Cárie dói? 5 dicas para aliviar a dor

Cárie dói? 5 dicas para aliviar a dor

22/11/2022 - Por: Cassiano Pires

A cárie dental é um dos problemas bucais mais graves que podemos ter, atingindo crianças e adultos, o que a torna a segunda doença mais comum no mundo, segundo dados da OMS.

Mas o que fazer quando a cárie dói? Quais são os sintomas associados a ela e como tratá-la antes que se torne um problema crônico?

Vamos descobrir a resposta abaixo.

Como lidar com a dor da cárie

Quando uma cárie dói, poucas coisas são tão importantes quanto eliminar o desconforto, já que essa costuma ser uma das dores mais fortes e agudas que podemos sentir.

Por isso, vamos começar sabendo quais métodos usar e o que fazer para lidar com a dor antes de ir ao dentista.

  • Use analgésicos: Em caso de dor aguda usar analgésicos como ibuprofeno e paracetamol pode ser a solução. Eles podem ser encontrados em qualquer farmácia e combatem a dor e a inflamação;
  • Massageie a boca com objetos frios e quentes: Outra opção para aliviar a dor é massagear a região do dente com uma compressa ou objetos frios ou quentes. Eles podem amenizar a dor no local, mas são uma solução temporária;
  • Faça uma escovação cuidadosa nos dentes: muitas vezes uma dor de dente é causada pelo acúmulo de açúcar ou ácido alimentar em uma cárie que está se formando. Então, para ter mais uma opção de alívio da dor, faça uma boa escovação dos dentes para eliminar qualquer resíduo de alimentos.

Quando a cárie dói?

Apesar de não parecer, uma dor de dente causada pela cárie não é o primeiro sinal de surgimento da doença, que começa bem antes do momento em que a cárie dói.

Sendo formada por um conjunto de bactérias acumuladas em um dente, a cárie é uma doença causada pela corrosão dos dentes pelo ácido dessas bactérias, começando como pequenas manchas brancas, que podem evoluir para os buracos escuros que conhecemos.

Dessa forma, a dor de dente que sentimos só começa quando a cárie já perfurou a superfície do dente, atingindo as camadas internas, como a dentina e a polpa.

Por isso, se você está sentindo dores esporádicas ou mesmo uma dor de dente aguda, esse é o sinal de que uma cárie está atingindo a base do dente, então é de hora de ir ao dentista.

Sintomas associados à dor da cárie dentária

A dor da formação da cárie é o sintoma mais comum de que algo está errado com os seus dentes e de que é hora de procurar um dentista.

Mas existem sintomas que também sentimos quando a cárie dói, e podem ajudar a identificar ainda melhor esse problema.

São eles:

  • Desconforto em um ponto localizado da boca;
  •  Falta de sensibilidade dos dentes na mastigação;
  • Manchas brancas ou marrons nos dentes;
  • Dor no rosto, mandíbula ou ouvido;
  • Inchaço no rosto ou nas gengivas.

Além desses, também é possível sentir dor em níveis diferentes, ou seja, desde a ausência de dor, a um desconforto leve ou a uma dor aguda nos casos em que a cárie já está em estado avançado.

Causas da cárie dental

Sendo uma doença gerada por bactérias que vivem na boca, a maior causa da formação de cárie é a má higiene bucal, além de uma alimentação rica em açúcar e carboidratos.

As bactérias formadas pela placa bacteriana se alojam no dente, se alimentando de restos de comida e açúcares, e produzindo um ácido que destrói lentamente o dente, até ocasionar a lesão dentária, ponto em que a cárie dói.

Como aliviar a dor da cárie

cárie dói
O que fazer quando a cárie dói?

Como vimos, para combater a cárie de forma eficaz, você pode usar analgésicos, compressas quentes ou frias, e fazer uma boa escovação. Mas existem outras maneiras práticas de prevenir e aliviar a dor. São elas:

  • Aplicar géis analgésicos no lugar onde a cárie dói;
  • Evitar consumir alimentos ácidos ou cítricos;
  • Usar o fio dental em todas as escovações, eliminando a formação de placa;
  • Usar o enxaguante bucal e manter uma higiene bucal rigorosa.
  • Enxaguar a boca com água salgada morna, ajudando a matar as bactérias.

Tratamento da cárie

Além da prevenção e medidas para aliviar o desconforto quando a cárie dói, fazer um tratamento adequado é o que vai garantir a eliminação completa da doença, e ele pode ser feito de várias formas.

Em casos de cáries em estágios iniciais, uma limpeza cuidadosa do dente atingido e uma restauração podem ser suficientes para parar o avanço da cárie e preservar a saúde do seu dente.

Já em casos de cárie em estágio avançado, só um tratamento de canal pode resolver o problema, sendo a solução mais dolorosa e definitiva possível.

Assistência odontológica na dor da cárie

Por fim, depois de saber o que fazer quando a cárie dói, quando tratar e quais os sintomas dessa doença, é importante sempre manter uma visita constante ao seu dentista e buscar assistência odontológica especializada sempre que algum dos sintomas acima se apresentar e claro, em casos de dor extrema.

Somente um dentista pode identificar e eliminar de uma vez o problema. Por isso, nunca hesite em marcar uma consulta e evite qualquer tratamento caseiro sem a aprovação de um profissional.

F.A.Q – A cárie dói?

É normal cárie doer?

Sim. A cárie em estágios mais avançados pode causar dor aguda e intermitente.

Quanto tempo a cárie começa a doer?

A cárie começa a doer quando a corrosão do esmalte do dente já se completou e as bactérias atingiram o interior do dente.

O que fazer quando a cárie começa a doer?

O melhor a fazer é tomar um medicamente analgésico e procurar um dentista imediatamente.

Como saber se a cárie está grave?

A maneira mais efetiva de saber se uma cárie esta grave é consultar um dentista. Apesar disso, alguns sinais são bons indicadores, como o aparecimento de pequenos buracos no dente e a dor de dente aguda.

Foto de Cassiano Pires

O Autor

Cassiano Pires

Cirurgião-dentista, mestre e doutorando em Endodontia (FORP-USP). Especialista em Radiologia e Imaginologia (AORP). Especialista de Produtos da área de Imagem na Alliage.

Veja mais de "Cassiano Pires" >

Leia também: