Como solicitar um exame de imagem corretamente?

Como solicitar um exame de imagem corretamente?

24/10/2022 - Por: Arthur Mancini

Descobrir como solicitar um exame de imagem é muito importante, para o profissional que realiza o diagnóstico da enfermidade em questão. Nesse sentido, a imaginologia traz uma gama variada de procedimentos que envolvem composições químicas, radiação e eletromagnetismo.

Então, o profissional responsável pelo pedido dos exames de imagem precisa compreender a relevância do pedido e seguir algumas dicas fundamentais para identificar o melhor método para cada paciente.

Neste artigo, essas e outras informações relevantes auxiliam os profissionais, na busca por boas práticas e extração de informações essenciais para o pedido de exames.

A relevância dos exames de imagem no diagnóstico

como solicitar um exame de imagem
imagem: pexels

Os exames de imagem possuem grande relevância no descobrimento e tratamento das doenças de partes internas dos órgãos e demais tecidos biológicos no corpo humano.

Afinal de contas, é uma tecnologia inovadora que permite a observação de estruturas internas em 3 dimensões e até mesmo a visualização de vasos sanguíneos, a depender da modalidade.

Algumas das enfermidades observadas pelos exames de imagem são:

  • Fraturas;
  • Inflamações;
  • Infecções;
  • Tumores;
  • Câncer;
  • Tamanho anormal de órgãos e tecidos;
  • Irregularidades ósseas, entre outros.

Segundo um relatório da ONU, entre os anos de 1997 e 2007, o número de exames de imagem realizados chegou à marca de 3,6 bilhões. Além disso, naquela época, os procedimentos de radiografia do tórax eram os campeões e representaram 40% desse percentual.

Com o desenvolvimento de exames cada vez mais específicos e de alta qualidade, inúmeras doenças podem ser identificadas em seu estágio inicial, o que propicia tratamentos cada vez mais assertivos e maiores chances de cura.

Dicas de como solicitar exames de imagem corretamente

Para descobrir como solicitar um exame de imagem, primeiramente o profissional de radiologia deve compreender que é muito importante dedicar um tempo hábil para coletar todas as informações necessárias.

Algumas dicas para documentar precisamente as informações do paciente são:

  • Anotar os dados pessoais como nome, idade, sexo;
  • Fazer uma lista de cirurgias já realizadas pelo paciente;
  • Lembrar de anotar os medicamentos consumidos naquele período ou usados regularmente;
  • Buscar por dados clínicos de relevância. Não é necessária a realização de anamnese. Procure identificar fatores chave durante a coleta dos dados anteriores.

Ao encontrar informações de alerta na produção da ficha do paciente o especialista entende como solicitar um exame de imagem adequado para aquela situação e pode até mesmo combinar mais de uma técnica para diagnósticos ainda mais precisos.

Lembre-se de colocar as principais informações a respeito das queixas do enfermo e evite termos genéricos, sendo o mais específico possível com as informações coletadas.

Quando e por que solicitar exames com contraste?

Exames com contraste devem ser realizados quando o radiologista identificar a sua necessidade. Para isso, o especialista tende a levar em consideração o objetivo do exame e as informações a respeito do paciente em questão.

Os exames de contraste são utilizados para distinguir tecidos e órgãos e são produzidos com substâncias específicas, capazes de ressaltar um ou outro. Dessa forma, exames como raio-x, tomografias e ressonância magnética podem ser realizados utilizando a técnica de contraste, para criar uma imagem ainda mais precisa dos órgãos e tecidos.

Algumas das situações em que os exames de contraste podem ser solicitados são:

  • Pacientes que apresentam quadro de infecções;
  • Nos casos de inflamações;
  • Para pacientes que apresentam abscessos;
  • Pesquisa de fibrose;
  • Para a investigação, diferenciação, estadiamento e controle de tumores;
  • Para o diagnóstico e acompanhamento de fístulas;
  • Em casos de estenose ou malformações do trato digestório;
  • Quando o trato urânio apresenta certos tipos de alterações, entre outros.

Como solicitar exames de imagem escolhendo o melhor método?

Para saber como solicitar um exame de imagem com o melhor método, o especialista deve compreender a finalidade de cada um deles e identificar aquele que é adequado para a situação específica.

Por isso, não existe o melhor método e sim aquele que demonstra o melhor resultado de acordo com a investigação realizada no paciente.

Nesse sentido, procedimentos como as ultrassonografias são indicadas para a identificação de enfermidades tumorais, principalmente aquelas que acometem os ossos. Já a tomografia é indicada nos casos de cálculos renais, pedras nos rins, e parênquima pulmonar.

Outro fator de alerta na hora de definir um exame são as condições para a feitura de cada imagem. Assim, a ultrassonografia é comumente escolhida para o diagnóstico de questões ginecológicas e avaliação da próstata, já que esses são exames baratos e que não geram radiação.

No caso da ressonância magnética, pacientes que estão acamados e que não conseguem se movimentar plenamente ou apresentam episódios de claustrofobia, são beneficiados com a produção de imagens 3D, através da tecnologia de imãs que criam campos magnéticos.

Radiologista: um parceiro do médico

O radiologista é um especialista em exames de imagem que está sempre se aprimorando e que lida constantemente com pacientes e suas necessidades. Por isso, na hora solicitar um exame de imagem esse profissional tem um grande impacto.

É importante que o médico mantenha uma relação próxima com o radiologista de sua confiança e tenha um espaço para tirar dúvidas, trocar experiências e buscar ajuda quando necessário.

Essas atitudes garantem a efetividade e assertividade dos exames que muitas vezes podem apresentar impasses, devido a linguagem que foi utilizada na produção do laudo. Dessa maneira, basta uma conversa rápida para que as dúvidas sejam esclarecidas e a compreensão do exame atinja seu potencial.

Por fim, a reputação da clínica radiológica e qualificação profissional de seus funcionários garantem os resultados esperados. Na hora de procurar por esses profissionais, estas questões são pontos de alerta que devem ser levados em consideração.

F.A.Q

Como escrever pedido de exames?

O pedido de exame é feito através de um documento oficial da clínica e deve conter o nome e CRM do médico solicitante, endereço, e-mail e telefone da clínica.

Como solicitar exame de imagem fisioterapeuta?

Após a avaliação física, o fisioterapeuta deverá preencher um pedido oficial com seu nome, número de registro, endereço da instituição e números de contato.

Como chama o exame de imagem?

Existem diversos tipos de exames de imagem, entre eles: raio-x, ressonância magnética, tomografia, ultrassonografia e eletrocardiograma. A ciência por trás dos exames de imagem se chama imaginologia.

Foto de Arthur Mancini

O Autor

Arthur Mancini

Veja mais de "Arthur Mancini" >

Leia também: