Cálculo dental: entenda sobre essa condição odontológica

Cálculo dental: entenda sobre essa condição odontológica

24/10/2022 - Por: Ademar Junior

O cálculo dental é uma das condições odontológicas que mais atingem os brasileiros.

Todos os anos, milhares de pacientes procuram ajuda profissional para eliminar de vez esse problema que além de afetar o visual, também pode causar sérias consequências à saúde bucal. Saiba mais!

O que é cálculo dental?

calculo dental
imagem: pexels

Mais popularmente conhecido como tártaro, o cálculo dental é o acúmulo de placas bacterianas (biofilmes dentais) na boca que com o passar do tempo e sem a higienização própria e eficaz, acabam se calcificando. Geralmente, o biofilme da placa se calcifica e fica mais espesso.

Em outras palavras, o cálculo dental é um depósito de bactérias que se calcificam e acabam alterando a colocação dos dentes. Por elas ficarem sólidas, não é possível realizar a remoção em casa, apenas em consultório com auxílio de um profissional. Normalmente, os cálculos aparecem nos dentes inferiores, bem próximos da gengiva.

Como tirar cálculo dental?

É importante ressaltarmos que, depois do cálculo dental formado, ele só poderá ser removido por um dentista. Apenas em consultório o dentista pode examinar por completo a condição do paciente e prover o tratamento mais eficaz possível.

No segundo passo após a identificação do cálculo, o dentista responsável pode optar por seguir diferentes formas de tratamento, visto que não existe apenas uma maneira. Um dos tratamentos mais utilizados é a raspagem dental.

O que é raspagem dental

A raspagem dental é um procedimento utilizado na Periodontia que tem como objetivo remover os cálculos dentais (tártaros) da superfície dos dentes. Com a raspagem, o dentista também elimina as toxinas que danificam o periodonto.

Apenas em consultório esse procedimento pode acontecer. A remoção eficaz dos cálculos dentais exige instrumentos específicos, e tentar retirá-los sem ajuda profissional pode causar sérias consequências à saúde bucal do paciente.

Qual a diferença entre cálculo e tártaro?

Mesmo com seus nomes sendo diferentes, o cálculo dental e o tártaro referem-se à mesma condição odontológica. Esse problema pode atingir qualquer paciente, mas principalmente os que não possuem rotina de cuidados adequada em relação à saúde bucal.

É importante ressaltar que o amarelamento dos dentes, apesar de ser o sintoma mais comum, não significa exclusivamente a aparição de tártaro. É essencial que o paciente procure ajuda de um dentista para que, desse modo, o diagnóstico seja emitido.

Os cálculos dentais podem voltar depois de retirados?

Sim, mesmo após retirados os cálculos dentais podem voltar a se formar caso o paciente não possua uma rotina saudável de cuidados com a boca. Por isso, além dos cuidados básicos, é essencial realizar visitas frequentes ao centro odontológico.

Dentre os principais cuidados para evitar a aparição de cálculos dentais incluem:

  • utilizar de escova dental apropriada para sua dentição, assim como a pasta de dente;
  • passar fio dental após cada refeição para retirar restos de alimentos presos entre as cavidades;
  • ter uma alimentação equilibrada e lembre-se de sempre se hidratar;
  • escovar a língua da forma correta.

Visite regularmente seu dentista!

Foto de Ademar Junior

O Autor

Ademar Junior

Administrador. Mestrando em administração. MBA em gestão empresarial. Especialista de Produtos da área de Imagem na Alliage.

Veja mais de "Ademar Junior" >

Leia também: