Qual a documentação para aparelho ortodôntico? Saiba tudo que vai precisar.

Qual a documentação para aparelho ortodôntico? Saiba tudo que vai precisar.

21/10/2022 - Por: Alliage

O primeiro passo é procurar um cirurgião-dentista para avaliação das condições de saúde bucal.

Essa primeira consulta serve não apenas para o profissional avaliar se a instalação do aparelho ortodôntico pode ser o tratamento mais viável, mas também para realizar o diagnóstico e o tratamento de doenças bucais como: cárie, gengivite, periodontite, entre outras.

Essa etapa inicial é chamada de adequação do meio bucal para que então voce comece a fazer o tratamento com o aparelho.

O que é a documentação para aparelho ortodôntico?

A documentação para aparelho ortodôntico, também chamada de documentação ortodôntica, é um conjunto de exames odontológicos específicos que servem para o cirurgião-dentista avaliar o crescimento e o desenvolvimento da maxila e da mandíbula, a relação entre os ossos da face e os dentes e a mordida do paciente antes do tratamento ortodôntico.

Com isso, o profissional pode diagnosticar as alterações presentes no complexo maxilo-mandibular e elaborar o plano de tratamento mais adequado.

O que é preciso fazer antes de colocar aparelho ortodôntico?

documentacao para aparelho ortodontico
imagem: pexels

Antes de se iniciar um tratamento com aparelho ortodôntico é de extrema importância que a saúde bucal esteja em dia, isso porque o aparelho fixo não só pode atrapalhar no tratamento dessas doenças, como por exemplo na realização de uma restauração, também pode ser um fator de retenção e auxiliar no acúmulo de biofilme e de cálculo dentário.

Após essa etapa inicial, se o paciente apresentar indicação de tratamento com aparelho ortodôntico, ele deve procurar um profissional especialista, o cirurgião-dentista ortodontista, que faz a avaliação e solicita a documentação ortodôntica para realizar o diagnóstico e o plano de tratamento adequados.

O que é um aparelho ortodôntico?

O aparelho ortodôntico é um dispositivo que estimula as movimentações dentárias com a finalidade de corrigir maloclusões e mal posicionamento dos dentes.

Quando submetido ao tratamento com aparelho ortodôntico, o paciente deve comparecer às consultas periódicas que servem para o profissional avaliar e acompanhar a evolução do tratamento e realizar as manutenções necessárias no aparelho.

Existem diversos tipos de aparelhos ortodônticos, mas de maneira geral, eles se classificam em móveis, que são removíveis, e fixos.

Por que usar um aparelho ortodôntico?

As maloclusões são fatores que podem causar diversos problemas na vida do paciente, tanto em questões fisiológicas como psicológicas, como por exemplo: desgaste dentário, dificuldade de higienização dos dentes, problemas periodontais, disfunções na articulação têmporo-mandibular, restrições alimentares, desordens psicológicas relacionadas à queda da auto estima, entre outros.

Com o uso do aparelho ortodôntico é possível corrigir o mal posicionamento dos dentes e das arcadas dentárias e diminuir ou eliminar esses problemas, por isso o tratamento ortodôntico é tão importante tanto para a saúde bucal como para a saúde geral do paciente.

No entanto, é importante ressaltar que cada paciente possui uma indicação e em alguns casos pode ser necessária a realização de outros procedimentos associados ao uso do aparelho ortodôntico, como por exemplo, a cirurgia ortognática.

Qual a importância da documentação ortodôntica?

Os exames que fazem parte da documentação ortodôntica fornecem informações importantes ao cirurgião-dentista que estão relacionadas ao estado de saúde bucal do paciente, ao grau de desordem da mordida e desalinhamento dos dentes, ao estágio de desenvolvimento ósseo, entre outras.

Com essas informações associadas à anamnese e ao exame clínico, o profissional pode obter o diagnóstico mais preciso e elaborar o melhor plano de tratamento.

Além disso, a documentação ortodôntica possui a finalidade de servir como instrumento em questões judiciais, quando necessário. Os exames odontológicos são muito utilizados por peritos e odontolegistas em processos de investigação e identificação humana.

A utilização de características odontológicas como exame comparativo em um processo investigatório é extremamente importante e é, muitas vezes, um fator decisivo. Portanto, a documentação ortodôntica não deve ser descartada e o cirurgião-dentista possui o dever ético de mantê-la adequadamente arquivada por no mínimo 10 anos após a data do último atendimento ao paciente.

É importante ressaltar que a documentação ortodôntica é do paciente e no momento em que ele solicitar, o profissional deve fornecer uma cópia, caso contrário, poderá responder por infração ética.

Por que não se deve colocar aparelho ortodôntico sem a documentação?

Como citado anteriormente, os exames que compõem a documentação ortodôntica são de extrema importância no auxílio do diagnóstico e na elaboração do plano de tratamento, isso porque eles fornecem informações fundamentais sobre a saúde e as condições bucais do paciente.

Existem diversos tipos de aparelhos e de tratamento ortodônticos diferentes e só com a documentação ortodôntica o profissional consegue indicar o que é melhor para cada caso.

Nos últimos anos houve um crescente número de pessoas, principalmente adolescentes, procurando colocar aparelhos ortodônticos por “moda”, sem qualquer tipo de indicação ou acompanhamento de um profissional. O uso incorreto do aparelho ortodôntico pode gerar muitos problemas e pode levar inclusive à perda dos dentes.

Portanto, é de extrema importância para sua saúde bucal procurar por um profissional de confiança e seguir corretamente suas instruções. Em casos de tratamento com aparelho ortodôntico, não deixe de realizar todos os exames da documentação ortodôntica solicitados pelo seu cirurgião-dentista.

F. A. Q.

Quanto custa para fazer a documentação ortodôntica?

O valor da documentação ortodôntica pode variar de acordo com a localização da clínica radiológica, com o tipo de documentação e com a quantidade de exames. Esse valor geralmente fica entre R$200,00 e R$500,00.

Como é feita a documentação do aparelho?

Tanto os exames radiográficos como as fotografias e a moldagem, exames que fazem parte da documentação ortodôntica são feitos em uma clínica radiológica por profissionais da Odontologia.

Pode colocar o aparelho no dente antes da documentação?

Não. É de extrema importância que seja feita uma documentação antes do início do tratamento ortodôntico para que o profissional possa obter as informações necessárias para realizar o tratamento mais adequado.

Quanto tempo depois de fazer a documentação para pôr o aparelho?

Após a realização dos exames, a clínica radiológica solicita um prazo para a entrega da documentação, que geralmente é de até 10 dias úteis. Com a documentação em mãos, o cirurgião-dentista analisa se existe a necessidade da realização de mais algum exame ou algum procedimento prévio à instalação do aparelho. Não havendo necessidade, o tratamento ortodôntico pode ser iniciado.

Foto de Alliage

O Autor

Alliage

Alliage é uma empresa detentora de várias marcas no setor da Saúde, que conta com um know-how de mais de 75 anos de experiência.

Veja mais de "Alliage" >

Leia também: