Dentística: o que é e qual a sua importância na saúde bucal?

Dentística: o que é e qual a sua importância na saúde bucal?

16/09/2022 - Por: Cassiano Pires

A dentística vem crescendo a cada ano, e conta com técnicas focadas na estética e reparação dos dentes, permitindo ao paciente ter mais auto estima e funcionalidade para realizar as tarefas do dia a dia.

Nesse artigo você vai encontrar as principais informações a respeito dessa especialidade. Assim, entenderá o que de fato é a dentística, quais são os principais tratamentos com o profissional desta área e qual a sua importância na saúde bucal.

dentística
Imagem: freepik-@racool_studio

O que é dentística?

A dentística é uma das áreas da Odontologia especializada em tratamentos funcionais e estéticos para os dentes. Assim, o profissional de dentística irá se concentrar em realizar procedimentos de restauração e harmonização.

Tais procedimentos são muito comuns hoje em dia, e podemos citar exemplos como as facetas de porcelana, clareamento, lentes de contato, entre outros. Entretanto, a especialidade foi regulamentada pelo CFO (Conselho Federal de Odontologia) no ano de 1970, fazendo com que a dentística seja estudada a mais de cinquenta anos.

Como é a especialidade de dentística na Odontologia?

A especialidade de dentística na Odontologia é uma área muito procurada pelo público em geral. Isso porque, além de tratar enfermidades como a cárie, esse profissional desenvolve um trabalho minucioso para restaurar o dente, muitas vezes criando uma coroa do zero.

Assim, a maior parte da população já esteve em contato com um profissional de dentística, seja na hora de realizar uma obturação, restauração ou procedimento estético dentário.

Outra boa notícia, é que o profissional desta área encontra salários muito atraentes, já que a mesma ocupa a terceira posição em diversos sites que avaliam a média salarial desta modalidade.

Segundo o site Quero Bolsa, o dentista especialista em dentística pode ganhar mais de 7 mil reais por mês.

Principais tratamentos e técnicas da dentística

Na rotina do profissional de dentística, alguns procedimentos são bem comuns. Entre eles, a restauração de dentes acometidos por cáries, o clareamento dental, a colocação de lentes de contato e a remodelação da gengiva, sendo o último de caráter cirúrgico.

Todos esses procedimentos visam deixar o sorriso do paciente harmônico, e possibilitar que o mesmo desfrute de mastigação e fala eficientes.

Veja abaixo, algumas das principais caracterísitcas de cada um dos procedimentos citados neste tópico:

Restaurações em dentes com cáries

Devido a alimentação de adultos e crianças, e também aos hábitos de higiene de cada grupo, as cáries são muito comuns em consultórios odontológicos. Assim, o profissional de dentística trabalha diretamente com essa enfermidade.

O tratamento do paciente com cárie consiste na retirada da área afetada e extermínio das bactérias que se proliferaram no local. Depois, um material próprio é inserido na cavidade do dente, para cobri-lo e impedir a entrada de outras bactérias, o mais utilizado pelos dentistas atualmente é a resina composta.

Por fim, o dente é remodelado para assumir as características naturais da dentição do paciente.

Em suma, a restauração possui dois tipos: direto e indireto. No tipo direto é feita dentro da boca do paciente, utilizando como base a coroa que foi tratada, no segundo tipo um molde é feito no exterior da boca, e é posteriormente encaixado no local adequado.

Clareamento dental para um sorriso mais iluminado

O procedimento de clareamento dental é muito procurado por pacientes que querem melhorar o aspecto amarelado e manchado dos dentes. Assim, a tecnologia atual conta com produtos à base de peróxido de hidrogênio, permitindo que o profissional de dentística recupere a cor natural dos dentes e, até mesmo, os deixe ainda mais brancos.

Além disso, o procedimento costuma ser indolor e tem garantia de durabilidade, basta que o pacientes siga as instruções a respeito da redução no consumo de determinados alimentos (café, chocolate, suco industrializado, refrigerantes, entre outros) e higiene bucal.

Lentes de contato para um sorriso mais harmônico

Além de garantir a beleza estética do sorriso, a colocação de lentes de contato na dentística melhora a qualidade da mastigação dos pacientes, devido a proporcionar um novo formato para a arcada dentária.

Procedimento queridinho entre as celebridades, as lentes se tornaram um recurso rápido e prático, na hora de mudar completamente o sorriso e melhorar o aspecto e posicionamento dos dentes.

De acordo com os especialistas da área, o procedimento de inserção das lentes pode durar de 10 a 15 anos, desde que seja tratado com o devido cuidado. Assim, o paciente deve realizar visitas periódicas ao dentista e caprichar nos cuidados de higiene bucal.

Facetas dentárias têm função parecida com a das lentes

As facetas dentárias possuem funcionalidade parecida com as lentes de contato. Entretanto, este procedimento conta com um maior desgaste dos dentes para ser implementado.

Assim, ao criar uma nova roupagem para o dente, as facetas dentárias são capazes de remodelar, disfarçar manchas, recuperar fraturas e deixar o sorriso bem natural.

Para que sejam implementadas as facetas dentárias, os dentes sofrem um processo de desgaste que é realizado utilizando anestesia local. Desse modo, brocas odontológicas específicas são utilizadas para dar o acabamento adequado para o dente do paciente.

Por mais que o procedimento possa ser realizado em toda a arcada dentária, é comum ver pacientes fazendo-os de forma parcial, apenas na arcada superior ou em locais mais “problemáticos”.

Gengivoplastia e gengivectomia para corrigir a gengiva

Tanto a gengivoplastia quanto a gengivectomia são procedimentos cirúrgicos que tem como objetivo garantir uma melhor qualidade de vida para o paciente através da correção da gengiva.

Assim, a gengivoplastia tem caráter estético e visa proporcionar a correção em relação ao tamanho e posicionamento da gengiva, para tornar o sorriso mais natural e bonito. Por outro lado, a gengivectomia corrige uma má formação causada por doença peridental, em que o paciente tem que lidar com excesso de gengiva.

Qual a importância da dentística?

A dentística é de extrema importância para proporcionar saúde bucal, funcionalidade dentária e estética dos pacientes. Desse modo, o profissional da dentística trabalha diretamente com a autoestima dos mesmos, e precisa estar antenado nos melhores tratamentos e pesquisas da área.

Foto de Cassiano Pires

O Autor

Cassiano Pires

Cirurgião-dentista, mestre e doutorando em Endodontia (FORP-USP). Especialista em Radiologia e Imaginologia (AORP). Especialista de Produtos da área de Imagem na Alliage.

Veja mais de "Cassiano Pires" >

Leia também: