Câncer na mandíbula: sintomas e tratamento

Câncer na mandíbula: sintomas e tratamento

21/10/2022 - Por: Arthur Mancini

Já ouviu falar em câncer na mandíbula? Entenda melhor sobre o que provoca os sintomas e como é feito o tratamento.

Continue sua leitura e entenda mais sobre essa doença. Saiba como pode ser descoberta logo no começo e assim ter um tratamento de sucesso.

Cancer na mandibula
Câncer na mandíbula. Foto por Freepik.

O que é o câncer na mandíbula?

No câncer na mandíbula, a doença costuma se localizar na boca, afetando a região do maxilar e mandíbula, e fazendo  com que o indivíduo tenha dores fortes em regiões como boca e pescoço, além de também ser capaz de provocar inchaços.

Definição de câncer de mandíbula

A doença se manifesta na região do osso na parte da mandíbula. O câncer na mandíbula pode ser diagnosticado ainda no começo, pois os seus sintomas são bastante claros.

Sintomas do câncer de mandíbula

No câncer na mandíbula, a pessoa começa a sentir desconforto na região sensibilizada, identificando a sensação de dor ao movimentar a boca em tarefas diárias, como falar ou mastigar, e tendendo a também ter sangramento ou dor de cabeça.

Diagnóstico do câncer de mandíbula

Uma vez apresentados os sintomas citados acima em um paciente, o profissional  de odontologia pode pedir exame clínico da mandíbula, e o paciente então faz a radiografia do maxilar e da mandíbula. Caso ainda hajam dúvidas sobre a lesão, a solicitação da ressonância magnética é feita para obter um entendimento mais profundo do tumor.

Se o caso de lesão for real, ocorre a biópsia para análise da sua morbidade. O câncer na mandíbula confirmado necessita então do exame de extensão onde há busca por outras células cancerígenas.

Tratamento do câncer de mandíbula

O tratamento dessa doença exige procedimentos que variam conforme o estágio do câncer na mandíbula. As práticas aplicadas para o tratamento poderão ser a retirada cirúrgica, medicamentos, quimioterapia ou radioterapia.

Alguns casos, por serem muito graves, também exigirão a utilização de mais de um desses métodos de tratamento.

Como fica a boca de quem tem câncer?

O Câncer na mandíbula pode ser identificado por meio de alguns sintomas e pela aparência geral da boca de um paciente. Sendo assim, É possível identificá-lo pelas seguintes formas:

  • Feridas na região labial ou bucal sem cicatrização;
  • Inchaço;
  • Dormência;
  • Aparições de sangramento;
  • Incômodos na garganta a longo prazo;
  •  Manchas ou caroço na região da mandíbula.

O que pode ser um caroço na mandíbula?

Os caroços na mandíbula podem significar que os linfonodos responsáveis por ajudar o sistema imunológico estão inchados, indicando um problema em evolução.  Os linfonodos fornecem a devida proteção ao organismo para combater doenças, se encontrando nas regiões do pescoço, queixo, mandíbula e cabeça.

Como saber se o câncer de boca está avançado?

Para identificar um câncer de boca em estágio avançado, alguns sinais a considerar são: dores para mastigar, falar ou engolir; inchaço no pescoço por fato da língua, mau hálito muito forte, amolecimento de dentes e até mesmo a perda de peso ou dor na cabeça.

Quais são os sintomas de câncer no dente?

Nos casos de cêncer no dente, é possível notar aparições de manchas brancas ou vermelhas na região da gengiva, feridas por motivos desconhecidos que não cicatrizam, incômodos na garganta e sangramento. Ao observar algum desses sintomas vá diretamente ao profissional, pois quanto mais cedo o tratamento for feito, menos chances  a doença  terá de se manifestar.

O que é câncer maligno e benigno?

Ambos possuem comportamentos diferentes, o tumor benigno terá em si um crescimento lento das células, facilitando a cura do indivíduo, pois devido a sua origem pode ser retirado na cirurgia.

Já em questões do tumor maligno, o poder de multiplicação é muito veloz, permitindo ao próprio fazer invasões em estruturas do corpo. Quando falamos em cura desse tipo de tumor, tudo dependerá do diagnóstico precoce ou dos tratamentos aplicados em cada paciente.

Foto de Arthur Mancini

O Autor

Arthur Mancini

Veja mais de "Arthur Mancini" >

Leia também: