Aparelho ortodôntico: o que é, qual seu objetivo e quais tipos existem 

Aparelho ortodôntico: o que é, qual seu objetivo e quais tipos existem 

22/11/2022 - Por: Arthur Mancini

O aparelho ortodôntico representa um grande avanço para a saúde bucal. Ele proporciona bem estar e devolve a autoestima de pacientes no mundo todo. Por isso, sua tecnologia e implementação vem mudando, tornando-se cada vez mais moderna e eficiente.

Nesse sentido, este artigo trará as principais informações a respeito do aparelho ortodôntico, desde a sua funcionalidade aos principais modelos. Assim, será possível conhecer melhor as potencialidades dessa ferramenta e entender sua importância dentro da odontologia.

Confira!

O que é o aparelho ortodôntico?

O aparelho ortodôntico é um tipo de dispositivo utilizado para remodelar o posicionamento dos dentes na boca. Assim, o mesmo promove a movimentação da arcada de forma gradual, corrigindo a má formação das estruturas bucais e faciais, propiciando o encaixe adequado da mordida.

Esse tipo de dispositivo é utilizado pelo especialista em ortodontia, que tem a função de avaliar a necessidade do paciente, mostrando a ele as melhores formas de atingir um resultado satisfatório.

Qual o objetivo do tratamento?

O principal objetivo do tratamento com aparelho ortodôntico é o realinhamento dos dentes, já que sua posição pode afetar a fala, a mastigação e a estética do paciente. Nesse sentido, realizar um tratamento adequado irá ajudar a reduzir a sobrecarga durante a mastigação e até mesmo aliviar problemas respiratórios.

Em suma, as principais funções ligadas a boca dependem do formato que a arcada dentária assume, fazendo com que o aparelho ortodôntico seja crucial para proporcionar uma vida normal para os pacientes

O aparelho ortodôntico pode ainda ser implementado em crianças quando necessitam de intervenção para o desenvolvimento correto dos ossos de forma a evitar problemas mais complexos.

Tipos de aparelho ortodôntico

Existem diferentes modalidades de aparelho ortodôntico, são elas: os fixos, os móveis estéticos e os alinhadores com material transparente. Desse modo, o aparelho ideal é aquele que atende as necessidades de cada paciente.

É importante salientar que os aparelhos evoluem e tornam-se cada vez mais discretos, eficientes e tecnológicos para que o paciente se sinta confortável mesmo ao utilizá-lo já na fase adulta.

Assim, ao avaliar as opções disponíveis, você poderá encontrar a solução ideal para o seu caso e avaliar as indicações que o ortodontista realizou.

Veja nos tópicos abaixo, as opções disponibilizadas pelo mercado e seus principais atributos:

Aparelho móvel

O aparelho móvel representa uma inovação interessante para os pacientes, pois faz com que os mesmos possam apenas encaixá-lo e retirá-lo quando desejarem. Isso ajuda na hora de realizar as refeições e a higienização no dia a dia.

Com mais de uma modalidade, o aparelho ortodôntico móvel pode ser utilizado em etapas diferentes do tratamento. Desse modo, seu valor também é variável.

Confira os principais tipos:

Expansor

O expansor é usado para aumentar o céu da boca (palato) quando esse tem pouco espaço. Assim, é indicado para o início do tratamento ortodôntico e proporciona maior espaço para a movimentação dos dentes.

Contenção

Na fase de contenção o paciente utiliza um aparelho ortodôntico móvel, parecido com o expansor, porém estático. Isso porque seu papel é evitar que a arcada dentária se movimente.

Quanto ao material esse tipo de aparelho pode ser feito de metal ou plástico, contudo, pode ser usado um alinhador transparente para essa etapa do tratamento.

Alinhador transparente

Muito utilizado por aqueles que prezam pela discrição no tratamento, os alinhadores transparentes, também conhecidos como aparelhos invisíveis, são confeccionados de um material duro e maleável.

Seu grande diferencial está no material transparente, feito sob medida e com encaixe perfeito. Além disso, os alinhadores transparentes não precisam de bráquetes, arcos, elásticos, borrachas e demais componentes presentes nos aparelhos mais tradicionais.

Nesse sentido, esse tipo de aparelho costuma ser mais confortável e causa menor atrito com os tecidos bucais.

Para realizar o tratamento adequado é utilizado um software que se baseia nas imagens coletadas da boca e face do paciente. Assim, o dentista poderá simular as movimentações e visualizar como será o resultado com o tratamento.

Devido a essa tecnologia avançada, o tratamento com os alinhadores transparentes representa maior efetividade, contudo exige um valor de investimento maior.

Aparelho ortodontico
Imagem de Günther Braun por Pixabay

Aparelho fixo

Os aparelhos fixos constituem os modelos mais tradicionais e são aqueles colados diretamente na arcada do paciente. Por isso, é formado por diversas partes, como o arco, fio, bandas, as borrachinhas, elásticos, entre outros recursos utilizados de acordo com a necessidade.

Diferente dos aparelhos móveis, o fixo é indicado para pessoas adultas, que necessitam da correção dos dentes e dos ossos principalmente quando o desalinhamento já está instalado.

Por outro lado, existem diferentes modelos para se escolher. Veja abaixo:

Metálico

O aparelho metálico é amplamente utilizado, devido a sua ótima ação e preço em conta. Assim, é definido por sua tonalidade prateada de acordo com o metal usado para a sua produção.

A grande vantagem do aparelho ortodôntico metálico é que o mesmo pode ser usado na grande maioria dos casos, desde os mais simples aos mais complexos.

Estético

O aparelho estético leva em consideração a descrição, valendo-se de materiais como a safira, porcelanato e policarbonato. Desse modo, os bráquetes são similares ao esmalte do dente ou completamente transparentes e proporcionam maior harmonia na boca.

Das opções apresentadas o aparelho estético feito em policarbonato é o mais barato, já que este é um tipo de plástico. Seguido dele temos a porcelana, que apresenta bom custo-benefício, dura muito e mantém sua tonalidade com o passar do tempo. Já para aqueles que querem apostar no tratamento mais caro, temos a safira em primeiro lugar.

Lingual

O aparelho lingual possui uma montagem diferente, na qual os braquetes metálicos são instalados na parte interna da boca, ficando em contato direto com a língua. Assim, também é utilizado para pessoas que prezam pela discrição durante o tratamento.

Autoligado

Uma versão moderna do aparelho metálico tradicional, o autoligado não precisa de borrachinhas, já que seus bráquetes se ligam ao arco ortodôntico por uma passagem que o próprio braquete apresenta, proporcionando a junção adequada dos dois elementos.

Por outro lado, esse tipo de aparelho ortodôntico costuma ter um valor mais alto que os aparelhos estéticos comuns.

O aparelho metálico caiu em desuso?

Com a evolução dos tratamentos ortodônticos e o surgimento dos alinhadores transparentes, muitos pacientes optam por esse tipo de aparelho. Contudo, é errado afirmar que o aparelho metálico caiu em desuso, já que este ainda é muito usado por grande parte da população.

Escaneamento dos dentes antes de colocar aparelho

Com a ascensão dos tratamentos dentários modernos, principalmente aqueles com alinhadores, os scanners ganharam destaque e são hoje em dia amplamente utilizados para um resultado efetivo. Isso porque os mesmos são capazes de fazer um mapeamento em 3D da boca e permitem que softwares de computador façam a simulação das etapas do tratamento.

Dessa forma, o especialista poderá ver o resultado e entender qual a melhor forma de ajudar o paciente, podendo ainda mostrar a ele como será a estimativa do resultado.

Aparelho que não depende do dentista!

Os aparelhos móveis não dependem de ajustes do dentista, assim o tratamento ocorre de forma contínua e muito mais cômoda para o paciente.

Entre as vantagens dos aparelhos móveis, podemos citar:

  • Facilidade para comer, dormir, escovar os dentes e outra atividades, já que o mesmo pode ser retirado;
  • Maior discrição, já que os materiais costumam ser transparentes;
  • Maior autoestima, já que o tratamento é muito eficaz, personalizado e apresenta resultados em pouco tempo.
Foto de Arthur Mancini

O Autor

Arthur Mancini

Veja mais de "Arthur Mancini" >

Leia também: