Quais os alicates mais usados na ortodontia e para que serve cada um deles?

Quais os alicates mais usados na ortodontia e para que serve cada um deles?

16/09/2022 - Por: Samara Sampaio

Alicates são os maiores aliados dos profissionais especializados em Ortodontia. São eles que auxiliam na colocação, manutenção e remoção dos aparelhos intraorais fixos e cada um desses instrumentos performa de uma maneira única, sendo muitas vezes necessária a aquisição de diversos exemplares para a prática clínica. Abaixo você vai encontrar os mais utilizados e sua função:

alicates
imagem: pexels cottonbro

Tipos de alicates

  • Alicate ortodôntico corte de amarrilho: Este alicate é indicado para o corte das ligaduras e amarrilhos metálicos que fixam os arcos aos bráquetes. Pode ser reto ou angulado, para melhor posicionamento.
  • Alicate ortodôntico corte distal: Este é o alicate que ajuda o ortodontista a realizar cortes na região mais distal do arco dental na cavidade oral. Corta e prende o fio metálico removido, de forma que ele não se perca na boca.
  • Alicate ortodôntico fio grosso: Também indicado para um corte mais distalizado na cavidade oral, porém apresenta um reforço na parte de corte ativa de suas pontas para que o corte seja feito com mais segurança de destreza.
  • Alicate Weingart: Este alicate tem indicação de apreensão e inserção de itens, por ter pontas mais longas e afiladas que apresentam serrilhados em sua parte interna
  • Alicate ortodôntico angle: Este alicate apresenta duas pontas ativas diferentes uma da outra e é indicado para a realização de dobras em ângulos retos, quando a sua ponta de formato mais piramidal está sendo utilizada, e de formatos mais arredondados, quando é a vez da sua ponta cônica ser utilizada.
  • Alicate para torque: Este alicate se subdivide em macho e fêmea que, quando unidos por suas pontas ativas, fixam o fio ortodôntico e permitem que este fio rotacione em seu próprio eixo, sem que o restante do fio seja distorcido.
  • Alicate ortodôntico removedor de bráquete: Como o próprio nome já diz, essa é a ferramenta que auxilia o ortodontista na retirada das pecinhas metálicas que seguram os fios do aparelho ao dente.

Há ainda outros tipos de alicates, instrumentos com maiores ou menores empunhaduras, instrumentos específicos para cortes de fios mais calibrosos, etc. Mas sem sombra de dúvidas, estes são os alicates mais utilizados pelos ortodontistas hoje e são essenciais para o desempenho da boa ortodontia convencional.

Foto de Samara Sampaio

O Autor

Samara Sampaio

Cirurgiã-dentista e mestre em ciências odontológicas (UNIFAL-MG). Especialista de Produtos da área de peças de mão e periféricos na Alliage.

Veja mais de "Samara Sampaio" >

Leia também: