Alinhamento dos dentes: o que é e como funciona

Alinhamento dos dentes: o que é e como funciona

24/10/2022 - Por: Alliage

A desarmonia no sorriso devido ao mau posicionamento dos dentes e à má oclusão é um dos principais motivos que faz os pacientes procurarem por tratamento odontológico no mundo todo.

A principal queixa desses pacientes geralmente está relacionada a fatores estéticos, no entanto, o mau posicionamento dos dentes também pode causar diversos outros problemas na saúde bucal e geral.

Abaixo falaremos mais sobre como é feito o alinhamento dos dentes e as principais alternativas utilizadas pelos cirurgiões-dentistas.

O que é o alinhamento dos dentes?

O alinhamento dos dentes consiste em corrigir o mau posicionamento dentário e consequentemente a má oclusão através de tratamentos odontológicos.  Tem como objetivo melhorar a estética, proporcionar equilíbrio entre os ossos da face e os dentes e amenizar os problemas que o desalinhamento dentário pode causar.

 Como funciona o alinhamento dentário?

O tratamento mais indicado para o alinhamento dentário é o tratamento com aparelho ortodôntico e em alguns casos mais específicos, as correções podem ser feitas com tratamentos estéticos que citaremos mais adiante.

Os aparelhos ortodônticos provocam movimentações dentárias através de forças aplicadas por um período de tempo. Eles são ativados através de alterações feitas pelo cirurgião-dentista nas consultas de manutenção.

Existem diversos dispositivos diferentes que podem ser utilizados no tratamento ortodôntico e cada um possui sua indicação. Para isso, é importante consultar um cirurgião-dentista especialista em Ortodontia para avaliação.

Quando o alinhamento dentário é importante?

A importância da correção do desalinhamento dos dentes vai muito além da estética. Isso porque essa condição pode causar diversos outros problemas, tais como:

  • desgaste dentário;
  • dificuldade de higienização dos dentes;
  • problemas periodontais;
  • disfunções na articulação temporomandibular;
  • dores nos músculos mastigatórios;
  • fraturas dentárias;
  • restrições alimentares, entre outros.

É importante ressaltar que tanto em casos mais simples que envolvem pequenos desalinhamentos dentários com prejuízo somente estético, quanto em casos mais severos de má oclusão, é indicada a avaliação com um profissional especialista para diagnóstico e correção das condições que possam causar desordens no complexo maxilo-mandibular.

Existem tratamentos disponíveis para evitar a aparência de adolescente?

Para muitas pessoas, o uso do aparelho ortodôntico fixo convencional (metálico) pode ser incômodo, principalmente pelo fato de que ele pode causar um prejuízo estético e gerar uma “aparência de adolescente” em pacientes adultos.

Devido a esses fatores, a busca por outras alternativas mais tecnológicas e inovadoras para alinhamento dos dentes tem aumentado nos últimos anos.

Aparelho fixo transparente

O aparelho ortodôntico fixo transparente, também chamado de aparelho ortodôntico fixo estético, funciona da mesma forma que o aparelho metálico convencional, com a diferença de que os bráquetes utilizados são translúcidos, geralmente feitos de cerâmica, o que ameniza o prejuízo estético que o aparelho metálico pode causar.

Aparelho fixo lingual

O aparelho ortodôntico fixo lingual também utiliza bráquetes e fio ortodôntico, assim como o aparelho metálico convencional, com a diferença de que o aparelho lingual é instalado nas faces de dentro dos dentes, que ficam em contato com a língua, face palatina dos dentes superiores e face lingual dos dentes inferiores.

Dessa forma, o aparelho fixo lingual fica imperceptível e não afeta a estética do sorriso, no entanto ele pode causar distorções na fala durante as primeiras semanas até que se habitue ao aparelho.

Alinhadores transparentes

Os alinhadores transparentes são dispositivos ortodônticos semelhantes às moldeiras utilizadas no clareamento dentário caseiro, porém mais resistentes.

Eles são individualizados e confeccionados a partir dos modelos digitais obtidos após a realização do escaneamento intraoral.

Os alinhadores devem ser trocados em intervalos de em média 14 dias, conforme as arcadas dentárias vão se modificando, até se obter o resultado final.

Além de serem quase invisíveis, os alinhadores são removíveis, e portanto podem ser retirados na alimentação e na higienização bucal.

Facetas e lentes de contato dental

Alinhamento dos dentes
imagem: freepik

As facetas e lentes de contato dental são procedimentos que podem permitir pequenas correções no desalinhamento dos dentes.

Elas possuem a finalidade de melhorar a estética do sorriso possibilitando a alteração da cor, do tamanho e do formato dos dentes.

É importante ressaltar que nos casos de correção do desalinhamento dos dentes com facetas ou lentes de contato dental, pode ser necessário realizar o desgaste dos dentes naturais.

Qual o tempo de tratamento?

O tempo de tratamento com aparelho ortodôntico, seja ele móvel ou fixo, depende de vários fatores, como por exemplo: o grau de desalinhamento dos dentes e da mordida, a assiduidade do paciente às consultas, o tipo de tratamento proposto, entre outros.

As consultas periódicas durante o tratamento ortodôntico são importantes pois servem tanto para o profissional avaliar as condições de saúde bucal do paciente quanto para realizar as manutenções necessárias no aparelho ortodôntico a fim de ativá-lo para que ele possa estimular as movimentações dentárias necessárias no tratamento.

F.A.Q

Quanto custa um alinhamento dos dentes?

O valor do tratamento para alinhamento dos dentes dependerá de diversos fatores como: o tipo de tratamento proposto, o tipo de aparelho que será utilizado, o valor da instalação do aparelho, o valor das manutenções e de outros procedimentos que forem necessários.

O que é alinhamento do dente?

O alinhamento do dente é o processo de corrigir a posição de um ou mais dentes na arcada dentária a fim de melhorar a estética e amenizar os problemas que a má oclusão pode causar. O alinhamento pode ser feito com tratamento ortodôntico, com o uso de aparelho móvel ou fixo, ou com procedimentos estéticos, dependendo do caso.

 Quanto tempo demora para alinhar os dentes?

O tempo necessário para realizar o alinhamento dos dentes com aparelho ortodôntico depende de cada caso. Em algumas situações, alguns meses de tratamento são suficientes; já em outras, são necessários anos para corrigir a posição dos dentes e das arcadas dentárias. Embora não exista uma determinação do tempo mínimo e máximo do uso do aparelho ortodôntico, estima-se que a média de duração dos tratamentos seja de 12 a 24 meses.

Como é o alinhamento correto dos dentes?

O alinhamento correto dos dentes é quando o cirurgião-dentista consegue, através de técnicas odontológicas, deixar os dentes na posição correta nas arcadas dentárias de forma que a estética e a função estejam satisfatórias, e que haja equilíbrio entre os ossos da face e os dentes.

Foto de Alliage

O Autor

Alliage

Alliage é uma empresa detentora de várias marcas no setor da Saúde, que conta com um know-how de mais de 75 anos de experiência.

Veja mais de "Alliage" >

Leia também: