos a serem realizados pelo especialista, são:

  • Correções e alterações em estruturas ósseas maxilofaciais, com o objetivo de proporcionar harmonia e melhorias tanto na morfologia quanto na estética;
  • Extrações de dentes e raízes residuais de difícil acesso ou com grande grau de comprometimento;
  • Retirada/ tratamento de cistos ou tumores benignos, o que inclui a realização do procedimento de biópsia;
  • Realização de procedimentos de reestruturação óssea e gengival, auxiliando na implementação de implantes dentários.

Dentística

O profissional que optar pela Dentística, em detrimento das outras especialidades odontológicas, irá atuar tanto na restauração quanto na estética dos dentes de seus pacientes.

Essa modalidade tem grande impacto na saúde física e emocional daqueles a serem tratados, já que garante um aspecto saudável e bonito ao sorriso.

Assim, os profissionais especialistas em Dentística estão imbuídos de restaurar dentes com cárie, garantindo a prevenção de possíveis canais e extrações.

Além disso, irão realizar procedimentos estéticos como:

  • Colocação de lentes de contato;
  • Colocação de facetas de porcelana;
  • Clareamento dental,
  • Gengivoplastia (cirurgia plástica da gengiva), entre outros.

Disfunção temporomandibular e dor orofacial

Especialidade que trata pacientes que sofrem com dores e distúrbios presentes nas articulações da boca, chamada de articulação temporomandibular ou apenas ATM. Assim, traz consigo caráter de pesquisa e aprimoramento, muito importantes para promover a melhora do paciente.

O profissional especialista em disfunção temporomandibular e dor orofacial deverá diagnosticar e tratar pacientes que sofrem de dores orofaciais complexas, muitas delas de caráter crônico.

Suas funções englobam:

  • Realizar o diagnóstico e prognóstico de disfunções temporomandibulares;
  • Ter relacionamento e participar de equipe multidisciplinar de dor em Instituições de saúde, ensino e pesquisa;
  • Realizar estudos epidemiológicos, clínicos e laboratoriais das disfunções temporomandibulares e dores que se manifestam na região orofacial;
  • Promover o tratamento e acompanhamento de casos de disfunção temporomandibular e de dor, a partir de procedimentos odontológicos adequados.

Endodontia

O profissional que estuda Endodontia se dedica a uma das especialidades da odontologia que cuida da prevenção, diagnóstico e tratamento das enfermidades que podem acometer a polpa e o periápice dental.

De tal forma que, a Endodontia é o estudo da morfologia, fisionomia e patologias relacionadas a parte interna do dente. Assim, os dentistas especialistas nesta área costumam realizar tratamentos de canal.

Com a evolução dos tratamentos de canal, hoje é possível recuperar os dentes que seriam extraídos devido a inflamação da polpa. Além disso, alguns dos principais procedimentos realizados pelo especialista em Endodontia, são:

  • Correção de trincas;
  • Correção de fraturas;
  • Tratamento de possíveis traumas que comprometam a estrutura interna do dente.

A atuação deste profissional é de extrema importância, pois garante que infecções e outras enfermidades não comprometam os dentes, o que pode vir a se tornar uma perda dentária irreversível.

especialidades da odontologia
crédito: Freepik

Estomatologia

A Estomatologia é uma das especialidades da Odontologia ligada tanto a prevenção quanto a detecção de enfermidades no trato bucal. Isso porque a mesma avalia, diagnostica, trata ou encaminha o paciente para o setor responsável por aquela doença.

O profissional de Estomatologia irá cuidar dos tecidos moles e duros da região bucomaxilofacial e áreas anexas. E tem a responsabilidade de identificar doenças sistêmicas, que podem acometer essas regiões, tanto dentro quanto fora da cavidade bucal.

Harmonização orofacial

Com o crescimento da procura por procedimentos estéticos, as especialidades da Odontologia que tratam da harmonia facial, vem ganhando muito espaço.

É o caso da harmonização orofacial, que realiza procedimentos como:

  • Bichectomia;
  • Aplicação da toxina botulínica;
  • Fios de dermosustentação;
  • Preenchimento com Ácido Hialurônico, entre outros.

Pagando muito bem, essa modalidade exige um profissional com experiência em atendimento de emergência, que se mostre apto a realizar as intervenções citadas acima.

Homeopatia

A prática homeopática visa pensar no paciente como um vetor multifatorial, e entende que é possível diagnosticar, prevenir e tratar manifestações orais através de tratamentos complementares.

Assim, o profissional que escolher essa entre as demais especialidades da odontologia, irá tratar pacientes que sofrem de ansiedade, cáries, aftas, gengivite e outras enfermidades com causas variadas, muitas delas advindas de estados emocionais alterados.

Implantodontia

Como o próprio nome já diz, a Implantodontia é a especialidade odontológica em que o dentista irá desenvolver implantes, para proporcionar ao paciente melhora em sua fisiologia e auto-estima.

Além disso, esse profissional irá se especializar em enxertos ósseos, com o objetivo de restaurar deformidades.

Odontogeriatria

É uma especialidade que trata da saúde bucal de pessoas idosas. Assim, tem como objetivo auxiliar as pessoas da terceira idade, através de acompanhamento, prevenção, diagnóstico e tratamento deste perfil.

Dessa maneira, o especialista em Odontogeriatria terá de tratar pacientes com questões de saúde relacionadas a:

  • Diabetes;
  • Hipertensão
  • Osteoporose;
  • Parkinson;
  • Perda de dentes;
  • Doenças cardiovasculares.

Odontologia do esporte

O dentista que opta pela Odontologia do esporte, entre as demais especialidades da Odontologia, deve ter em mente que esta é uma área responsável por atender um público muito específico, e na maioria das vezes, de alto rendimento.

Assim, esta especialização requer pesquisa (entendimento de como o esporte em questão funciona e como impacta a saúde bucal do atleta), diagnóstico, métodos de prevenção e tratamento.

Uma curiosidade a respeito desta modalidade é que ela é recente, tendo sido regulada pelo CFO a cerca de 6 anos.

Como esperado, o objetivo da regulamentação gira em torno da performance e bem estar dos atletas, visando a prevenção de lesões e melhora fisiológica dos pacientes.

Odontologia do trabalho

Compreende as especificidades do trabalho dos pacientes, tratando, diagnosticando e prevenindo enfermidades relacionadas a elas.

Assim, a Odontologia do trabalho vem crescendo vertiginosamente, para proporcionar aos funcionários de diversas empresas bem-estar e saúde bucal adequados, para vivenciar o dia a dia de trabalho de forma saudável.

Odontologia estética

Especialidade que desenvolve procedimentos para cuidar da estética e auto estima dos pacientes.

Alguns dos procedimentos que a englobam, são:

  • Lentes de contato dentárias;
  • Lifting gengival;
  • Clareamentos;
  • Restaurações
  • Facetas de porcelana, entre outros.

Odontologia legal

Esta especialidade prepara o profissional para auxiliar médicos em perícias criminais. Segundo o CFO (Conselho Federal de Odontologia), as atividades desempenhadas pelo especialista em odontologia legal dizem respeito “a pesquisa de fenômenos psíquicos, físicos, químicos e biológicos que podem atingir ou ter atingido o homem vivo, morto ou ossada, e mesmo fragmentos ou vestígios, resultando lesões parciais ou totais, reversíveis ou irreversíveis.”

Odontopediatria

Assim como os adultos, as crianças também precisam cuidar da saúde bucal. Por isso, uma das especialidades da Odontologia é a dOontopediatria, que cuida da dentição dos pequenos.

O odontopediatra acompanha o crescimento dos dentes dos pequenos, educando, tratando e acompanhando as especificidades de cada um deles.

Odontologia para pacientes com necessidades especiais

Esta modalidade oferece especialidades da Odontologia para pessoas com algum tipo de alteração em seu sistema biopsicossocial.

Assim, as competências relacionados ao dentista especialista são:

  • Prevenção,
  • Diagnóstico,
  • Tratamento,
  • Controle das doenças bucais.

De forma abrangente, este profissional pode atender pessoas com deficiência temporária ou permanente, inclusive aquelas que se encontram incapacitadas.

Sua formação perpassa o estudo e pesquisa a respeito de doenças sistêmicas, assim como a sua influência sobre a vida bucal do paciente.

Ortodontia

O profissional de Ortodontia trata da correção e posicionamento dos dentes e ossos, que compõem o maxilar.

Mais do que uma especialidade estética, a Ortodontia tem como princípio evitar a perda precoce dos dentes, entre outras enfermidades causadas por doenças periodontais.

Patologia oral e maxilofacial

Tal especialidade trata doenças da cavidade oral, composta pela língua, lábios e ossos maxilares.

Os profissionais que trabalham com essas especialidades da Odontologia, tratam distúrbios como:

  • Tumores benignos e lesões relativas da mucosa oral;
  • Patologias das glândulas salivares;
  • Infecções orais e periorais, vindas de bactérias, fungos ou vírus;
  • Dor orofacial crônica.

Periodontia

O dentista que se especializar em Periodontia irá tratar da saúde das gengivas, o que envolve enfermidades como a gengivite, periodontite e placas bacterianas.

Além disso, essa especialidade odontológica desenvolve métodos de tratamento para áreas como:

  • Ossos;
  • Ligamentos;
  • Cemento (tecido que recobre a superfície da raiz do dente)

Prótese bucomaxilofacial

As próteses bucomaxilofaciais ajudam na reestruturação de danos ocorridos tanto na face quanto na boca dos pacientes.

Assim, os dentistas que se especializam nesta área, atuam na reabilitação:

  • Anatômica;
  • Estética e funcional de perdas;
  • Malformações faciais por meio de próteses oculares, auriculares, nasais, óculo-palpebrais e outros dispositivos.

Tais procedimentos permitem que o paciente tenha uma melhora significativa em sua estética e funções da estrutura orofacial.

Prótese dentária

Uma das especialidades mais procurada por pacientes é a prótese dentária, que permite a implantação e substituição de dentes que estão faltando na arcada do paciente.

Para isso, existe muito estudo e prática, já que o dentista deve entender como trabalhar em diferentes perfis, para obter um resultado harmônico e satisfatório para a pessoa atendida.

Radiologia odontológica e imaginologia

Os dentistas desta área se preparam para atuar em exames de imagem, realizados na parte interna e externa da boca do paciente, que tem como finalidade o diagnóstico de enfermidades na arcada dentária e maxilar.

Com o avanço tecnológico, os exames de Raio-x podem ser realizados virtualmente com muita efetividade, o que aumenta o campo de atuação e oportunidades para os interessados em atuar nesta frente de trabalho.

Saúde coletiva

Nesta modalidade, os profissionais envolvidos atuam a favor da população, geralmente trabalhando em programas sociais, como o Saúde da Família, por exemplo.

Isso acontece porque esta especialidade é dedicada à saúde coletiva e familiar, tendo como premissa a educação em saúde pública.

Os maiores desafios encontrados pelos dentistas que se especializam nesta área são: o tratamento continuado de famílias de baixa renda e a prevenção efetiva de doenças dessa comunidade.

Áreas da odontologia com maior remuneração

Um levantamento realizado pelo site Quero Bolsa, demonstra que as especialidades da odontologia com melhor remuneração são:

  • Saúde Coletiva: com faixa salarial em torno de 13 mil reais;
  • Odontopediatria: contando com salários acima de 12 mil reais;
  • Odontologia Legal: média salarial acima de 10 mil reais.

Mercado de trabalho em Odontologia

As especialidades da Odontologia possuem amplo mercado no Brasil. Assim, os interessados em trabalhar na área, encontram opções como:

  • Concursos públicos e cargos em instituições privadas;
  • Pesquisas nas áreas sociais e atendimento personalizado;
  • Criação de clínica própria;
  • Investimento em clínicas compartilhadas (divisão do espaço e equipamentos com demais profissionais, na qual cada um arca com uma parte dos custos) ou franquias;
  • Home Care (atendimento domiciliar);
  • Clube de assinaturas ( de tal forma que, o cliente paga uma mensalidade para ter acesso a determinados serviços, de forma rotineira).

Salientamos que para desempenhar todas as funções citadas acima, o profissional deve ter diploma oficial e registro no Conselho Federal de Odontologia.

Foto de Alliage

O Autor

Alliage

Alliage é uma empresa detentora de várias marcas no setor da Saúde, que conta com um know-how de mais de 75 anos de experiência.

Veja mais de "Alliage" >

Leia também: