Qual é o procedimento para colocar aparelho ortodôntico: saiba o passo a passo

Qual é o procedimento para colocar aparelho ortodôntico: saiba o passo a passo

24/10/2022 - Por: Alliage

O tratamento com aparelho ortodôntico fixo é o tratamento mais comum na correção da má oclusão e do mal posicionamento dos dentes. No entanto, muitos pacientes possuem dúvidas sobre como é feita a montagem do aparelho ortodôntico. Pensando nisso, trouxemos informações importantes sobre cada passo desse processo.

É válido ressaltar que, antes de se iniciar um tratamento com aparelho ortodôntico é fundamental que a cavidade bucal esteja livre de doenças como a cárie, a gengivite, a periodontite, entre outras.

Isso porque o aparelho ortodôntico fixo, além de dificultar o tratamento dessas doenças, como por exemplo na realização de uma restauração, também pode ser um fator facilitador do acúmulo de biofilme e cálculo dentário.

Portanto, é extremamente importante que a saúde bucal esteja em dia para dar início ao tratamento ortodôntico.

Primeiro passo: Preparo da boca

Na consulta de instalação do aparelho ortodôntico, o primeiro passo é fazer uma profilaxia, também chamada de limpeza, para que as superfícies dentárias estejam limpas para receberem os materiais utilizados na colagem das peças ortodônticas.

Em seguida, é feita a aplicação do ácido fosfórico que tem a finalidade de realizar o condicionamento da superfície dos dentes para receber o próximo material a ser utilizado, que é o adesivo. Após a aplicação do ácido, deve-se esperar de 15 a 30 segundos e depois removê-lo completamente com jato de água.

O ácido causa uma pequena desmineralização do esmalte do dente a fim de criar uma superfície porosa onde o adesivo irá aderir-se para a fixação da resina utilizada na colagem do bráquete. É importante ressaltar que esse processo não causa nenhum dano aos dentes.

Segundo passo: Aplicação do adesivo

Após o condicionamento ácido é feita a aplicação de um material adesivo. Ele é aplicado em pequenas quantidades nas faces vestibulares dos dentes, que são as faces onde serão instalados os bráquetes.

O adesivo é aplicado e em seguida, o cirurgião-dentista utiliza o jato de ar da seringa tríplice a fim de espalhar e “empurrar” o adesivo para a superfície porosa do esmalte. Após isso, é feita a sua ativação com um fotopolimerizador, que é um aparelho que emite luz azul, que ativa as propriedades e causa o endurecimento do adesivo.

Antes de qualquer procedimento que envolve o uso da resina composta, é necessário realizar o condicionamento ácido e a aplicação do adesivo, que é o material responsável por criar a aderência entre o esmalte do dente e a resina.

Terceiro passo: Colagem dos bráquetes

colocar aparelho ortodontico
imagem: freepik

Após a aplicação e fotopolimerização do adesivo, o cirurgião-dentista aplica uma pequena quantidade de resina composta e posiciona o bráquete corretamente seguindo o posicionamento dos dentes na cavidade bucal.

Em seguida, utiliza-se novamente o fotopolimerizador para ativar e causar o endurecimento da resina e consequentemente a fixação do bráquete.

Quarto passo: Remoção do excesso de resina e instalação do fio

Durante esse processo pode acontecer de ficarem alguns excessos de resina ao redor dos bráquetes, o que pode atrapalhar a higienização dos dentes e contribuir para o acúmulo de biofilme.

Portanto, o cirurgião-dentista deve remover esses excessos e para isso ele utiliza uma broca específica no motor de alta rotação. Esse processo é rápido e totalmente indolor.

Após a remoção dos excessos, o profissional instala o fio ortodôntico que interliga todos os bráquetes e é o responsável por exercer as forças que causam as movimentações dentárias.

Com que frequência devo visitar o dentista?

Um dos fatores mais importantes para o sucesso do tratamento ortodôntico são as visitas regulares ao cirurgião-dentista.

A frequência dessas consultas varia de acordo com cada caso e elas devem ser seguidas corretamente.

As consultas servem tanto para o profissional avaliar as condições de saúde bucal do paciente quanto para realizar as manutenções necessárias no aparelho ortodôntico a fim de ativá-lo para que ele estimule as movimentações dentárias necessárias no tratamento.

Quanto custa um aparelho ortodôntico?

O valor do aparelho ortodôntico varia muito e depende de diversos fatores. Além disso, é importante lembrar que no orçamento total de um tratamento ortodôntico deve-se incluir também os valores da documentação ortodôntica inicial, da instalação do aparelho, das manutenções e de outros procedimentos necessários.

Além disso, outras questões também influenciam no valor do tratamento como por exemplo: o tipo de aparelho que será utilizado, o número de manutenções que serão necessárias, a região onde localiza-se o consultório do profissional, entre outras.

Quanto tempo vou precisar usar aparelho dentário?

O tempo que o paciente deve permanecer com o aparelho ortodôntico depende de cada caso. De maneira geral, esse tempo depende principalmente do grau de desalinhamento dos dentes, ou seja, quanto mais desalinhado, mais tempo será necessário para a correção, assim como da assiduidade do paciente nas consultas.

Esse tempo também é afetado por outras questões, como por exemplo a necessidade da realização de cirurgias ou outros procedimentos no decorrer do tratamento.

Embora não exista uma determinação do tempo mínimo e máximo do uso do aparelho ortodôntico, estima-se que a média de duração dos tratamentos seja de 12 a 24 meses.

F.A.Q

 Quanto custa para colocar um aparelho ortodôntico?

O custo do tratamento com aparelho ortodôntico depende de diversos fatores como: o valor da documentação ortodôntica, o tipo de aparelho que será utilizado, o valor da instalação do aparelho, o valor das manutenções e de outros procedimentos que forem necessários.

O que você precisa saber antes de colocar aparelho?

Antes de iniciar um tratamento com aparelho ortodôntico é importante estar com a saúde bucal em dia, ou seja, livre de doenças bucais. Além disso, é fundamental fazer a documentação ortodôntica solicitada pelo Cirurgião-Dentista. Outro ponto importante, é compreender que o tratamento ortodôntico demanda um tempo considerável para ser concluído.

Quais as etapas para colocar aparelho nos dentes?

As etapas de instalação do aparelho ortodôntico são: profilaxia (limpeza) dos dentes, realização de condicionamento das superfícies dentárias com ácido fosfórico, aplicação e fotopolimerização do adesivo, aplicação da resina composta, posicionamento dos bráquetes, fotopolimerização da resina, remoção dos excessos e instalação do fio ortodôntico

 Quanto tempo leva para colocar um aparelho nos dentes?

Embora sejam necessários diversos passos para a instalação do aparelho ortodôntico, todo esse processo dura em média 40 minutos.

 

Foto de Alliage

O Autor

Alliage

Alliage é uma empresa detentora de várias marcas no setor da Saúde, que conta com um know-how de mais de 75 anos de experiência.

Veja mais de "Alliage" >

Leia também: