Tártaro nos dentes: como identificar e tratar esse problema

Tártaro nos dentes: como identificar e tratar esse problema

22/11/2022 - Por: Cassiano Pires

O tártaro nos dentes, ou cálculo dental, é um dos inimigos mais ferozes da saúde bucal e um dos problemas dentais mais comuns que podemos encontrar. Mas com o tratamento certo é fácil evitar e mitigar esse problema se você souber como identificá-lo.

Vamos descobrir o que é, como identificar e como tratar o tártaro da forma certa, evitando a sua formação nos dentes e prevenindo o surgimento de doenças graves para a saúde.

Acompanhe.

Tártaro nos dentes pode ser perigoso?

Assim como a cárie, o tártaro nos dentes é um dos problemas dentais mais comuns e prejudiciais à saúde bucal.  Traz perigos escondidos que podem até mesmo acarretar doenças cardiovasculares além de perda dos dentes e massa óssea na boca.

Por ser formado por uma camada sólida de bactérias e restos de alimentos calcificados, o tártaro pode ser perigoso para a saúde da sua gengiva e causar inflamações que podem levar ao surgimento de gengivite e até mesmo problemas cardíacos caso entre em contato com o sangue.

Por isso, se você percebeu um acúmulo de sujeira endurecida, mas está com dúvidas se isso pode ser tártaro, é importante aprender a identificá-lo da forma certa.

O que é Tártaro no dente?

O tártaro nos dentes, ou, como também é chamado, cálculo dental, é uma placa endurecida e amarelada que se forma na base dos dentes e na região interdental, sendo composta por bactérias e restos de alimentos calcificados.

Apesar de ser um problema sério, que exige o devido tratamento, o tártaro é uma condição que acontece de forma recorrente. É um problema dentário comum enfrentado por quase todas as pessoas.

Sendo assim, se você acredita que pode estar com tártaro, não se preocupe; uma vez que conhece as causas e sabe no que consiste esse problema, você tem o necessário para começar a tratá-lo da melhor forma.

O que causa Tártaro no dente?

Como vimos, o tártaro nos dentes é formado pelo acúmulo de bactérias e restos de alimentos nos dentes, mas a causa desse problema não reside aí.

Para que se acumulem e calcifiquem na base dos dentes, as bactérias precisam de espaço para crescer, e isso só acontece quando há uma má higiene bucal.

Sendo assim, a falta de atenção com a escovação e a limpeza adequada dos dentes é uma das principais causas da formação de tártaro nos dentes, assim como a alta salivação e a dificuldade de alcançar alguns locais de difícil acesso na boca.

Por isso é importante sempre manter uma rotina de escovação atenta e regular. É ela que irá evitar a formação de novas placas e cálculos acumulados e é a melhor forma de prevenir essa doença.

Como saber se tenho tártaro?

Uma vez que entendemos o que é tártaro nos dentes e o que pode causar esse problema, fica fácil saber como identificá-lo para o tratamento eficaz do problema.

Sendo assim, para identificar o tártaro nos dentes é importante se atentar para esses sinais:

  • Superfície interna dos dentes áspera e amarelada;
  • Pequenas “coroas” amarelas e endurecidas na base de um dente, ou no encontro de dentes;
  • Falta de clareza na divisão entre os dentes na boca, sinal de que estão cobertos por uma placa endurecida.

Vale ressaltar, que esses são os passos apropriados para identificar o tártaro supragengival, aquele que conseguimos ver a olho nu, enquanto o tártaro subgengival é mais difícil de encontrar sem a ajuda de um dentista.

Como tratar o tártaro no dente?

Depois de identificado, o tártaro nos dentes precisa ser tratado a fim de evitar problemas dentários maiores.

Apesar de existirem produtos e tratamentos caseiros que prometem tratar o tártaro por completo, muitos deles podem ser prejudiciais à saúde dentária, pois contêm uma solução ácida nociva ao esmalte dos dentes.

Por isso a melhor forma de tratar o tártaro por completo é visitar um dentista e fazer uma limpeza apropriada para a sua completa remoção.

O processo consiste em uma raspagem profunda e retirada do material calcificado dos dentes. A limpeza é feita com a ajuda de instrumentos odontológicos e a experiência de um dentista, fator que garante a completa remoção do cálculo e prevenção de problemas futuros.

Leia o artigo completo: O que é tártaro? um guia completo sobre o famoso cálculo dental

O que o Tártaro causa no dente?

Quando não tratado corretamente, o tártaro nos dentes pode se tornar um problema dentário grave e causar inflamações na gengiva, enfraquecimento da raiz dentária, mau hálito e até mesmo o aparecimento de cáries.

Sem a remoção e o tratamento adequado do problema, o tártaro acumulado também pode se multiplicar gerando nova concentração de bactérias, que inflamam a gengiva e infiltram a corrente sanguínea e podem causar problemas cardíacos preocupantes.

Sendo assim, é importante sempre seguir as boas práticas de escovação e táticas adequadas de prevenção dessa doença.

Tártaro nos dentes
Tratamento para tártaro nos dentes (Créditos: Andrea Piacquadio)

Como evitar a formação de tártaro nos dentes?

Para se prevenir contra a formação do cálculo não há muito que se precise fazer, uma vez que por ser um problema comum, o tártaro nos dentes pode ser facilmente evitado.

Por isso, para garantir uma devida precaução, siga essas dicas:

  • Faça uma boa escovação dentária, ao menos 3 vezes por dia;
  • Use o fio dental regularmente;
  • Complemente a escovação com o uso de um bom enxaguante bucal;
  • Visite sempre o dentista.

Tártaro em crianças, como evitar?

Assim como acontece com adultos, o tártaro nos dentes também é um problema comum em crianças, gerando as mesmas complicações, e exigindo maior nível de cuidado e prevenção.

Por isso, para evitar essa condição na primeira idade, é importante manter os mesmos níveis de escovação e cuidado com a higiene bucal além de também ser necessária uma supervisão de todo o processo por um adulto capacitado.

Seguindo esses passos com rigor, a saúde bucal dos pequenos também será preservada, evitando problemas dentais mais graves e preocupações no futuro.

FAQ – Tártaro nos dentes

Qual o mal que o tártaro causa?

O tártaro pode causar inflamações na gengiva, enfraquecimento da raiz dentária, mau hálito, cáries e até problemas cardiovasculares.

Quem tem muito tártaro não tem cárie?

Apesar de ser um problema facilitador do aparecimento de cáries, não existe relação concreta entre o excesso de tártaro nos dentes e a ausência de cáries na boca.

O que é bom para remover o tártaro dos dentes?

Apenas a limpeza profissional, feita por um dentista, pode garantir a remoção completa e eficaz do tártaro.

É possível acabar com o tártaro?

Sim. O tártaro é um problema de fácil tratamento e pode ser tratado com uma limpeza apropriada no dentista.

Saiba mais: Limpeza dos dentes (Uol)

 

Foto de Cassiano Pires

O Autor

Cassiano Pires

Cirurgião-dentista, mestre e doutorando em Endodontia (FORP-USP). Especialista em Radiologia e Imaginologia (AORP). Especialista de Produtos da área de Imagem na Alliage.

Veja mais de "Cassiano Pires" >

Leia também: